Papa Bento XVI e o Islão (CC)

(Deverá “clicar” nas referência bíblicas, para ter acesso aos textos)

 

 

Nos últimos dias, toda a imprensa mundial tem comentado o discurso do Papa Bento XVI do dia 12 de Setembro de 2006, na Universidade de Regensburg na Alemanha.

Tendo lido muitas opiniões e comentários sobre o discurso que ofendeu o mundo islâmico, procurei entender os artigos apresentadas nos órgãos de informação, mas faltava-me o principal. Afinal, de que se tratava? Quem já leu o discurso de Bento XVI? Onde o podemos encontrar? Parece que o mais correcto seria publicarem primeiro o texto integral desse artigo e só depois os comentários, para que cada um tirasse as suas próprias conclusões, em vez de nos “ensinarem” o que devemos pensar apresentando somente algumas frases, sem possibilidade de estudar o seu contexto. Comuniquei com amigos no Brasil e todos conheciam os argumentos em defesa do Papa, mas ninguém tinha lido o seu discurso, facto que considero estranho numa sociedade que se considera livre e esclarecida.

No dia 18 encontrei a http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2006/september/index_po.htm, página do Vaticano na internet que nessa data apresentava o discurso do Papa em alemão, com tradução em italiano e inglês. Mas essa página dizia no fim que tem “Copyright 2006 - Libreria Editrice Vaticana”, o que de certa forma dificulta a divulgação do discurso do Papa. Parece que há uma certa dificuldade burocrática que impede a divulgação do discurso na nossa página da internet. Mas havia também a informação de que o Papa Bento XVI vai rever o seu discurso para o publicar com esclarecimentos, pelo que esse discurso deveria ser considerado provisório. Parece-nos muito estranho que Bento XVI tenha apresentado na Universidade de Regensburg um discurso provisório, que muitos comentam e quase ninguém leu.

Finalmente no dia 20, encontramos o Portal SCJ Brasil - www.casadehon.org, e na secção de notícias da Casa Dehon http://www.casadehon.org/portal/noticias.htm o texto completo, em português, do discurso do Papa que tanta polémica tem levantado. Após contactar com essa organização, fui amavelmente autorizado a proceder à sua transcrição, pelo que convido a ler, em primeiro lugar o discurso do Papa Bento XVI no dia 2006/09/12 na Alemanha, para só depois ler os comentários que apresentamos sobre o mesmo.

 

Colocamos a nossa página, a “Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas” à disposição de quem nos queira enviar a sua opinião pessoal para eventual publicação (com a respectiva identificação), desde que o assunto seja abordado num contexto secular, com argumentos que o homem secularizado dos nossos dias possa entender. Refiro-me a opiniões pessoais que sejam fruto do nosso mundo lusófono, pois é esse o objectivo desta página, que só em casos especiais publica traduções.

Os altos pensamentos teológicos... por favor, nesta altura, deixem-nos ficar para o interior das escolas de teologia. Se não for assim, se os islâmicos apresentarem as suas razões em face do Alcorão e os católicos decidirem seguir, na Bíblia, o exemplo de Moisés ou o exemplo de Josué nas guerras de ocupação, será fácil prever os desastrosos resultados.

É imprescindível que o assunto seja abordado num contexto secular, em linguagem perceptível a todos, pois só assim será possível ultrapassar as barreiras teológicas e culturais.

Convidamos não só católicos, como protestantes e principalmente islâmicos e ismaelitas que queiram enviar a sua colaboração a esta página, e claro que a colaboração dum ateu ou agnóstico ou de outras religiões, será igualmente bem vinda.

Numa época em que se nota um crescente afastamento e até agressividade entre as várias religiões e culturas, queremos dar a nossa modesta contribuição para uma maior compreensão entre todos.

Camilo

Marinha Grande, Setembro de 2006

 

 

Leia também:

Fé, Razão e a Universidade: Memórias e Reflexões – Papa Dento XVI (Transcrição da www.casadehon.org)

Deve o Papa pedir perdão? – Pelo Pastor Manuel Pedro Cardoso

Mau exemplo do Papa – Transcrição da página http://www.leonardoboff.com/ de Frei Leonardo Boff

Islâmico português escreve fraternalmente ao Papa – Texto da Al Furqan de M. Yiossuf Adamgy

Qual a ofensa do Papa Bento XVI ao Islão? – Por Camilo Coelho

Discurso de Ratisbona – Pelo Prof. Juan José Tamayo (Original em espanhol, publicado no El País)

 

 

Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas