Islão, religião tolerante?! (Vários)

(Deverá “clicar” nas referências bíblicas, para ter acesso aos textos)

 

 

I – PARTE

 

Recebi esta mensagem que circula pela internet.

Foi-me enviada por um crente respeitável que por sua vez a recebeu de outro que também recebeu… etc etc.

Ninguém sabe a sua origem nem pode assumir a responsabilidade pela sua veracidade.

Inicialmente, enviei a minha opinião, só ao irmão que me contactou e a mais alguns conhecidos.

Mas, verificando que esta mensagem continua a espalhar-se por todo o mundo, embora a “Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas” seja uma página de teologia e isto é nitidamente a “guerra” da informação, ou contra-informação que nada tem a ver com teologia, resolvi pegar no assunto a fim de alertar os crentes para a necessidade de confirmar as notícias vindas de fontes não idóneas ou desconhecidas.

Convido a ver, em primeiro lugar as imagens, e ler as legendas, antes dos comentários que farei a seguir, acompanhados de outras opiniões que recebi.

Camilo – Marinha Grande, Portugal

Fevereiro de 2010

 

 

===================================================

 

 

 Chamam a isto Religião tolerante?

 

Estas fotos foram tiradas durante a manifestação d' A religião da paz recentemente celebrada pela comunidade muçulmana, em Londres. Não se publicou na imprensa nem na tv para não ofender ninguém...  

 

rt1

 

MATAI  AQUELES QUE INSULTAM O ISLÃO;

EUROPA PAGARÁS:  A TUA DEMOLIÇÃO ESTÁ EM MARCHA.;

A TUA EXTERMINAÇÃO ESTÁ A CAMINHO,.....

 

rt2

 

DECAPITAI OS QUE INSULTAM O ISLÃO    

 

                                                             rt3

 

EUROPA É O CÂNCRO ISLÃO É A RESPOSTA

EXTERMINAI OS QUE VÃO CONTRA O ISLÃO

 

rt4

 

O ISLÃO DOMINARÁ O MUNDO

 

rt5

 

QUE A LIBERDADE VÁ PARA O INFERNO

 

rt6

 

EUROPA. TIRA ALGUMAS LIÇÕES DO 11 DE SETEMBRO

 

rt7

 

EUROPA PAGARÁS. O TEU 11 DE SETEMBRO ESTÁ A CAMINHO

 

rt8

                                                                                        

  PREPARA-TE PARA O VERDADEIRO HOLOCAUSTO

                                                                              

rt9

                                                                              

ALGUÉM PODE PENSAR QUE TEMOS ALGO CONTRA ESTA GENTE TÃO PACÍFICA? 

SERÁ QUE EU PODIA MANIFESTAR-ME NO PAÍS DELES DESTA FORMA?

 

MANDA ISTO A TODA A GENTE, MESMO PARA OS MUÇULMANOS, PARA VER O QUE DIZEM DISTO!

 

===============================

         

Camilo S. Coelho

Prezado irmão

Recebi a mensagem, com as fotos dessas manifestações de islâmicos em Londres, que me enviou, certamente para lhe dar a minha opinião, como tem sido hábito.

Julgo que na cidade de Londres haja muitos milhares de islâmicos e entre tantos, certamente que haverá de tudo. Nessas fotos não dá para ver quantos são, mas se fossem muitos, certamente que o fotógrafo teria mostrado.

Admiro-me da afirmação de que “Não se publicou na imprensa nem na tv para não ofender ninguém...”. Informação que longe de esclarecer, me suscita ainda mais dúvidas:

Será que a imprensa britânica, e outras que têm os seus repórteres em Londres, dum dia para o outro, tivessem ficado assim tão disciplinadas para acatarem essa proibição de divulgar a manifestação? E quem teve a iniciativa e autoridade para encobrir essa manifestação e proibir a sua divulgação num país da Comunidade Europeia? A coberto de que Lei foi decretada essa proibição? Não foi isso um grave atentado à tradicional liberdade da imprensa britânica? Já não podemos contar com a tradicional liberdade de informação britânica que há bem pouco tempo, nem a Rainha da Inglaterra conseguia controlar? Essa proibição também é válida noutros países? Dizem que essa manifestação aconteceu em Londres, mas quando e onde? Em que ponto da cidade de Londres?

Não será essa afirmação, muito pouco credível, de que alguma autoridade proibiu a divulgação desta notícia, para não ofender ninguém, uma ingénua forma de encobrir uma mensagem anónima?

Não posso deixar de relacionar estas informações com outras no mesmo género, que há alguns anos recebi destas organizações “missionárias” americanas, nomeadamente a Jocum, em relação ao hinduísmo, pois utilizam métodos de “evangelismo” muito semelhantes como:

Índia urgente (CC)

Sacrifícios humanos na Índia dos nossos dias? (CC)

Discriminação religiosa na Índia (CC)

Desta vez, dizem que esta manifestação se realizou em Londres, mas a notícia poderia ter sido forjada em qualquer parte do mundo. Estes são os métodos de “evangelismo” de muitas “multinacionais de evangelismo” americanas e “brasileiras” ao seu serviço, com ataques e calúnias a outros povos e outras religiões, nomeadamente em África e no Oriente.

Em todas as religiões há os fanáticos extremistas (até em religiões tão pacíficas como o hinduísmo ou o budismo) e esses são tão perigosos no Islão como entre os extremistas evangélicos.

Costuma-se dizer que “cão que ladra, não morde.” Não sei se será verdade…. O melhor é não experimentar.

 

Mas, admitindo a veracidade desta notícia, será essa minoria uma boa amostragem da comunidade islâmica em Londres?

Será que Hitler, que matou tantos judeus e se identificava como católico, é um significativo exemplo do povo católico?

E os americanos, o único povo que já utilizou armas de destruição em massa em Hiroshima e Nagasaki? Será que os militares que bombardearam essas cidades e os políticos e generais que tomaram a decisão, são uma amostragem significativa do povo evangélico?

Nos nossos dias, é possível transmitir qualquer ideia, até com imagens verídicas. Tudo depende do que se focar e fizer o zoom, tendo o cuidado de seleccionar o que se pretende, sem divulgar o contexto.

Não vou divulgar essas fotos por todos os islâmicos que conheço, como pedem no fim dessa mensagem. Mas talvez as envie a um ou dois com quem tenho mais confiança e eles farão o que bem entenderem. Porque também não penso que fará sentido enviar fotos dos campos de extermínio aos católicos porque Hitler era católico, nem enviar fotos das cidades japonesas arrasadas na última grande guerra aos evangélicos. 

 

Eu também não simpatizo com o fundamentalismo islâmico como vi no norte de África, em Marrocos e no Kowait. Mas nasci em Moçambique e desde criança estou habituado a contactar com islâmicos, ismaelitas, hindus etc.

Nunca vi mulheres com a cara tapada em Moçambique a não ser as duas mulheres que vi, quando lá voltei no ano 2004. Mas disseram-me que deviam ser turistas islâmicas…. Realmente, foi na avenida das embaixadas que as vi. Isso até podia acontecer em Lisboa. Mas julgo que não haja islâmicas portuguesas com a cara tapada.

 

O importante, em todas as religiões, é estudar a suas teologias e o apelo que fazem aos seus seguidores. É por isso que, na minha página, só publico mensagens ou comentários sobre as várias religiões em que as afirmações estejam devidamente comprovadas, mencionando o capítulo e versículo do respectivo livro religioso. Devido a esse pormenor, já tenho recebido mensagens pouco delicadas dos que estão habituados a acusar outras religiões (neste caso o Islão) sem serem contrariados e nunca leram o Alcorão. Mas não tenho dúvidas de que no mundo islâmico também haja muitos que acusam o cristianismo pelo comportamento de alguns cristãos e nunca leram os evangelhos.

O mais importante em teologia, será estudar as doutrinas fundamentais das várias religiões sem nos prendermos com o comportamento dos crentes, que é certamente muito importante, mas faz parte de outras ciências como a sociologia e não propriamente da teologia que é o objectivo principal da minha página.

 

Penso, que este “evangelismo”, tipo propaganda da igreja, que começa por apresentar, falsas ou mesmo verídicas afirmações, para denegrir outras culturas e outras religiões, já só funciona com os mais ingénuos, pois os órgãos de informação, nomeadamente e internet praticamente acabaram com as distâncias.

Evangelização não é propaganda de determinada da igreja, pois não há igrejas boas nem boas religiões. Todas têm as suas falhas e cometeram os seus crimes. Segundo Romanos 3:23 todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus. Todos se tornaram inúteis enquanto não se arrependerem e se humilharem perante o Deus supremo que não é evangélico, nem católico, nem islâmico, nem protestante, hindu, budista etc.

O Deus que Cristo nos ensina a tratar por Pai, está muito acima de todos os nossos problemas.

Com um abraço fraternal do

Camilo – Marinha Grande, Portugal

Fevereiro de 2010.

 

 

                    Veja mais alguns comentários a esta notícia em  II PARTE

                    Poderá inclusive enviar a sua opinião para eventual publicação, desde que esteja devidamente identificado com o nome, morada, idade, grupo religioso a que pertença e cargo que desempenha, e a sua mensagem esteja linguagem correcta.

                     

 

Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas