Bagavad Guitá – Canto 14

 

A natureza e as suas qualidades

Bag.14.1 - SHRI CRISNA: — Vou-te introduzir agora, ó Arjuna, no conhecimento supremo, sabedoria em extremo, cuja integração conduziu muitos sábios à perfeição.

Bag.14.2 - Recorrendo-se a esse conhecimento, os sábios identifi­cam-se Comigo, e assim evitam o nascimento durante a criação universal e a aflição da dissolução do universo cósmico.

Bag.14.3 - A Natureza é a matriz em que Eu projecto o gérmen para se desenvolver; e brotam dela todos os seres deste mundo, ó Arjuna!

Bag.14.4 - Ela é a mãe, origem de todas as espécies vegetais e animais, variadas que sejam, na aparência, as suas matrizes geradoras, e Eu, o pai que lanço semente em todas elas.

Bag.14.5 - As três qualidades Satva, Raja e Tama, nascidas da Natureza, fazem aprisionar, no nosso corpo, o seu senhor imperecível, ó Arjuna!

Bag.14.6 - Dentre elas a Satva é o farol da luz e a fonte da saúde, que, pela sua pureza, prende o homem ao conhecimento espiritual e à bem-aventurança.

Bag.14.7 - A Raja tem por essência a atracção pelos objectos, que, gerando o desejo, prende o homem à acção.

Bag.14.8 - A Tama envolve todos os mortais no véu da ignorância, arrastando-os à preguiça, à indiferença e ao sono.

Bag.14.9 - Em suma, a Satva liga o homem à felicidade suprema, a Raja condu-lo à acção e a Tama, cobrindo-o com o véu da ignorância, encerra-o na inércia, na apatia.

Bag.14.10 - Umas vezes é a Satva que predomina, vencendo as duas, a Raja e a Tama; outras vezes a Raja domina a Satva e a Tama; ou a Tama se eleva acima da Satva e da Raja, ó Arjuna!

Bag.14.11 - Quando no homem os órgãos dos sentidos se mostram vivos e a inteligência é lúcida, deve-se compreender que na natureza dele há acréscimo da qualidade sátvica.

Bag.14.12 - A ambição, o dinamismo, a iniciativa da acção, a inquie­tação e o desejo, são sinais da predominância da Raja.

Bag.14.13 - A ignorância, a preguiça, a negligência, a aberração, tudo isto nasce quando a Tama predomina.

Bag.14.14 - Quando a qualidade Satva persiste no homem até ao último suspiro, o seu espírito atinge o mundo dos sábios virtuosos, e lá retoma ele o novo corpo.

Bag.14.15 - Aquele que expira com a predominância da qualidade Raja renasce no meio social activo e o da Tama no meio dos ignorantes e brutos.

Bag.14.16 - O fruto das obras praticadas com rectidão (obras Sátvicas) é a pureza de todos os sentidos. A dor é a consequência das obras rajásicas e a ignorância é o resultado da acção tamásica.

Bag.14.17 - O conhecimento espiritual procede da qualidade Satva; a ambição nasce da Raja; e a ignorância, a ilusão e a negligência provêm da Tama.

Bag.14.18 - A ascensão espiritual é apanágio do homem sátvico; a vida mundana cabe ao rajásico; o aviltamento é a sorte do tamásico, praticando actos indignos.

Bag.14.19 - Quando o homem chega a conhecer, profundamente, que todas acções, quer físicas quer morais, procedem das qualidades da Natureza e que, para além delas, existe o Su­premo, que assiste a todos os mecanismos vitais, e se dirige a Ele, este atinge-Me;

Bag.14.20 - Quando o homem transcende as qualidades da Natureza que dirigem todas as actividades vitais, livra-se do nasci­mento, da decrepitude, da velhice, de todos os sofrimentos e da morte e chega à imortalidade.

Bag.14.21 - ARJUNA: — Dizei-me, Senhor, os sinais evidentes daquele que transcendeu as três qualidades da Natureza. Como se porta ele? De que modo transcendeu ele essas qualidades?

Bag.14.22 - SHRI CRISNA: — Ó Arjuna, aquele que não se escusa, nem foge à luz súbita no espírito (resultado da Satva crescente), ao impulso à acção (resultado da Raja cres­cente) e ao obscurecimento mental (resultado da Tama crescente), nem os deseja quando eles cessam;

Bag.14.23 - Indiferente a tudo, não se deixando influenciar pelas qualidades, conserva-se impassível, pela razão de que toda a acção procede do jogo da Natureza;

Bag.14.24 - Considera o prazer e a dor como sendo da mesma cate­goria, e toma por iguais a terra, a pedra e o ouro; firme, equânime perante o agradável e o desagradável, a glória e o ultraje;

Bag.14.25 - Considera também que a honra e o ultraje são da mesma ordem, igual perante a facção dos amigos e a dos inimigos, e não é atreito à iniciativa do proveito material, esse homem transcendeu as qualidades da Natureza; ele é espiritual.

Bag.14.26 - E esse, quando Me ama, Me adora com amor fervoroso, ultrapassando as qualidades da Natureza, se torna capaz de se identificar com Brahman.

Bag.14.27 - Porque sou Eu a base de Brahman, da imortalidade, do princípio espiritual, da lei da vida eterna e da beatitude.

 

 

 

Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas