Romanos
Rom.1.1- Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado
para o evangelho de Deus,
Rom.1.2- que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas
Escrituras,
Rom.1.3- acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de David segundo a
carne,
Rom.1.4- e que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de
santidade, pela ressurreição dentre os mortos - Jesus Cristo nosso Senhor,
Rom.1.5- pelo qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome,
para a obediência da fé entre todos os gentios,
Rom.1.6- entre os quais sois também vós chamados para serdes de Jesus
Cristo;
Rom.1.7- a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para
serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus
Cristo.
Rom.1.8- Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por
todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.
Rom.1.9- Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu
Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,
Rom.1.10- pedindo sempre em minhas orações que, afinal, pela vontade de
Deus, se me ofereça boa ocasião para ir ter convosco.
Rom.1.11- Porque desejo muito ver-vos, para vos
comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais fortalecidos;
Rom.1.12- isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado em vós
pela fé mútua, vossa e minha.
Rom.1.13- E não quero que ignoreis, irmãos, que muitas vezes propus
visitar-vos (mas até agora tenho sido impedido), para conseguir algum fruto
entre vós, como também entre os demais gentios.
Rom.1.14- Eu sou devedor, tanto a gregos como a
bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
Rom.1.15- De modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o
evangelho também a vós que estais em Roma.
Rom.1.16- Porque não me envergonho do evangelho,
pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu,
e também do grego.
Rom.1.17- Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus,
como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Rom.1.18- Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e
injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.
Rom.1.19- Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta,
porque Deus lho manifestou.
Rom.1.20- Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e
divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos
mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;
Rom.1.21- porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram
como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e
o seu coração insensato se obscureceu.
Rom.1.22- Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,
Rom.1.23- e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem
de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
Rom.1.24- Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações,
à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;
Rom.1.25- pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e
serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Rom.1.26- Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas
mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;
Rom.1.27- semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da
mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com
varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a
devida recompensa do seu erro.
Rom.1.28- E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por
sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não
convêm;
Rom.1.29- estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;
Rom.1.30- sendo murmuradores, detractores, aborrecedores de Deus,
injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos
pais;
Rom.1.31- néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem
misericórdia;
Rom.1.32- os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de
morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os
que as praticam.
Rom.2.1-
Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te
condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo.
Rom.2.2- E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os
que tais coisas praticam.
Rom.2.3- E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas
que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
Rom.2.4- Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e
longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
Rom.2.5- Mas,
segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia
da ira e da revelação do justo juízo de Deus,
Rom.2.6- que
retribuirá a cada um segundo as suas obras;
Rom.2.7- a
saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória,
e honra e incorrupção;
Rom.2.8- mas ira
e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniquidade;
Rom.2.9-
tribulação e angústia sobre a alma de todo o homem que pratica o mal,
primeiramente do judeu, e também do grego;
Rom.2.10-
glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao
judeu, e também ao grego;
Rom.2.11- pois
para com Deus não há acepção de pessoas.
Rom.2.12- Porque
todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a
lei pecaram, pela lei serão julgados.
Rom.2.13- Pois
não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os
que praticam a lei
Rom.2.14-
(porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da
lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei.
Rom.2.15- pois
mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua
consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os),
Rom.2.16- no dia
em que Deus há-de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o
meu evangelho.
Rom.2.17- Mas se
tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus;
Rom.2.18- e
conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei;
Rom.2.19- e confias
que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
Rom.2.20-
instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência
e da verdade;
Rom.2.21- tu,
pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo?
Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Rom.2.22- Tu,
que dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que abominas os
ídolos, roubas os templos?
Rom.2.23- Tu,
que te glorias na lei, desonras a Deus pela
transgressão da lei?
Rom.2.24- Assim
pois, por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está
escrito.
Rom.2.25- Porque
a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu és
transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão.
Rom.2.26- Se,
pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão
não será reputada como circuncisão?
Rom.2.27- E a
incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, julgará a ti, que com a
letra e a circuncisão és transgressor da lei.
Rom.2.28- Porque
não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente
na carne.
Rom.2.29- Mas é judeu aquele que o é interiormente,
e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não
provém dos homens, mas de Deus.
Rom.3.1- Que
vantagem, pois, tem o judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
Rom.3.2- Muita,
em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus.
Rom.3.3- Pois
quê? Se alguns foram infiéis, porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade
de Deus?
Rom.3.4- De modo
nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está
escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores
julgado.
Rom.3.5- E, se a
nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga
com ira, é injusto? (Falo como homem.)
Rom.3.6- De modo
nenhum; do contrário, como julgará Deus o mundo?
Rom.3.7- Mas, se
pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou
eu ainda julgado como pecador?
Rom.3.8- E por
que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? - como
alguns caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é justa.
Rom.3.9- Pois
quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que,
tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
Rom.3.10- como
está escrito: Não há justo, nem sequer um.
Rom.3.11- Não há
quem entenda; não há quem busque a Deus.
Rom.3.12- Todos
se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há
nem um só.
Rom.3.13- A sua
garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente;
peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios;
Rom.3.14- a sua
boca está cheia de maldição e amargura.
Rom.3.15- Os
seus pés são ligeiros para derramar sangue.
Rom.3.16- Nos
seus caminhos há destruição e miséria;
Rom.3.17- e não
conheceram o caminho da paz.
Rom.3.18- Não há
temor de Deus diante dos seus olhos.
Rom.3.19- Ora,
nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que
se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;
Rom.3.20-
porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o
que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.
Rom.3.21- Mas
agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e
pelos profetas;
Rom.3.22- isto
é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não
há distinção.
Rom.3.23- Porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Rom.3.24- sendo
justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo
Jesus,
Rom.3.25- ao
qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da
sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora
cometidos;
Rom.3.26- para
demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e
também justificador daquele que tem fé em Jesus.
Rom.3.27- Onde
está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das obras? Não; mas pela lei
da fé.
Rom.3.28-
Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
Rom.3.29- É
porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos
gentios, certamente,
Rom.3.30- se é
que Deus é um só, que pela fé há-de justificar a circuncisão, e também por meio
da fé a incircuncisão.
Rom.3.31-
Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei.
Rom.4.1- Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a
carne?
Rom.4.2- Porque,
se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de
Deus.
Rom.4.3- Pois,
que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Rom.4.4- Ora, ao
que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida;
Rom.4.5- porém
ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é
contada como justiça;
Rom.4.6- assim
também David declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem
as obras, dizendo:
Rom.4.7-
Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são
cobertos.
Rom.4.8-
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.
Rom.4.9- Vem,
pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a
incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a
fé como justiça.
Rom.4.10- Como,
pois, lhe foi imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na
circuncisão, mas sim na incircuncisão.
Rom.4.11- E
recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve quando ainda não
era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na
incircuncisão, a fim de que a justiça lhes seja imputada,
Rom.4.12- bem
como fosse pai dos circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas
também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de ser
circuncidado.
Rom.4.13- Porque
não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que
havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé.
Rom.4.14- Pois,
se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é anulada.
Rom.4.15- Porque
a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão.
Rom.4.16-
Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo
a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente
à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos
nós.
Rom.4.17- (como
está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual
creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são,
como se já fossem.
Rom.4.18- O
qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas
nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência;
Rom.4.19- e sem
se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha
quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara;
Rom.4.20-
contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi
fortalecido na fé, dando glória a Deus,
Rom.4.21- e
estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para
o fazer.
Rom.4.22- Pelo
que também isso lhe foi imputado como justiça.
Rom.4.23- Ora,
não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado;
Rom.4.24- mas
também por causa de nós a quem há-de ser imputado, a nós os que cremos naquele
que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
Rom.4.25- o qual
foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa
justificação.
Rom.5.1-
Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus
Cristo,
Rom.5.2- por
quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.
Rom.5.3- E não somente
isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz
a perseverança,
Rom.5.4- e a
perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
Rom.5.5- e a
esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está
derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Rom.5.6- Pois,
quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios.
Rom.5.7- Porque
dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem
bondoso alguém ouse morrer.
Rom.5.8- Mas
Deus dá prova do seu amor para connosco, em que, quando éramos ainda pecadores,
Cristo morreu por nós.
Rom.5.9- Logo
muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos
por ele salvos da ira.
Rom.5.10- Porque
se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu
Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos
salvos pela sua vida.
Rom.5.11- E não
somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo,
pelo qual agora temos recebido a reconciliação.
Rom.5.12-
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a
morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
Rom.5.13- Porque
antes da lei já estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é
levado em conta.
Rom.5.14- No
entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não
pecaram à semelhança da transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia
de vir.
Rom.5.15- Mas
não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela ofensa de um morreram
muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça de um só homem, Jesus
Cristo, abundou sobre muitos.
Rom.5.16- Também
não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o juízo
veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de
muitas ofensas para justificação.
Rom.5.17-
Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os
que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um
só, Jesus Cristo.
Rom.5.18-
Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para
condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os
homens para justificação e vida.
Rom.5.19- Porque,
assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos
pecadores, assim também pela obediência de um, muitos serão constituídos
justos.
Rom.5.20-
Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado
abundou, superabundou a graça;
Rom.5.21- para
que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a
graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Rom.6.1- Que
diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?
Rom.6.2- De modo
nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Rom.6.3- Ou,
porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus, fomos
batizados na sua morte?
Rom.6.4- Fomos,
pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi
ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em
novidade de vida.
Rom.6.5- Porque,
se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o
seremos na semelhança da sua ressurreição;
Rom.6.6- sabendo
isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do
pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Rom.6.7- Pois
quem está morto está justificado do pecado.
Rom.6.8- Ora, se
já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos,
Rom.6.9- sabendo
que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não
mais tem domínio sobre ele.
Rom.6.10- Pois
quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a
viver, vive para Deus.
Rom.6.11- Assim
também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em
Cristo Jesus.
Rom.6.12- Não
reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas
concupiscências;
Rom.6.13- nem
tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como
instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os
mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Rom.6.14- Pois o
pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas
debaixo da graça.
Rom.6.15- Pois
quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça?
De modo nenhum.
Rom.6.16- Não
sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois
servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da
obediência para a justiça?
Rom.6.17- Mas
graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes
de coração à forma de doutrina a que fostes entregues;
Rom.6.18- e libertos
do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Rom.6.19- Falo
como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes
os vossos membros como servos da impureza e da iniquidade para iniquidade,
assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para
santificação.
Rom.6.20-
Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres em relação à justiça.
Rom.6.21- E que
fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Pois o fim delas
é a morte.
Rom.6.22- Mas
agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes
o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Rom.6.23- Porque
o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em
Cristo Jesus nosso Senhor.
Rom.7.1- Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a
lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive?
Rom.7.2- Porque
a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se
ele morrer, ela está livre da lei do marido.
Rom.7.3- De
sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro
homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se
for de outro marido.
Rom.7.4- Assim
também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo,
para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que
demos fruto para Deus.
Rom.7.5- Pois,
quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei,
operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Rom.7.6- Mas
agora fomos libertos da lei, havendo morrido para
aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não
na velhice da letra.
Rom.7.7- Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu
não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência,
se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Rom.7.8- Mas o
pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de
concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado.
Rom.7.9- E
outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado,
e eu morri;
Rom.7.10- e o
mandamento que era para vida, esse achei que me era
para morte.
Rom.7.11- Porque
o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou.
Rom.7.12- De
modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Rom.7.13- Logo o
bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se
mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo
mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno.
Rom.7.14- Porque
bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal,
vendido sob o pecado.
Rom.7.15- Pois o
que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico;
mas o que aborreço, isso faço.
Rom.7.16- E, se
faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
Rom.7.17- Agora,
porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que
habita em mim.
Rom.7.18- Porque
eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita
bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efectuá-lo não está.
Rom.7.19- Pois
não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
Rom.7.20- Ora,
se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o
pecado que habita em mim.
Rom.7.21- Acho
então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo.
Rom.7.22-
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Rom.7.23- mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do
meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus
membros.
Rom.7.24-
Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
Rom.7.25- Graças
a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento
sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Rom.8.1-
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Rom.8.2- Porque
a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da
morte.
Rom.8.3-
Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne,
Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa
do pecado, na carne condenou o pecado.
Rom.8.4- para
que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos
segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Rom.8.5- Pois os
que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são
segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Rom.8.6- Porque
a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Rom.8.7- Porquanto
a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de
Deus, nem em verdade o pode ser;
Rom.8.8- e os
que estão na carne não podem agradar a Deus.
Rom.8.9- Vós,
porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita
em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Rom.8.10- Ora,
se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas
o espírito vive por causa da justiça.
Rom.8.11- E, se
o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que
dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há-de vivificar também os vossos corpos
mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.
Rom.8.12-
Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para
vivermos segundo a carne;
Rom.8.13- porque
se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito
mortificardes as obras do corpo, vivereis.
Rom.8.14- Pois
todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Rom.8.15- Porque
não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas
recebestes o espírito de adopção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!
Rom.8.16- O
Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;
Rom.8.17- e, se
filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é
certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.
Rom.8.18- Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se
podem comparar com a glória que em nós há-de ser revelada.
Rom.8.19- Porque
a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.
Rom.8.20-
Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa
daquele que a sujeitou,
Rom.8.21- na
esperança de que também a própria criação há-de ser liberta do cativeiro da
corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Rom.8.22- Porque
sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até
agora;
Rom.8.23- e não
só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós
mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.
Rom.8.24- Porque
na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê
não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
Rom.8.25- Mas,
se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
Rom.8.26- Do
mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que
havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com
gemidos inexprimíveis.
Rom.8.27- E
aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele,
segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
Rom.8.28- E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles
que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Rom.8.29- Porque
os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de
seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos;
Rom.8.30- e aos
que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também
justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.
Rom.8.31- Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será
contra nós?
Rom.8.32- Aquele
que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como
não nos dará também com ele todas as coisas?
Rom.8.33- Quem
intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica;
Rom.8.34- Quem
os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos,
o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;
Rom.8.35- quem
nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a
angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Rom.8.36- Como
está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos
considerados como ovelhas para o matadouro.
Rom.8.37- Mas em
todas estas coisas somos mais que vencedores, por
aquele que nos amou.
Rom.8.38- Porque
estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem
coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
Rom.8.39- nem a
altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do
amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Rom.9.1- Digo a
verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo
a minha consciência no Espírito Santo,
Rom.9.2- que
tenho grande tristeza e incessante dor no meu coração.
Rom.9.3- Porque eu mesmo desejaria ser separado de Cristo, por amor de meus
irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
Rom.9.4- os
quais são israelitas, de quem é a adopção, e a glória, e os pactos, e a
promulgação da lei, e o culto, e as promessas;
Rom.9.5- de quem
são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre
todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.
Rom.9.6- Não que
a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são
israelitas;
Rom.9.7- nem por
serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a
tua descendência.
Rom.9.8- Isto é,
não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa
são contados como descendência.
Rom.9.9- Porque
a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
Rom.9.10- E não
somente isso, mas também a Rebeca, que havia concebido de um, de Isaque, nosso
pai
Rom.9.11- (pois
não tendo os gémeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o
propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das
obras, mas por aquele que chama),
Rom.9.12-
foi-lhe dito: O maior servirá o menor.
Rom.9.13- Como
está escrito: Amei a Jacob, e aborreci a Esaú.
Rom.9.14- Que
diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum.
Rom.9.15- Porque
diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei
compaixão de quem me aprouver ter compaixão.
Rom.9.16- Assim,
pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de
misericórdia.
Rom.9.17- Pois
diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei: para em ti mostrar o meu
poder, e para que seja anunciado o meu nome em toda a terra.
Rom.9.18-
Portanto, tem misericórdia de quem quer, e a quem quer endurece.
Rom.9.19-
Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade?
Rom.9.20- Mas, ó
homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que
a formou: Por que me fizeste assim?
Rom.9.21- Ou não
tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso
honroso e outro para uso desonroso?
Rom.9.22- E que direis,
se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com
muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
Rom.9.23- para
que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de
misericórdia, que de antemão preparou para a glória,
Rom.9.24- os
quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também
dentre os gentios?
Rom.9.25- Como
diz ele também em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à
que não era amada.
Rom.9.26- E
sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão
chamados filhos do Deus vivo.
Rom.9.27- Também
Isaías exclama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja
como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
Rom.9.28- Porque
o Senhor executará a sua palavra sobre a terra, consumando-a e abreviando-a.
Rom.9.29- E como
antes dissera Isaías: Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado
descendência, teríamos sido feitos como Sodoma, e seríamos semelhantes a
Gomorra.
Rom.9.30- Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça,
alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé.
Rom.9.31- Mas
Israel, buscando a lei da justiça, não atingiu esta lei.
Rom.9.32- Por
quê? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na
pedra de tropeço;
Rom.9.33- como
está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de
escândalo; e quem nela crer não será confundido.
Rom.10.1-
Irmãos, o bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é para
sua salvação.
Rom.10.2- Porque
lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas não
com entendimento.
Rom.10.3-
Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua
própria, não se sujeitaram à justiça de Deus.
Rom.10.4- Pois
Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.
Rom.10.5- Porque
Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela.
Rom.10.6- Mas a
justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu?
(isto é, a trazer do alto a Cristo;)
Rom.10.7- ou:
Quem descerá ao abismo? (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os mortos).
Rom.10.8- Mas
que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a
palavra da fé, que pregamos.
Rom.10.9-
Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração
creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
Rom.10.10- pois
é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a
salvação.
Rom.10.11-
Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido.
Rom.10.12-
Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de
todos, rico para com todos os que o invocam.
Rom.10.13-
Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Rom.10.14- Como
pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não
ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue?
Rom.10.15- E
como pregarão, se não forem enviados? Assim como está escrito: Quão formosos os
pés dos que anunciam coisas boas!
Rom.10.16- Mas
nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito
à nossa mensagem?
Rom.10.17- Logo
a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Rom.10.18- Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a
terra saiu a voz deles, e as suas palavras até os confins do mundo.
Rom.10.19- Mas pergunto ainda: Porventura Israel não o soube? Primeiro diz
Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo, com um povo
insensato vos provocarei à ira.
Rom.10.20- E
Isaías ousou dizer: Fui achado pelos que não me buscavam, manifestei-me aos que
por mim não perguntavam.
Rom.10.21-
Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo
desobediente e rebelde.
Rom.11.1-
Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu
também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.
Rom.11.2- Deus
não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura
diz de Elias, como ele fala a Deus contra Israel, dizendo:
Rom.11.3-
Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei,
e procuraram tirar-me a vida?
Rom.11.4- Mas
que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil varões que não
dobraram os joelhos diante de Baal.
Rom.11.5- Assim,
pois, também no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da
graça.
Rom.11.6- Mas se
é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.
Rom.11.7- Pois
quê? O que Israel busca, isso não o alcançou; mas os eleitos alcançaram; e os
outros foram endurecidos,
Rom.11.8- como
está escrito: Deus lhes deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e
ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje.
Rom.11.9- E
David diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, e em
retribuição;
Rom.11.10-
escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e tu encurva-lhes sempre as costas.
Rom.11.11- Logo,
pergunto: Porventura tropeçaram de modo que caíssem? De
maneira nenhuma, antes pelo seu tropeço veio a salvação aos gentios, para os
incitar ao ciúme.
Rom.11.12- Ora
se o tropeço deles é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos
gentios, quanto mais a sua plenitude!
Rom.11.13- Mas é
a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o
meu ministério,
Rom.11.14- para
ver se de algum modo posso incitar ao ciúme os da minha raça e salvar alguns
deles.
Rom.11.15-
Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão,
senão a vida dentre os mortos?
Rom.11.16- Se as
primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos
o são.
Rom.11.17- E se
alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no
lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Rom.11.18- não
te glories contra os ramos; e, se contra eles te
gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Rom.11.19- Dirás
então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Rom.11.20- Está
bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não
te ensoberbeças, mas teme;
Rom.11.21-
porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti.
Rom.11.22-
Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram,
severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do
contrário também tu serás cortado.
Rom.11.23- E
ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque
poderoso é Deus para os enxertar novamente.
Rom.11.24- Pois
se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em
oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos
naturais!
Rom.11.25-
Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério
(para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre
Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;
Rom.11.26- e
assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e
desviará de Jacob as impiedades;
Rom.11.27- e
este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os
seus pecados.
Rom.11.28-
Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas,
quanto à eleição, amados por causa dos pais.
Rom.11.29-
Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.
Rom.11.30- Pois,
assim como vós outrora fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes
misericórdia pela desobediência deles,
Rom.11.31- assim
também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia
pela misericórdia a vós demonstrada.
Rom.11.32-
Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, a fim de usar de
misericórdia para com todos.
Rom.11.33- Ó
profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão
insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Rom.11.34- Pois,
quem jamais conheceu a mente do Senhor? Ou quem se fez seu conselheiro?
Rom.11.35- Ou
quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
Rom.11.36- Porque
dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele
eternamente. Amém.
Rom.12.1- Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que
apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus,
que é o vosso culto racional.
Rom.12.2- E não
vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente,
para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Rom.12.3- Porque
pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós
que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que pense de si
sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um.
Rom.12.4- Pois
assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma
função,
Rom.12.5- assim
nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e
individualmente uns dos outros.
Rom.12.6- De
modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é
profecia, seja ela segundo a medida da fé;
Rom.12.7- se é
ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
Rom.12.8- ou que
exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o
com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com
alegria.
Rom.12.9- O amor
seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Rom.12.10- Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros;
Rom.12.11- não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito,
servindo ao Senhor;
Rom.12.12-
alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
Rom.12.13- acudi
aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;
Rom.12.14- abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis;
Rom.12.15- alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram;
Rom.12.16- sede
unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às
humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;
Rom.12.17- a
ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas
dignas, perante todos os homens.
Rom.12.18- Se
for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.
Rom.12.19- Não
vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está
escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.
Rom.12.20-
Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de
beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Rom.12.21- Não
te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Rom.13.1- Toda
alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não
venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
Rom.13.2- Por
isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem
trarão sobre si mesmos a
condenação.
Rom.13.3- Porque
os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que
fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faz o bem, e terás louvor
dela;
Rom.13.4-
porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme,
pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira
contra aquele que pratica o mal.
Rom.13.5- Pelo
que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas
também por causa da consciência.
Rom.13.6- Por
esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem
a isso mesmo.
Rom.13.7- Dai a
cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a
quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra,
honra.
Rom.13.8- A
ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco;
pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.
Rom.13.9- Com
efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há
algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo
como a ti mesmo.
Rom.13.10- O
amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
Rom.13.11- E
isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de
despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do
que quando nos tornamos crentes.
Rom.13.12- A
noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e
vistamo-nos das armas da luz.
Rom.13.13-
Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em
impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.
Rom.13.14- Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da
carne em suas concupiscências.
Rom.14.1- Ora,
ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para
condenar-lhe os escrúpulos.
Rom.14.2- Um crê
que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes.
Rom.14.3- Quem come não despreze a quem não come;
e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu.
Rom.14.4- Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor
ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o
firmar.
Rom.14.5- Um faz
diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja
inteiramente convicto em sua própria mente.
Rom.14.6- Aquele
que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come,
porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a
Deus.
Rom.14.7- Porque
nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
Rom.14.8- Pois,
se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De
sorte que, quer vivamos quer
morramos, somos do Senhor.
Rom.14.9- Porque
foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto
de mortos como de vivos.
Rom.14.10- Mas tu,
por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois
todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus.
Rom.14.11-
Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará
todo joelho, e toda língua louvará a Deus.
Rom.14.12-
Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Rom.14.13-
Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes
o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
Rom.14.14- Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é de si mesmo
imundo a não ser para aquele que assim o considera; para esse é imundo.
Rom.14.15- Pois,
se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não
faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Rom.14.16- Não
seja pois censurado o vosso bem;
Rom.14.17-
porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na
paz, e na alegria no Espírito Santo.
Rom.14.18- Pois
quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Rom.14.19-
Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e
as que contribuem para a edificação mútua.
Rom.14.20- Não destruas por causa da comida a obra de Deus. Na verdade tudo
é limpo, mas é um mal para o homem dar motivo de tropeço pelo comer.
Rom.14.21- Bom é
não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão
tropece.
Rom.14.22- A fé
que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não
se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Rom.14.23- Mas
aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da
fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.
Rom.15.1- Ora
nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas
dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
Rom.15.2-
Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para
edificação.
Rom.15.3- Porque
também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está escrito: Sobre mim
caíram as injúrias dos que te injuriavam.
Rom.15.4-
Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para
que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos
esperança.
Rom.15.5- Ora, o
Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo sentimento uns para com os
outros, segundo Cristo Jesus.
Rom.15.6- Para que
unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo.
Rom.15.7-
Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu, para
glória de Deus.
Rom.15.8- Digo
pois que Cristo foi feito ministro da circuncisão, por causa da verdade de
Deus, para confirmar as promessas feitas aos pais;
Rom.15.9- e para
que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito:
Portanto eu te louvarei entre os gentios, e cantarei ao teu nome.
Rom.15.10- E
outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, juntamente com o povo.
Rom.15.11- E
ainda: Louvai ao Senhor, todos os gentios, e louvem-no, todos os povos.
Rom.15.12- E
outra vez, diz também Isaías: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta
para reger os gentios; nele os gentios esperarão.
Rom.15.13- Ora,
o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que
abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.
Rom.15.14- Eu,
da minha parte, irmãos meus, estou persuadido a vosso respeito,
que vós já estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento e capazes,
vós mesmos, de admoestar-vos uns aos outros.
Rom.15.15- Mas
em parte vos escrevo mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à
memória, por causa da graça que por Deus me foi dada,
Rom.15.16- para
ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus,
para que sejam aceitáveis os gentios como oferta, santificada pelo Espírito
Santo.
Rom.15.17-
Tenho, portanto, motivo para me gloriar em Cristo
Jesus, nas coisas concernentes a Deus;
Rom.15.18-
porque não ousarei falar de coisa alguma senão daquilo que Cristo por meu
intermédio tem feito, para obediência da parte dos gentios, por palavra e por
obras,
Rom.15.19- pelo
poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde
Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado
o evangelho de Cristo;
Rom.15.20- deste
modo esforçando-me por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido
nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio;
Rom.15.21-
antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado, o verão; e os que
não ouviram, entenderão.
Rom.15.22- Pelo
que também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco;
Rom.15.23- mas
agora, não tendo mais o que me detenha nestas regiões, e tendo já há muitos
anos grande desejo de ir visitar-vos,
Rom.15.24- eu o farei quando for à Espanha; pois espero ver-vos de passagem
e por vós ser encaminhado para lá, depois de ter gozado um pouco da vossa
companhia.
Rom.15.25- Mas
agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos.
Rom.15.26-
Porque pareceu bem à Macedónia e à Acaia levantar uma oferta fraternal para os
pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
Rom.15.27- Isto
pois lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os
gentios foram participantes das bênçãos espirituais dos judeus, devem também
servir a estes com as materiais.
Rom.15.28-
Tendo, pois, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá,
passando por vós, irei à Espanha.
Rom.15.29- E bem
sei que, quando for visitar-vos, chegarei na plenitude
da bênção de Cristo.
Rom.15.30-
Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que
luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus,
Rom.15.31- para
que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judeia, e que este meu ministério
em Jerusalém seja aceitável aos santos;
Rom.15.32- a fim
de que, pela vontade de Deus, eu chegue até vós com alegria, e possa entre vós
recobrar as forças.
Rom.15.33- E o
Deus de paz seja com todos vós. Amém.
Rom.16.1- Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que
está em Cencreia;
Rom.16.2- para
que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer
coisa que de vós necessitar; porque ela tem sido o amparo de muitos, e de mim
em particular.
Rom.16.3- Saudai
a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,
Rom.16.4- os
quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que
não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas
dos gentios.
Rom.16.5- Saudai
também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epéneto, meu amado, que é as
primícias da Ásia para Cristo.
Rom.16.6- Saudai
a Maria, que muito trabalhou por vós.
Rom.16.7- Saudai
a Andrónico e a Júnia, meus parentes e meus companheiros de prisão, os quais
são bem conceituados entre os apóstolos, e que estavam em Cristo antes de mim.
Rom.16.8- Saudai
a Ampliato, meu amado no Senhor.
Rom.16.9- Saudai
a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis,
meu amado.
Rom.16.10- Saudai
a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da casa de Aristóbulo.
Rom.16.11-
Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da casa de
Narciso que estão no Senhor.
Rom.16.12-
Saudai a Trifena e a Trifosa,
que trabalham no Senhor. Saudai a amada Pérside, que
muito trabalhou no Senhor.
Rom.16.13-
Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.
Rom.16.14-
Saudai a Asíncrito, a Flegonte,
a Hermes, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que
estão com eles.
Rom.16.15-
Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e
a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.
Rom.16.16- Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas
de Cristo vos saúdam.
Rom.16.17- Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e
escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Rom.16.18-
Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com
palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes.
Rom.16.19- Pois
a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me, portanto, em vós; e quero
que sejais sábios para o bem, mas simples para o mal.
Rom.16.20- E o
Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de
nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.
Rom.16.21-
Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jáson,
e Sosípatro, meus parentes.
Rom.16.22- Eu, Tércio, que escrevo esta carta, vos saúdo
no Senhor.
Rom.16.23-
Saúda-vos Gaio, hospedeiro meu e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro
da cidade, e também o irmão Quarto.
Rom.16.24- [A
graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.]
Rom.16.25- Ora,
àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação
de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os
tempos eternos,
Rom.16.26- mas
agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas,
segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para
obediência da fé;
Rom.16.27- ao
único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.