Raíssa Pinto Cardoso Marques (RM)

 

Raíssa

 

 

 

 

Raíssa Pinto Cardoso Marques (RM) - raissass@cbtu.gov.br ou raissapinto@bol.com.br

Nasci em 06/06/1979, na cidade de Garanhuns, PE, Brasil. Morei em Garanhuns, Recife e Maceió.

Hoje moro em Natal, capital do Rio Grande do Norte há 17 anos.

Meus pais são ambos professores, meu pai está agora se aposentando da docência universitária, onde o mesmo ensinou na universidade federal como professor de história.

Tenho 2 irmãos mais velhos, tive maus momentos na infância, minha família sendo católica, não vivia o evangelho cristão.

Depois dos 10 anos tive duas saídas de casa para morar com parentes. Aos 15 anos comecei minha caminhada cristã. Meus pais se converteram ao evangelho, e nossa família passou a ser bem diferente, como ocorre quando se vive a Palavra.

Comecei a frequentar a Igreja evangélica Congregacional, meus pais eram da Igreja Betesda. Aos 16 anos decidi deixar as coisas do mundo.

Fui líder da mocidade, professora das crianças, secretária da igreja, líder do departamento infantil, cantava no coral, no louvor, participei de projetos missionários no sertão, assisti aos pobres na favela, tive uma experiência num movimento não-evangélico, mas católico, o movimento dos focolares em São Paulo - sede em Loppiano.

Passei 10 meses na Alemanha, mais tarde dei palestras na Igreja, me formei em serviço social na universidade federal e passei no concurso público para a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), onde ainda trabalho. Conheci meu esposo na universidade em 2000, nos casamos em 2004 e nosso filho nasceu em 2006, Gabriel hoje tem 4 anos.

Nunca fiz curso de teologia, mas desejo um dia fazê-lo, e minha formação teológica não é produto do pensamento de uma igreja, mas das experiências que tive, do que estudei e aprendi, por isso tenho uma busca maior pela reflexão, pelo estudo evitando os dogmas, o que não é fácil. Fui abençoada com o primeiro pastor que tive, professor de teologia que tirou muitas dúvidas que tinha no começo da caminhada e abriu minha mente para investigar e estudar a Bíblia, e não apenas aceitar e escolher entre idéias prontas. Hoje sou membro da Igreja Presbiteriana do Brasil, não concordo com a maior parte de suas doutrinas, mas procuro não deixar que elas me afastem das pessoas que amo, que é a igreja que lá está. Hoje, ainda tenho muitas dúvidas, mas dúvidas que são produto de minha curiosidade, prazer em investigar e aprender.

Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Dezembro de 2010