Bagavad Guitá – Canto 017
Variadas tríades
Bag.17.1 - ARJUNA: — Aqueles que oferecem sacrifícios a Brahman,
com todo o coração, mas sem a observância da regra prescrita pelos sábios, como
Tu classificas a fé deles? É sátvica, rajásica ou tamásica?
Bag.17.2 - SHRI CRISNA: — A
fé no homem corresponde à sua natureza particular, e é sátvica,
rajásica e tamásica.
Compreende tu, ó Arjuna.
Bag.17.3 - Ela toma a matiz
que lhe dá a substância do seu ser. O homem é o que é a sua fé.
Bag.17.4 - Os homens sátvicos adoram deuses, os rajásicos
prestam culto aos guardas das riquezas e às forças extraordinárias e os tamásicos veneram os fantasmas e os demónios.
Bag.17.5 - Os homens que
praticam austeridades estupendas, interditas pelas regras, com egoísmo e hipocrisia,
impelidos unicamente pelos desejos e paixões,
Bag.17.6 - E mortificam o
seu corpo, e torturam em vão o espírito, são a execração do género humano.
Bag.17.7 - A alimentação é
variável segundo os homens, e são três as suas
espécies; da mesma maneira há tríade do sacrifício, da austeridade, da caridade
prática. Eis as diferenças:
Bag.17.8 - Os sátvicos preferem os alimentos que aumentam a vitalidade, a
força, a pureza, a saúde, a felicidade e o amor e que são sumarentos, doces,
substanciais e saborosos.
Bag.17.9 - Os rajásicos são atraídos pelos alimentos amargos, ácidos,
salgados, picantes, quentes, secos e acres, que trazem o mal-estar da saúde e
provocam doenças.
Bag.17.10 - Os tamásicos tomam gosto aos alimentos frios, impuros,
estragados, fermentados e contagiados.
Bag.17.11 - O sacrifício é sátvico quando é feito com serenidade, sem o desejo ao seu
fruto, praticado como um dever e realizado segundo a regra prescrita.
Bag.17.12 - O sacrifício
feito com o fim do proveito pessoal e realizado com ostentação e hipocrisia é rajásica, ó Arjuna.
Bag.17.13 - O sacrifício
sem a regra prescrita, sem a oblação, sem hinos, sem dádivas e sem fé, é
chamado tamásico.
Bag.17.14 - A homenagem a
Deus, o respeito pelo brâmane, pelo mestre espiritual e pelo sábio, a pureza, a
rectidão, a continência e a não-violência formam a essência da austeridade
física;
Bag.17.15 - Falar gentil e
agradavelmente, falar sempre a verdade, falar com urbanidade, dissertar sempre
sobre os textos da escritura sagrada, tudo isto constitui a austeridade da
linguagem;
Bag.17.16 - A alegria viva,
a afabilidade, o silêncio, o auto-domínio e a candura constituem a austeridade
mental;
Bag.17.17 - Essa tríade de
austeridades praticadas pelo homem, com fé perfeita e com a luz da razão, sem
aspiração aos seus frutos, é chamada ascese sátvica.
Bag.17.18 - A mesma tríade
praticada com vaidade e hipocrisia, com o fim de ser respeitado, ter honras e
veneração, é chamada ascese rajásica; ela é instável
e efémera.
Bag.17.19 - Essa mesma
praticada com obstinação doida, com torturas a si próprio e com o fim de
causar dano a outrem, é chamada tamásica.
Bag.17.20 - A caridade é
chamada sátvica quando o donativo é oferecido à
pessoa merecedora, pelo amor de dar e para o bem, em tempo e em lugar próprio,
sem esperar retribuição alguma.
Bag.17.21 - A caridade,
quando é feita com constrangimento e com a esperança de recompensa, é, chamada rajásica.
Bag.17.22 - A caridade
sendo praticada sem consideração às condições do tempo e do lugar e o donativo
oferecido a pessoa indigna e com desdém, é chamada tamásica.
Bag.17.23 - AUM-TAT-SAT,
esta tríade de palavras monossilábicas simboliza o Brahman
que, nos prístinos, tempos deu origem aos brâmanes,
aos Vedas e ao sacrifício.
Bag.17.24 - Eis a razão
porque todo o devoto começa os actos de sacrifício, de caridade e de
austeridade pronunciando a sílaba AUM segundo a lei prescrita.
Bag.17.25 - Pronunciando
TAT, procura a sua libertação do ciclo da vida e morte no mundo cósmico,
renunciando aos frutos de sacrifício, de caridade e de austeridade a Brahman.
Bag.17.26 - SAT significa o
bem, a existência, e se emprega também no sentido de boa acção, e se pronuncia
essa palavra a fim de habituar o homem às boas acções.
Bag.17.27 - O SAT é também
dedicar toda a vida aos sacrifícios, à caridade, à austeridade, e fazer destas
acções o seu dever.
Bag.17.28 - O sacrifício, a
caridade, a austeridade e todas as outras acções praticadas sem fé são
inconsequentes neste mundo e noutro também.
Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas