Predestinação 1 (NG)

(Deverá “clicar” nas referências bíblicas, para ter acesso aos textos)

 

 

Em resposta a um irmão que lhe fez a seguinte pergunta:

Qual a sua opinião sobre predestinação e sobre o livre arbítrio do homem?

 

Não tenho conhecimentos das teses que giram a séculos sobre estes assuntos, mas, como alguém que lida com “julgamentos”, aprendi em relação a vida cristã que não tenho o direito de julgar ninguém de forma finalista, fatalista, isto é, não tenho o direito de dizer se determinada pessoa vai para o inferno (condenação eterna e final), seja ela um reles e reiterado pecador, um criminoso, um estuprador (para ser mais contundente). Assim simplifico minhas atitudes: - toda e qualquer pessoa pode ser salva e assim é minha obrigação mostrar o caminho da salvação em Jesus.

Se devo julgar as pessoas, devo somente o comportamento, não se é salva ou não salva.

Quanto ao livre arbítrio, bom nem sei se existe isto (livre arbítrio) da forma como muitos pensam. Acredito que temos somente duas opções:

- Ou estamos com Jesus ou não.

Podemos exercer nosso livre arbítrio para ficar com Jesus, por livre e espontânea vontade. E é isto que ele deseja, que o aceitemos livremente.

Agora a outra opção: - não estar com Jesus, nos deixa em trevas, perdidos e sujeitos ao controle do Diabo e seus anjos. Não existem outras opções como: -, purgatórios, reencarnação, etc... são invenções de quem não quer ficar com Jesus e ao mesmo tempo acham, ou se deixam enganar, achando que existem outros caminhos.

Se estamos com Jesus livremente podemos escolher ser o que ele planejou para nós, aí nos tornamos verdadeiramente livres, exercemos nossa liberdade, rejeitando as coisas que são pecaminosas, por vontade própria, e dia a dia, a nossa verdadeira personalidade aparece, nos tornamos então, como planejado em Adão, a imagem e semelhança de Deus: - independentes como Deus o é, mas, gostamos e queremos livremente ficar venerando, em temor e adoração, ao Rei Jesus livremente fazendo o que ele gosta que a gente faça.

Se estamos sem Jesus, não temos escolha, o Diabo, vai usar de todas as suas artimanhas para que nunca cheguemos aos pés da cruz, ele (o Diabo) procura até nos deixar satisfeitos com nossa “escolha”, mas, dia a dia  nos obriga a perder nossa liberdade, com vícios, pecados, cobiça, violência...  até que nos tornemos prisioneiros da personalidade diabólica dele mesmo e finalmente façamos parte dele, e aí a gente deixa de existir.

Abraços Fraternos

Nilson Franco De Godoi

São Paulo – Brasil - Maio de 2006

 

Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas