Hebreus - Capítulo 09
Hbr.9.1- Ora,
também o primeiro pacto tinha ordenanças de serviço sagrado, e um santuário
terrestre.
Hbr.9.2- Pois
foi preparada uma tenda, a primeira, na qual estavam o candeeiro, e a mesa, e
os pães da proposição; a essa se chama o santo lugar;
Hbr.9.3- mas
depois do segundo véu estava a tenda que se chama o santo dos santos,
Hbr.9.4- que
tinha o incensário de ouro, e a arca do pacto, toda coberta de ouro em redor;
na qual estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que
tinha florescido, e as tábuas do pacto;
Hbr.9.5- e sobre
a arca os querubins da glória, que cobriam o propiciatório; das quais coisas
não falaremos agora particularmente.
Hbr.9.6- Ora,
estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda
os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados;
Hbr.9.7- mas na
segunda só o sumo-sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele
oferece por si mesmo e pelos erros do povo;
Hbr.9.8- dando o
Espírito Santo a entender com isso, que o caminho do santuário não está
descoberto, enquanto subsiste a primeira tenda,
Hbr.9.9- que é
uma alegoria para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tanto dons como
sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta
o culto;
Hbr.9.10- sendo
somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da
carne, impostas até um tempo de reforma.
Hbr.9.11- Mas
Cristo, tendo vindo como sumo-sacerdote dos bens já realizados, por meio do
maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta
criação),
Hbr.9.12- e não
pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por
todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.
Hbr.9.13-
Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha
santifica os contaminados, quanto à purificação da carne,
Hbr.9.14- quanto
mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo
imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para
servirdes ao Deus vivo?
Hbr.9.15- E por
isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão
das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a
promessa da herança eterna.
Hbr.9.16- Pois
onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador.
Hbr.9.17- Porque
um testamento não tem torça senão pela morte, visto que nunca tem valor
enquanto o testador vive.
Hbr.9.18- Pelo
que nem o primeiro pacto foi consagrado sem sangue;
Hbr.9.19- porque, havendo Moisés anunciado a todo o
povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos novilhos e dos
bodes, com água, lã purpúrea e hissope e aspergiu tanto o próprio livro como
todo o povo,
Hbr.9.20- dizendo: este é o sangue do pacto que Deus
ordenou para vós.
Hbr.9.21- Semelhantemente aspergiu com sangue também
o tabernáculo e todos os vasos do serviço sagrado.
Hbr.9.22- E
quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento
de sangue não há remissão.
Hbr.9.23- Era
necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem
purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com
sacrifícios melhores do que estes.
Hbr.9.24- Pois
Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no
próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Hbr.9.25- nem
também para se oferecer muitas vezes, como o sumo-sacerdote de ano em ano entra
no santo lugar com sangue alheio;
Hbr.9.26- doutra
forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas
agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para
aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
Hbr.9.27- E,
como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo,
Hbr.9.28- assim
também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos,
aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
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bíblicos sem fronteiras teológicas