Tobias (ou Tobit) - Capítulo 12

 

Tbi.12.1 Terminada a festa do casamento, Tobit chamou seu filho Tobias e lhe disse: "Filho, está na hora de você pagar a esse homem que o acompanhou e dar-lhe também alguma gratificação".
Tbi.12.2 Tobias respondeu: "Pai, quanto devo dar a ele? Mesmo que eu dê a ele a metade dos bens que trago comigo, não me faria falta.
Tbi.12.3 Ele me conduziu são e salvo, libertou minha mulher, resgatou o dinheiro e ainda curou o senhor. Como é que vou lhe pagar?"
Tbi.12.4 Tobit disse: "Filho, ele bem merece a metade de tudo o que você trouxe!"
Tbi.12.5 Então Tobias o chamou e disse: "Como pagamento, pegue metade de tudo o que você trouxe e vá em paz".
Tbi.12.6 Mas ele chamou os dois à parte, e disse: "Bendigam a Deus e proclamem diante de todos os seres vivos os benefícios que ele concedeu a vocês. Bendigam e cantem ao seu Nome. Anunciem a todos os homens, como convém, as obras de Deus. E não se cansem de lhe agradecer.
Tbi.12.7 É bom manter oculto o segredo do rei, mas é necessário revelar e manifestar as obras de Deus. Pratiquem o bem, e não lhes acontecerá nenhuma desgraça.
Tbi.12.8 Vale mais a oração com jejum e a esmola com justiça, do que a riqueza adquirida com a injustiça. É melhor praticar a esmola do que acumular ouro.
Tbi.12.9 A esmola livra da morte e purifica de todo pecado. Quem pratica esmola, terá vida longa.
Tbi.12.10 Os pecadores e injustos são inimigos de si próprios.
Tbi.12.11 Vou revelar-lhes toda a verdade, sem ocultar nada. Já lhes expliquei que é bom manter oculto o segredo do rei, mas as obras de Deus devem ser proclamadas publicamente.
Tbi.12.12 Quando você e Sara rezavam, era eu quem apresentava o memorial da súplica de vocês diante do Senhor glorioso. A mesma coisa eu fazia quando você sepultava os mortos.
Tbi.12.13 Quando você não teve dúvidas em deixar o almoço, a comida, para ir esconder um morto, eu fui mandado para provar a sua fé.
Tbi.12.14 Da mesma forma, fui mandado para curar você e sua nora Sara.
Tbi.12.15 Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre prontos para entrar na presença do Senhor glorioso".
Tbi.12.16 Os dois ficaram assustados e caíram com o rosto por terra, cheios de medo.
Tbi.12.17 Rafael, porém, lhes disse: "Não tenham medo! Que a paz esteja com vocês! Bendigam a Deus para sempre.
Tbi.12.18 Se eu estive com vocês, não foi por vontade minha, mas de Deus. É a ele que vocês devem sempre bendizer e cantar hinos.
Tbi.12.19 Vocês pensavam que eu comia, mas era só aparência.
Tbi.12.20 Agora, bendigam ao Senhor na terra, e agradeçam a Deus. Volto para aquele que me enviou. Escrevam tudo o que lhes aconteceu". E o anjo desapareceu.
Tbi.12.21 Quando se levantaram, não o puderam ver mais.
Tbi.12.22 Então louvaram a Deus e entoaram hinos, agradecendo-lhe as maravilhas que ele tinha realizado, porque o anjo de Deus tinha aparecido a eles.

 

 

 

Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas