Lucas
- Capítulo 16
Luc.16.1- Dizia
Jesus também aos seus discípulos: Havia certo homem rico, que tinha um mordomo;
e este foi acusado perante ele de estar dissipando os seus
bens.
Luc.16.2-
Chamou-o, então, e lhe disse: Que é isso que ouço dizer de ti? Presta contas da
tua mordomia; porque já não podes mais ser meu mordomo.
Luc.16.3- Disse,
pois, o mordomo consigo: Que hei-de fazer, já que o meu
senhor me tira a mordomia? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho
vergonha.
Luc.16.4- Agora
sei o que vou fazer, para que, quando for desapossado
da mordomia, me recebam em suas casas.
Luc.16.5- E
chamando a si cada um dos devedores do seu senhor,
perguntou ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor?
Luc.16.6-
Respondeu ele: Cem medidas de azeite. Disse-lhe então:
Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve cinquenta.
Luc.16.7-
Perguntou depois a outro: E tu, quanto deves? Respondeu ele: Cem coros de trigo.
E disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta.
Luc.16.8- E
louvou aquele senhor ao injusto mordomo por haver procedido com sagacidade;
porque os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os
filhos da luz.
Luc.16.9- Eu vos
digo ainda: Granjeai amigos por meio das riquezas da
injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos
tabernáculos eternos.
Luc.16.10- Quem
é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é
injusto no muito.
Luc.16.11- Se,
pois, nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos
confiará as verdadeiras?
Luc.16.12- E se
no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?
Luc.16.13-
Nenhum servo pode servir dois senhores; porque ou há-de odiar a um e amar ao
outro, ou o há-de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus
e às riquezas.
Luc.16.14- Os
fariseus, que eram gananciosos, ouviam todas essas coisas e zombavam
dele.
Luc.16.15- E
ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós
mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que
entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.
Luc.16.16- A lei
e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino
de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.
Luc.16.17- É,
porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da
lei.
Luc.16.18- Todo
aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa
com a que foi repudiada pelo marido, também comete
adultério.
Luc.16.19- Ora,
havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os
dias se regalava esplendidamente.
Luc.16.20- Ao
seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de
úlceras;
Luc.16.21- o
qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os
próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.
Luc.16.22- Veio
a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu
também o rico, e foi sepultado.
Luc.16.23- No
hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao
longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
Luc.16.24- E,
clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e
envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua,
porque estou atormentado nesta chama.
Luc.16.25-
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus
bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu
atormentado.
Luc.16.26- E
além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que
quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para
nós.
Luc.16.27- Disse
ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu
pai,
Luc.16.28-
porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho,
a fim de que não venham eles também para este lugar de
tormento.
Luc.16.29-
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
Luc.16.30-
Respondeu ele: Não! Pai Abraão; mas, se alguém dentre
os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.
Luc.16.31-
Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco
acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
Estudos
bíblicos sem fronteiras teológicas