Hebreus - Capítulo 07

 

Hbr.7.1- Porque este Melquisedec, rei de Salem, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou,

Hbr.7.2- a quem também Abraão deu o dízimo de tudo (sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, rei de justiça, e depois também rei de Salem, que é rei de paz;

Hbr.7.3- sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote para sempre.

Hbr.7.4- Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dentre os melhores despojos.

Hbr.7.5- E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar os dízimos do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que estes também tenham saído dos lombos de Abraão;

Hbr.7.6- mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou ao que tinha as promessas.

Hbr.7.7- Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.

Hbr.7.8- E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive.

Hbr.7.9- E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos,

Hbr.7.10- porquanto ele estava ainda nos lombos de seu pai quando Melquisedec saiu ao encontro deste.

Hbr.7.11- De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio legítimo (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedec, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão?

Hbr.7.12- Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

Hbr.7.13- Porque aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém ainda serviu ao altar,

Hbr.7.14- visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, tribo da qual Moisés nada falou acerca de sacerdotes.

Hbr.7.15- E ainda muito mais manifesto é isto, se à semelhança de Melquisedec se levanta outro sacerdote,

Hbr.7.16- que não foi feito conforme a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder duma vida indissolúvel.

Hbr.7.17- Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec.

Hbr.7.18- Pois, com efeito, o mandamento anterior é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade

Hbr.7.19- (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus.

Hbr.7.20- E visto como não foi sem prestar juramento (porque, na verdade, aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,

Hbr.7.21- mas este com juramento daquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre),

Hbr.7.22- de tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador.

Hbr.7.23- E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,

Hbr.7.24- mas este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo.

Hbr.7.25- Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.

Hbr.7.26- Porque nos convinha tal sumo-sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus;

Hbr.7.27- que não necessita, como os sumo-sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.

Hbr.7.28- Porque a lei constitui sumo-sacerdotes a homens que têm fraquezas, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, para sempre aperfeiçoado.

 

 

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