Hebreus
Hbr.1.1- Havendo
Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas,
Hbr.1.2- nestes
últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem
constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o
mundo;
Hbr.1.3- sendo
ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando
todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação
dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas
alturas,
Hbr.1.4- feito
tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que
eles.
Hbr.1.5- Pois a
qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe
serei Pai, e ele me será Filho?
Hbr.1.6- E outra
vez, ao introduzir no mundo o primogénito, diz: E todos os anjos de Deus o
adorem.
Hbr.1.7- Ora,
quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros
labaredas de fogo.
Hbr.1.8- Mas do
Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e ceptro de
equidade é o ceptro do teu reino.
Hbr.1.9- Amaste
a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo
de alegria, mais do que a teus
companheiros;
Hbr.1.10- e: Tu,
Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas
mãos;
Hbr.1.11- eles
perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa,
envelhecerão,
Hbr.1.12- e qual
um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus
anos não acabarão.
Hbr.1.13- Mas a
qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus
inimigos por escabelo de teus pés?
Hbr.1.14- Não
são todos eles espíritos ministradores, enviados para
servir a favor dos que hão-de herdar a salvação?
Hbr.2.1- Por
isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que
em tempo algum nos desviemos delas.
Hbr.2.2- Pois se
a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e a toda transgressão e
desobediência recebeu justa retribuição,
Hbr.2.3- como
escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido
anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a
ouviram:
Hbr.2.4-
testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos
milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua
vontade.
Hbr.2.5- Porque
não foi aos anjos que Deus sujeitou o mundo vindouro, de que
falamos.
Hbr.2.6- Mas em
certo lugar testificou alguém dizendo: Que é o homem, para que te lembres dele?
Ou o filho do homem, para que o visites?
Hbr.2.7-
Fizeste-o um pouco menor que os anjos, de glória e de honra o
coroaste,
Hbr.2.8- todas
as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto
que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse sujeito. Mas
agora ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele;
Hbr.2.9- vemos,
porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de
glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus,
provasse a morte por todos.
Hbr.2.10- Porque
convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo
existe, em trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o
autor da salvação deles.
Hbr.2.11- Pois
tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta
causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,
Hbr.2.12-
dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da
congregação.
Hbr.2.13- E
outra vez: Porei nele a minha confiança. E ainda: Eis-me aqui, e os filhos que
Deus me deu.
Hbr.2.14-
Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue,
também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte
derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o
Diabo;
Hbr.2.15- e
livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos
à escravidão.
Hbr.2.16- Pois,
na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de
Abraão.
Hbr.2.17- Pelo
que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um
sumo-sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de
fazer propiciação pelos pecados do povo.
Hbr.2.18- Porque
naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são
tentados.
Hbr.3.1- Pelo
que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e
Sumo-sacerdote da nossa confissão, Jesus,
Hbr.3.2- como
ele foi fiel ao que o constituiu, assim como também o foi Moisés em toda a casa
de Deus.
Hbr.3.3- Pois
ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do
que a casa tem aquele que a edificou.
Hbr.3.4- Porque
toda casa é edificada por alguém, mas quem edificou todas as coisas foi
Deus.
Hbr.3.5- Moisés,
na verdade, foi fiel em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das
coisas que se haviam de anunciar;
Hbr.3.6- mas
Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se
tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da
esperança.
Hbr.3.7- Pelo
que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua
voz,
Hbr.3.8- não
endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no
deserto,
Hbr.3.9- onde
vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas
obras.
Hbr.3.10- Por
isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes
sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus
caminhos.
Hbr.3.11- Assim
jurei na minha ira: Não entrarão no meu
descanso.
Hbr.3.12- Vede,
irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de
incredulidade, para se apartar do Deus vivo;
Hbr.3.13- antes
exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o
tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do
pecado;
Hbr.3.14- porque
nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a
nossa confiança inicial;
Hbr.3.15-
enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações,
como na provocação;
Hbr.3.16- pois
quais os que, tendo-a ouvido, o provocaram? Não foram, porventura, todos os que
saíram do Egipto por meio de Moisés?
Hbr.3.17- E
contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura contra os que
pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
Hbr.3.18- E a
quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram
desobedientes?
Hbr.3.19- E
vemos que não puderam entrar por causa da
incredulidade.
Hbr.4.1-
Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso,
temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado.
Hbr.4.2- Porque
também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da
pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé,
naqueles que a ouviram.
Hbr.4.3- Porque
nós, os que temos crido, é que entramos no descanso,
tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora
as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do
mundo;
Hbr.4.4- pois em
certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de
todas as suas obras;
Hbr.4.5- e outra
vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso.
Hbr.4.6- Visto,
pois, restar que alguns entrem nele, e que aqueles a quem anteriormente foram
pregadas as boas novas não entraram por causa da
desobediência,
Hbr.4.7-
determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por David, depois de tanto
tempo, como antes fora dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os
vossos corações.
Hbr.4.8- Porque,
se Josué lhes houvesse dado descanso, não teria falado
depois disso de outro dia.
Hbr.4.9-
Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de
Deus.
Hbr.4.10- Pois
aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras,
assim como Deus das suas.
Hbr.4.11- Ora, à
vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém
caia no mesmo exemplo de desobediência.
Hbr.4.12- Porque
a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de
dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e
é apta para discernir os pensamentos e intenções do
coração.
Hbr.4.13- E não
há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e
patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar
contas.
Hbr.4.14- Tendo,
portanto, um grande sumo-sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus,
retenhamos firmemente a nossa
confissão.
Hbr.4.15- Porque
não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se
das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem
pecado.
Hbr.4.16-
Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos
misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento
oportuno.
Hbr.5.1- Porque
todo o sumo-sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens
nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos
pecados,
Hbr.5.2- podendo
ele compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados, porquanto também ele
mesmo está rodeado de fraqueza.
Hbr.5.3- E por
esta razão deve ele, tanto pelo povo como também por si mesmo, oferecer
sacrifício pelos pecados.
Hbr.5.4- Ora,
ninguém toma para si esta honra, senão quando é chamado por Deus, como o foi
Arão.
Hbr.5.5- Assim
também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo-sacerdote, mas o
glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te
gerei;
Hbr.5.6- como
também em outro lugar diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de
Melquisedec.
Hbr.5.7- O qual
nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e
súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua
reverência,
Hbr.5.8- ainda
que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que
sofreu;
Hbr.5.9- e,
tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que
lhe obedecem,
Hbr.5.10- sendo
por Deus chamado sumo-sacerdote, segundo a ordem de
Melquisedec.
Hbr.5.11- Sobre
isso temos muito que dizer, mas de difícil
interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir.
Hbr.5.12-
Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se
vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis
feito tais que precisais de leite, e não de alimento
sólido.
Hbr.5.13- Ora,
qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é
criança;
Hbr.5.14- mas o
alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades
exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.
Hbr.6.1- Pelo
que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição,
não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em
Deus,
Hbr.6.2- e o
ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre
ressurreição de mortos e juízo eterno.
Hbr.6.3- E isso
faremos, se Deus o permitir.
Hbr.6.4- Porque
é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e
se fizeram participantes do Espírito Santo,
Hbr.6.5- e
provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo
vindouro,
Hbr.6.6- e
depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto
a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao
vitupério.
Hbr.6.7- Pois a
terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva
proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de
Deus;
Hbr.6.8- mas se
produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é
ser queimada.
Hbr.6.9- Mas de
vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e que
acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
Hbr.6.10- Porque
Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu
nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os
servis.
Hbr.6.11- E
desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o
fim, para completa certeza da esperança;
Hbr.6.12- para
que não vos torneis indolentes, mas sejais imitadores
dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
Hbr.6.13-
Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha outro maior por
quem jurar, jurou por si mesmo,
Hbr.6.14-
dizendo: Certamente te abençoarei, e grandemente te
multiplicarei.
Hbr.6.15- E
assim, tendo Abraão esperado com paciência, alcançou a
promessa.
Hbr.6.16- Pois
os homens juram por quem é maior do que eles, e o juramento para confirmação é,
para eles, o fim de toda contenda.
Hbr.6.17- assim
que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a
imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento;
Hbr.6.18- para
que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos
poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança
proposta;
Hbr.6.19- a qual
temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do
véu;
Hbr.6.20- aonde
Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a
ordem de Melquisedec.
Hbr.7.1- Porque
este Melquisedec, rei de Salem, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao
encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o
abençoou,
Hbr.7.2- a quem
também Abraão deu o dízimo de tudo (sendo primeiramente, por interpretação do
seu nome, rei de justiça, e depois também rei de Salem, que é rei de
paz;
Hbr.7.3- sem
pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas
feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote para
sempre.
Hbr.7.4-
Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o
dízimo dentre os melhores despojos.
Hbr.7.5- E os
que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de
tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham
saído dos lombos de Abraão;
Hbr.7.6- mas
aquele cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e
abençoou ao que tinha as promessas.
Hbr.7.7- Ora,
sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
Hbr.7.8- E aqui
certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de
quem se testifica que vive.
Hbr.7.9- E, por
assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou
dízimos,
Hbr.7.10-
porquanto ele estava ainda nos lombos de seu pai quando Melquisedec saiu ao
encontro deste.
Hbr.7.11- De
sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio legítimo (pois sob este o povo
recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se
levantasse, segundo a ordem de Melquisedec, e que não fosse contado segundo a
ordem de Arão?
Hbr.7.12- Pois,
mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da
lei.
Hbr.7.13- Porque
aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém
ainda serviu ao altar,
Hbr.7.14- visto
ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou
acerca de sacerdotes.
Hbr.7.15- E
ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedec se levanta
outro sacerdote,
Hbr.7.16- que
não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma
vida indissolúvel.
Hbr.7.17- Porque
dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de
Melquisedec.
Hbr.7.18- Pois,
com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e
inutilidade
Hbr.7.19- (pois
a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor
esperança, pela qual nos aproximamos de Deus.
Hbr.7.20- E
visto como não foi sem prestar juramento (porque, na verdade, aqueles, sem
juramento, foram feitos sacerdotes,
Hbr.7.21- mas
este com juramento daquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá:
Tu és sacerdote para sempre),
Hbr.7.22- de
tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador.
Hbr.7.23- E, na
verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte
foram impedidos de permanecer,
Hbr.7.24- mas
este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio
perpétuo.
Hbr.7.25-
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
porquanto vive sempre para interceder por eles.
Hbr.7.26- Porque
nos convinha tal sumo-sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos
pecadores, e feito mais sublime que os céus;
Hbr.7.27- que
não necessita, como os sumo-sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios,
primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez
ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.
Hbr.7.28- Porque
a lei constitui sumo-sacerdotes a homens que têm fraquezas, mas a palavra do
juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, para sempre
aperfeiçoado.
Hbr.8.1- Ora, do
que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo-sacerdote tal, que
se assentou nos céus à direita do trono da Majestade,
Hbr.8.2-
ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o
homem.
Hbr.8.3- Porque
todo sumo-sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era
necessário que esse sumo-sacerdote também tivesse alguma coisa que
oferecer.
Hbr.8.4- Ora, se
ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, havendo já os que oferecem dons
segundo a lei,
Hbr.8.5- os
quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi
divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi
dito: Olha, faz conforme o modelo que no monte se te
mostrou.
Hbr.8.6- Mas
agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um
melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores
promessas.
Hbr.8.7- Pois,
se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o
segundo.
Hbr.8.8- Porque
repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com
a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto.
Hbr.8.9- Não
segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os
tirar da terra do Egipto; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para
eles não atentei, diz o Senhor.
Hbr.8.10- Ora,
este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o
Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as
escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;
Hbr.8.11- e não
ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece
ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o
maior.
Hbr.8.12- Porque
serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me
lembrarei mais.
Hbr.8.13-
Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado
e envelhece, perto está de desaparecer.
Hbr.9.1- Ora,
também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário
terrestre.
Hbr.9.2- Pois
foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e os
pães da proposição; a essa se chama o santo lugar;
Hbr.9.3- mas
depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos
santos,
Hbr.9.4- que
tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor; na
qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha
florescido, e as tábuas do pacto;
Hbr.9.5- e sobre
a arca os querubins da glória, que cobriam o propiciatório; das quais coisas não
falaremos agora particularmente.
Hbr.9.6- Ora,
estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os
sacerdotes, celebrando os serviços sagrados;
Hbr.9.7- mas na
segunda só o sumo-sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele oferece
por si mesmo e pelos erros do povo;
Hbr.9.8- dando o
Espírito Santo a entender com isso, que o caminho do santuário não está
descoberto, enquanto subsiste a primeira tenda,
Hbr.9.9- que é
uma alegoria para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tanto dons como
sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o
culto;
Hbr.9.10- sendo
somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da
carne, impostas até um tempo de reforma.
Hbr.9.11- Mas
Cristo, tendo vindo como sumo-sacerdote dos bens já realizados, por meio do
maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta
criação),
Hbr.9.12- e não
pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por
todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.
Hbr.9.13-
Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha
santifica os contaminados, quanto à purificação da carne,
Hbr.9.14- quanto
mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo
imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para
servirdes ao Deus vivo?
Hbr.9.15- E por
isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das
transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a
promessa da herança eterna.
Hbr.9.16- Pois
onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do
testador.
Hbr.9.17- Porque
um testamento não tem torça senão pela morte, visto que nunca tem valor enquanto
o testador vive.
Hbr.9.18- Pelo
que nem o primeiro pacto foi consagrado sem sangue;
Hbr.9.19-
porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a
lei, tomou o sangue dos novilhos e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope e
aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo,
Hbr.9.20-
dizendo: este é o sangue do pacto que Deus ordenou para
vós.
Hbr.9.21-
Semelhantemente aspergiu com sangue também o tabernáculo e todos os vasos do
serviço sagrado.
Hbr.9.22- E
quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem
derramamento de sangue não há remissão.
Hbr.9.23- Era
necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem
purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com
sacrifícios melhores do que estes.
Hbr.9.24- Pois
Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no
próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de
Deus;
Hbr.9.25- nem
também para se oferecer muitas vezes, como o sumo-sacerdote de ano em ano entra
no santo lugar com sangue alheio;
Hbr.9.26- doutra
forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas
agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para
aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
Hbr.9.27- E,
como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o
juízo,
Hbr.9.28- assim
também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos,
aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para
salvação.
Hbr.10.1- Porque
a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exacta das coisas, não
pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em
ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.
Hbr.10.2- Doutra
maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? Pois tendo sido uma vez
purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de
pecado.
Hbr.10.3- Mas
nesses sacrifícios cada ano se faz recordação dos pecados,
Hbr.10.4- porque
é impossível que o sangue de touros e de bodes tire
pecados.
Hbr.10.5- Pelo
que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;
Hbr.10.6- não te
deleitaste em holocaustos e oblações pelo
pecado.
Hbr.10.7- Então
eu disse: Eis-me aqui (no rol do livro está escrito de
mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Hbr.10.8- Tendo
dito acima: Sacrifício e ofertas e holocaustos e oblações pelo pecado não
quiseste, nem neles te deleitaste (os quais se oferecem segundo a
lei);
Hbr.10.9- agora
disse: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Ele tira o primeiro, para
estabelecer o segundo.
Hbr.10.10- É
nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus
Cristo, feita uma vez para sempre.
Hbr.10.11- Ora,
todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes
os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados;
Hbr.10.12- mas
este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para
sempre à direita de Deus,
Hbr.10.13- daí
por diante esperando, até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus
pés.
Hbr.10.14- Pois
com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo
santificados.
Hbr.10.15- E o
Espírito Santo também no-lo testifica, porque depois de haver
dito:
Hbr.10.16- Este
é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas
leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento;
acrescenta:
Hbr.10.17- E não
me lembrarei mais de seus pecados e de suas
iniquidades.
Hbr.10.18- Ora,
onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado.
Hbr.10.19- Tendo
pois, irmãos, ousadia para entrar no lugar santíssimo pelo sangue de
Jesus,
Hbr.10.20- pelo
caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da
sua carne,
Hbr.10.21- e
tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
Hbr.10.22- cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de
fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água
limpa,
Hbr.10.23-
retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que
fez a promessa;
Hbr.10.24- e
consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas
obras,
Hbr.10.25- não
abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos
uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele
dia.
Hbr.10.26-
Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o
pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos
pecados,
Hbr.10.27- mas
uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há-de devorar os
adversários.
Hbr.10.28-
Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra
de duas ou três testemunhas;
Hbr.10.29- de
quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho
de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e
ultrajar ao Espírito da graça?
Hbr.10.30- Pois
conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu
retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Hbr.10.31-
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Hbr.10.32- Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de
serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições;
Hbr.10.33- pois
por um lado fostes feitos espectáculo tanto por vitupérios como por tribulações,
e por outro vos tornastes companheiros dos que assim
foram tratados.
Hbr.10.34- Pois
não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo
aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão
melhor e permanente.
Hbr.10.35- Não
lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma
grande recompensa.
Hbr.10.36-
Porque necessitais de perseverança, para que, depois de
haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
Hbr.10.37- Pois
ainda em bem pouco tempo aquele que há-de vir virá, e não
tardará.
Hbr.10.38- Mas o
meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer
nele.
Hbr.10.39- Nós,
porém, não somos daqueles que recuam para a perdição,
mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hbr.11.1- Ora, a
fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não
se vêem.
Hbr.11.2- Porque
por ela os antigos alcançaram bom testemunho.
Hbr.11.3- Pela
fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra
de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se
vê.
Hbr.11.4- Pela
fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou
testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por
meio dela depois de morto, ainda fala.
Hbr.11.5- Pela
fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o
trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a
Deus.
Hbr.11.6- Ora,
sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se
aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o
buscam.
Hbr.11.7- Pela
fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a
Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou
o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a
fé.
Hbr.11.8- Pela
fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber
por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
Hbr.11.9- Pela
fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas
com Isaque e Jacob, herdeiros com ele da mesma promessa;
Hbr.11.10-
porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual o arquitecto e
edificador é Deus.
Hbr.11.11- Pela
fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da
idade, porquanto teve por fiel aquele que lho havia
prometido.
Hbr.11.12- Pelo
que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as
estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do
mar.
Hbr.11.13- Todos
estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e
saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na
terra.
Hbr.11.14- Ora,
os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma
pátria.
Hbr.11.15- E se,
na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de
voltar.
Hbr.11.16- Mas
agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não
se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma
cidade.
Hbr.11.17- Pela
fé Abraão, sendo provado, ofereceu Isaque; sim, ia oferecendo o seu unigénito aquele que recebera as
promessas,
Hbr.11.18- e a
quem se havia dito: Em Isaque será chamada a tua
descendência,
Hbr.11.19-
julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também
em figura o recobrou.
Hbr.11.20- Pela
fé Isaque abençoou Jacob e a Esaú, no tocante às coisas
futuras.
Hbr.11.21- Pela
fé Jacob, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José, e
adorou, inclinado sobre a extremidade do seu bordão.
Hbr.11.22- Pela
fé José, estando próximo o seu fim, fez menção da saída dos filhos de Israel, e
deu ordem acerca de seus ossos.
Hbr.11.23- Pela
fé Moisés, logo ao nascer, foi escondido por seus pais durante três meses,
porque viram que o menino era formoso; e não temeram o decreto do
rei.
Hbr.11.24- Pela
fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de
Faraó,
Hbr.11.25-
escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que ter por algum tempo o
gozo do pecado,
Hbr.11.26- tendo
por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egipto; porque
tinha em vista a recompensa.
Hbr.11.27- Pela
fé deixou o Egipto, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como quem vê
aquele que é invisível.
Hbr.11.28- Pela
fé celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos
primogénitos não lhes tocasse.
Hbr.11.29- Pela
fé os israelitas atravessaram o Mar Vermelho, como por terra seca; e tentando
isso os egípcios, foram afogados.
Hbr.11.30- Pela
fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete
dias.
Hbr.11.31- Pela
fé Raab, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os
espias.
Hbr.11.32- E que
mais direi? Pois me faltará o tempo, se eu contar de Gideão, de Barac, de
Sansão, de Jefté, de David, de Samuel e dos
profetas;
Hbr.11.33- os
quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram
promessas, fecharam a boca dos leões,
Hbr.11.34-
apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram
forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos
estrangeiros.
Hbr.11.35- As
mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não
aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor
ressurreição;
Hbr.11.36- e
outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e
prisões.
Hbr.11.37- Foram
apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada;
andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e
maltratados
Hbr.11.38- (dos
quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e
cavernas da terra.
Hbr.11.39- E
todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não
alcançaram a promessa;
Hbr.11.40- visto
que Deus provera alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós,
não fossem aperfeiçoados.
Hbr.12.1-
Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas,
deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com
perseverança a carreira que nos está proposta,
Hbr.12.2-
fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que
lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à
direita do trono de Deus.
Hbr.12.3-
Considerai, pois aquele que suportou tal contradição dos pecadores contra si
mesmo, para que não vos canseis, desfalecendo em vossas
almas.
Hbr.12.4- Ainda
não resististes até o sangue, combatendo contra o
pecado;
Hbr.12.5- e já
vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não
desprezes a correcção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és
repreendido;
Hbr.12.6- pois o
Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por
filho.
Hbr.12.7- É para
disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem
o pai não corrija?
Hbr.12.8- Mas,
se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então
bastardos, e não filhos.
Hbr.12.9- Além
disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos
com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e
viveremos?
Hbr.12.10- Pois
aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para
nosso proveito, para sermos participantes da sua
santidade.
Hbr.12.11- Na
verdade, nenhuma correcção parece no momento ser motivo de gozo, porém de
tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça, nos que por ele têm
sido exercitados.
Hbr.12.12-
Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos
vacilantes,
Hbr.12.13- e
fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie,
antes seja curado.
Hbr.12.14- Segui
a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o
Senhor,
Hbr.12.15- tendo
cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de
amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se
contaminem;
Hbr.12.16- e
ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu
o seu direito de primogenitura.
Hbr.12.17-
Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar
a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o
buscou diligentemente com lágrimas.
Hbr.12.18- Pois
não tendes chegado ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas,
e à tempestade,
Hbr.12.19- e ao
sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram rogaram que
não se lhes falasse mais;
Hbr.12.20-
porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o
monte, será apedrejado.
Hbr.12.21- E tão
terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo aterrorizado e
trémulo.
Hbr.12.22- Mas
tendes chegado ao Monte Sião, e à cidade do Deus vivo,
à Jerusalém celestial, a miríades de anjos;
Hbr.12.23- à
universal assembleia e igreja dos primogénitos inscritos nos céus, e a Deus, o
juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
Hbr.12.24- e a
Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do
que o de Abel.
Hbr.12.25- Vede
que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam
aqueles quando rejeitaram o que sobre a terra os advertia, muito menos
escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte lá dos
céus;
Hbr.12.26- a voz
do qual abalou então a terra; mas agora tem ele prometido, dizendo: Ainda uma
vez hei-de abalar não só a terra, mas também o céu.
Hbr.12.27- Ora,
esta palavra - Ainda uma vez - significa a remoção das coisas abaláveis, como
coisas criadas, para que permaneçam as coisas inabaláveis.
Hbr.12.28- Pelo
que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela
qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e
temor;
Hbr.12.29- pois
o nosso Deus é um fogo consumidor.
Hbr.13.1-
Permaneça o amor fraternal.
Hbr.13.2- Não
vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram
anjos.
Hbr.13.3- Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles,
e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no
corpo.
Hbr.13.4-
Honrado seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácula; pois aos devassos e
adúlteros, Deus os julgará.
Hbr.13.5- Seja a
vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele
mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
Hbr.13.6- De
modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que
me fará o homem?
Hbr.13.7-
Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e,
atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé.
Hbr.13.8- Jesus
Cristo é o mesmo, ontem, hoje, e eternamente.
Hbr.13.9- Não
vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas;
porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que
não trouxeram proveito algum aos que com eles se
preocuparam.
Hbr.13.10- Temos
um altar, do qual não têm direito de comer os que servem ao
tabernáculo.
Hbr.13.11-
Porque os corpos dos animais, cujo sangue é trazido para dentro do santo lugar
pelo sumo-sacerdote como oferta pelo pecado, são queimados fora do
arraial.
Hbr.13.12- Por
isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora
da porta.
Hbr.13.13-
Saiamos pois a ele fora do arraial, levando o seu
opróbrio.
Hbr.13.14-
Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a
vindoura.
Hbr.13.15- Por
ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de
louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu
nome.
Hbr.13.16- Mas
não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais
sacrifícios Deus se agrada.
Hbr.13.17-
Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas
como quem há-de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não
gemendo, porque isso não vos seria útil.
Hbr.13.18- Orai
por nós, porque estamos persuadidos de que temos boa
consciência, sendo desejosos de, em tudo, portar-nos
correctamente.
Hbr.13.19- E com
instância vos exorto a que o façais, para que eu mais
depressa vos seja restituído.
Hbr.13.20- Ora,
o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos
a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas,
Hbr.13.21- vos
aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que
perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo
o sempre. Amém.
Hbr.13.22- Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis estas palavras de
exortação, pois vos escrevi em poucas palavras.
Hbr.13.23- Sabei
que o irmão Timóteo já está solto, com o qual, se ele vier brevemente, vos
verei.
Hbr.13.24-
Saudai a todos os vossos guias e a todos os santos. Os de Itália vos
saúdam.
Hbr.13.25- A
graça seja com todos vós.