Orissa, novos incidentes?! (CC)

(Deverá “clicar” nas referências bíblicas, para ter acesso aos textos)

 

 

Em 2009/06/05, recebo a seguinte mensagem da página Uniãonet, do nosso irmão Yrorrito:

 

ÍNDIA

Vamos nos unir em oração! Ore e divulgue. Pedido de oração: Um recado e um pedido da missionária Fabiana que está na Índia: Por favor, ore pela igreja na Índia. Budistas extremistas queimaram 20 igrejas ontem à noite e estão planejando destruir 200 igrejas na região de Orissa hoje à noite e também matar 200 pastores nas próximas 24 horas. Os cristãos estão escondidos no mato, por favor ore e passe esta mensagem para todos que você conhece imediatamente. Muito obrigada e que Deus lhe abençoe!!! Eliete Santos Administração - OM Brasil Renata. (Via _ D.BOtelho)

 

Logo de início, tive sérias dúvidas sobre a veracidade desta notícia, não só porque há leitores da minha página na Índia que nada me disseram, mas também pelo facto desta notícia, do que se passa na Índia, vir através duma organização evangélica brasileira.

Depois das notícias a que me refiro nos meus artigos:

Discriminação religiosa na Índia (CC)

Sacrifícios Humanos na Índia dos nossos dias? (CC)

Índia urgente (CC)

Todos eles, artigos baseados em falsas notícias que organizações evangélicas enviaram para a página da internet Uniãonet, que não tem possibilidade de verificar a sua veracidade, não posso deixar de duvidar de qualquer notícia enviada pelos evangélicos brasileiros geralmente, notícias sobre a Índia “made in USA”.

Assim contactei com os crentes meus conhecidos na Índia, pois de facto, no ano passado houve graves distúrbios e muitos cristãos foram mortos pelo fanatismo religioso de certos hindus fundamentalistas no estado indiano de Orissa.

Mas esta notícia refere-se à destruição de 20 igrejas nos últimos dias e a iminência de novos distúrbios ainda mais graves, mas desta vez organizados pelos budistas! Certamente que os jornais indianos, nomeadamente os de Mumbai, não deixariam passar em branco estes acontecimentos sem a respectiva cobertura jornalística, caso sejam verdadeiras, e já serão certamente do conhecimento dos meus amigos na Índia. 

Eles já me responderam e posso resumir as informações no seguinte:

 

1) Essas mensagens também chegaram à Índia, mas vindas do exterior, da Índia. Um amigo com quem contactei recebeu três dessas mensagens e ele contactou com outra pessoa de confiança que está mesmo no estado de Orissa para ter a certeza da situação, mas foi informado de que os últimos casos de violência dignos de registo são do ano passado. É falsa portanto a notícia de terem incendiado vinte igrejas nos últimos dias.

Houve na verdade alguns boatos de que os fundamentalistas hindus se preparavam para um novo ataque no estado indiano de Orissa. Falavam de fundamentalistas, mas hindus. Os budistas nada têm a ver com isso. Mas nada aconteceu, foram só boatos, e não sabem qual a sua origem. Mas como vieram do exterior da Índia, é bem possível que se trate de boatos divulgados pelos evangélicos americanos, como já tem acontecido das outras vezes, ou por certas igrejas evangélicas “brasileiras” dirigidas pelos evangélicos fundamentalistas americanos. Não sabemos quem é essa missionária Fabiana que está na Índia, nem em que ponto da Índia se encontra, nem se de facto existe.

 

2) Os cristãos que tiveram de fugir para as florestas, já voltaram, mas muitos deles encontraram as suas casas arrasadas ou ocupadas e tiveram de se refugiar em tendas, continuando nessa situação. 

 

3) Segundo me informaram, a situação política na Índia mudou, desde que lá estive em Março. Já houve novas eleições e actualmente o partido no Governo já não é o partido hindu, que foi substituído pelo Partido do Congresso que é um partido secular que corresponde mais ou menos ao Partido Socialista no Ocidente. Penso que foi a melhor opção do povo indiano, incluindo os votos da grande maioria hindu, que é pacífica e nada tem a ver com certos fundamentalistas extremistas, tão perigosos como os fundamentalistas evangélicos, pois sempre que a religião se mete na política é um desastre. Afinal, não foi só na Índia que o povo rejeitou um governo identificado com uma religião. Também na América o povo americano rejeitou o Bush que era metodista fundamentalista. A sua Igreja demarcou-se da sua decisão de atacar o Iraque, mas não sabemos se teve a coragem de o excluir de membro.

 

4) O actual porta-voz do Partido do Congresso, no Parlamento Indiano, um cargo da maior responsabilidade, é uma mulher de origem pária, ou dálite como dizem em inglês. A Senhora Meira Kumar é a primeira porta-voz do Lok Sabha (Parlamento), filha do falecido Jagivan Ram, antigo Ministro da Defesa da Índia.

 

5) Segundo noticia o “Times of India” de hoje (7 de Junho de 2009, na página 13), já prenderam o assassino desse sadú que está na origem dos massacres de Orissa do ano passado e dizem que é maoísta.

A polícia de Kandhmal registou 437 acusações dum total de 827 distúrbios ocorridos em Kandhamal (Orissa) e prendeu 13 pessoas, incluindo o maoísta Uday, acusado do assassinato do dirigente do VHP (Congresso Mundial Hindu).

 

6) Ninguém sabe ao certo, qual a finalidade destes boatos sobre a Índia, vindos do exterior da Índia. Mas também vêm do exterior da Índia os “missionários” brasileiros que aqui vivem “fazendo missões”, e enviando essas falsas notícias para impressionar os “mantenedores” e lhes mostrar o seu heroísmo em morar na Índia, aumentando assim o seu apoio económico.

 

Penso que estas opiniões, que recebi de alguns crentes indianos, (alguns deles já conhecem o Brasil) estejam mais próximas da verdade e estão mais de acordo com o que tem acontecido. Uma forma de explorar a boa vontade dos crentes evangélicos brasileiros, para daqui a uns dias pedirem ajuda económica para as vítimas da perseguição religiosa.

Mas se não houver vítimas…. Será que alguém duvida a que bolsos irão parar as dádivas do povo evangélico, muitas vezes entregues com grande amor, dedicação e sacrifício?

Quando o Senhor voltar, o que fará a estes mercenários do Evangelho?

É bom que os irmãos do Brasil estejam atentos a estas falcatruas. Por favor, divulgue com urgência esta mensagem pelas igrejas e todos os crentes que conhece.

Camilo – Marinha Grande, Portugal

Junho de 2009.

 

 

 

ADITAMENTO

 

Tem também interesse a leitura deste artigo, publicado pela Agência de Notícias “SAR News” de Nova Deli.

Penso que são muito mais credíveis as notícias recebidas dum país democrático como a União Indiana, onde há liberdade de expressão, do que as notícias sobre a Índia “made in USA” que grande parte dos evangélicos brasileiros aceita sem questionar.

 

Four Christians Ministers In Manmohan Singh Govt.

By SAR News

NEW DELHI (SAR NEWS) -- The newly formed government of India has an increased representation of the Christian community this time. With four Catholics in the Union council of ministers headed by Prime Minister Manmohan Singh, the miniscule Christian population in the country is only too happy

A.K. Antony is the defence minister while K.V. Thomas, Agatha Sangma and Vincent Pala are ministers of state. All four of them are Catholics, but Antony, former Kerala chief minister and a Rajya Sabha MP, is a self-professed atheist. He declined to take oath of office in the name of God during the swearing-in ceremony last week.

The previous government of the Congress-led United Progressive Alliance had three Christian ministers – Antony, Oscar Fernandez and P.R. Kyndia.

Spokesman for the Catholic Bishops’ Conference of India, Divine Word, Father Babu Joseph, told reporters last week that the fact there were four Christians in the Union Cabinet “shows the cultural and religious diversity of India, which has been the hallmark of our history and tradition”.

This was also a move towards an inclusive approach in the Indian polity, he added.

Catholic Christians make up 1.8 percent of the country’s population, while the total Christian population is 2.5 percent.

While Antony and Thomas are from Kerala, Agatha Sangma and Vincent Pala belong to the northeastern state of Meghalaya.

Nationalist Congress Party leader P.A. Sangma’s daughter Agatha, 28, is the youngest minister in the council of ministers. She represents the Tura constituency in Meghalaya.

Congress leader Vincent Pala, 41, is a first-time MP. He represents Shillong constituency.

K.V. Thomas, 63, is a former Kerala minister.

Thomas won the Lok Sabha elections from Ernakulam constituency.

 

TRADUÇÃO

 

Quatro Ministros Cristãos no governo de Manmohan Singh.

Pela Agência de notícias “SAR News”

 

Nova Deli (Noticias SAR) -- O recém-formado Governo da União Indiana tem desta vez, uma maior representação da Comunidade Cristã. 

Com quatro católicos no Conselho de Ministros na União, liderada pelo Primeiro Ministro Manmohan Singh, a minúscula população cristã no pais, está muito contente.

A K. Antony  é o Ministro de defesa, e o K. V. Thomas, Agatha Sangma e Vincent Pala são Ministros de Estado. Todos os quatro são católicos, mas Antony, o antigo Ministro Chefe de Kerala e  Rajya Sabha (um membro do Parlamento ou “casa baixa”) é um auto-denominado ateu. Ele recusou-se jurar em nome de Deus durante a cerimónia de juramento na semana passada.

O governo anterior do Congresso (UPA) liderado pela Aliança Progressista Unida tinha três ministros cristãos - Antony, Óscar Fernandez  e P. R. Kyndia.

O porta-voz da Conferência dos Bispos Católicos da Índia, Palavra Divina, padre Babu Joseph, afirmou aos jornalistas na semana passada que o facto de ter quatro cristãos no Gabinete da União “Mostra a diversidade cultural e religiosa da Índia, que é uma marca da nossa história e tradição.”

Este foi um passo a frente, inclusive de aproximação na politica indiana acrescentou.

Os cristão católicos representam cerca de 1.8 % da população do país, sendo o total dos cristãos de 2.5%.

Enquanto Antony e Thomas são de Kerala, Agatha Sangma e Vicente Pala pertencem ao estado nordestino de Meghalaya.

A filha do líder do Partido do Congresso Nacionalista P. A. Sangma – Agatha, 28, é a Ministra mais jovem no Conselho dos Ministros. Ela representa a consciência de Tura em Meghalaya.

O líder do Congresso Vincebt Pala, 41, é pela primeira vez MP. Ele representa a consciência de Shillong. 

K. V. Thomas, 63, é o anterior Ministro de Kerala. 

O Thomas ganhou as Eleições de Lok Sabha da constituição de Ernaculam.

 

Camilo – Marinha Grande, Portugal

Junho de 2009.

 

 

2º ADITAMENTO

 

Tenho verificado que entre os evangélicos há por vezes um grande desconhecimento da realidade indiana, e o que é mais grave, a maior parte das notícias chegam às igrejas através das agências de informação evangélicas norte-americanas, e são aceites sem serem confirmadas.

Mas não vejo motivos para esta situação, que é o resultado de hábitos adquiridos que já estão mais do que ultrapassados nos nossos dias.

Na Índia a língua oficial é o hindi, mas também o inglês é utilizado como segunda língua oficial, nomeadamente nos contactos com o exterior, e também há muitos jornais em inglês que têm páginas na internet.

Assim, todos que souberem o inglês e tenham possibilidade de perder algum tempo, podem ter cesso às informações do próprio dia, directamente dos jornais indianos, sem mais intermediários. São jornais de grande tiragem, que têm os seus eficientes repórteres espalhados por toda a Índia, entre os 1100 milhões de habitantes. Podemos ler e comparar o que dizem as várias fontes de informação.

Bem sei que agora irão dum extremo ao outro, duma situação de falta de informação para o excesso de informação. Mas algumas dessas páginas têm um aparelho de busca que eu utilizo, pois o meu inglês é fraco e assim vou directo ao que me interessa, por exemplo “Orissa” ou “Goa” etc.

Espero que esta informação tenha alguma utilidade e se a espalharem pelos vossos conhecidos, penso que também será muito útil para não continuarem à mercê de fontes de informação pouco credíveis.

A Índia é uma democracia, há liberdade de pensamento e de expressão, e as informações estão na internet. Se não aproveitarmos esta abundante fonte de informação, os atrasados seremos nós.

Camilo – Marinha Grande, Portugal

Junho de 2009.

 

News agency sharing Indian news as well as international, business, and sports. Contains subscription information.

www.ptinews.com/  

 

•The Press Trust Of India Limited - India’s largest news agency provides subscription services and offers national news, international, business and sports news in India and abroad. (Esta é mais autêntica porque cobre todo o país)

www.portalsindia.com/news_media/india-news-agency.html 

 

NEWSPAPERS.co.in opens the door to 291 Indian online newspapers!

www.newspapers.co.in  (Aqui podem ter acesso gratuito a 291 jornais indianos que estão na internet)

 

 

Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas