Alcorão – Sura
025
O DISCERNIMENTO - Em nome de Deus, o Clemente, o
Misericordioso.
Alc.25.1- Bendito seja Aquele que
revelou o Discernimento ao Seu servo - para que fosse um admoestador da
humanidade -,
Alc.25.2- O Qual possui o reino dos céus
e da terra. Não teve filho algum, nem tampouco teve parceiro algum no reinado.
E criou todas as coisas, e deu-lhes a devida proporção.
Alc.25.3- Não obstante, eles adoram, em
vez d'Ele, divindades que nada podem criar, posto que elas mesmas foram
criadas. E não podem prejudicar nem beneficiar a si mesmas, e não dispõem da
morte, nem da vida, nem da ressurreição.
Alc.25.4- Os incrédulos dizem: Este
(Alcorão) não é mais do que uma calúnia que ele (Mohammad) forjou, ajudado por
outros homens! Porém, com isso, proferem uma iniquidade e uma falsidade.
Alc.25.5- E afirmam: São fábulas dos
primitivos que ele mandou escrever. São ditadas a ele, de manhã e à tarde!
Alc.25.6- Diz-lhes: Revelou-mo Quem
conhece o mistério dos céus e da terra, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.25.7- E dizem: Que espécie de
Mensageiro é este que come as mesmas comidas e anda pelas ruas? Por que não lhe
foi enviado um anjo, para que fosse, junto a ele, admoestador?
Alc.25.8- Ou por que não lhe foi enviado
um tesouro? Ou por que não possui um pomar do qual desfrute? Os iníquos dizem
ainda: Não seguis senão um homem enfeitiçado!
Alc.25.9- Olha com o que te comparam!
Porém, assim se desviam, e nunca encontrarão senda alguma.
Alc.25.10- Bendito seja Quem, se Lhe
aprouver, pode conceder-te algo melhor do que isso, (tais como): jardins,
abaixo dos quais correm os rios, bem como palácios.
Alc.25.11- Qual! Negam o advento da
Hora! Temos destinado o tártaro para aqueles que negam a Hora:
Alc.25.12- Quando este (o tártaro), de
um lugar longínquo, os avistar, eles lhe ouvirão o ribombar e a crepitação.
Alc.25.13- E quando, acorrentados, forem
arrojados nele, em um local exíguo, suplicarão então pela destruição!
Alc.25.14- Não clameis, hoje, por uma só
destruição; clamai, outrossim, por muitas destruições!
Alc.25.15- Pergunta-lhes: Que é
preferível: isto, ou o Jardim da Eternidade que tem sido prometido aos devotos
como recompensa e destino,
Alc.25.16- De onde obterão tudo quanto
anelarem, e em que morarão eternamente, porque é uma promessa inexorável do teu
Senhor?
Alc.25.17- No dia em que Ele os
congregar, com tudo quanto adoram em vez de Deus, Ele dirá: Fostes vós, acaso,
aqueles que extraviaram estes Meus servos ou foram eles que se extraviaram?
Alc.25.18- Responderão: Glorificado
sejas! Não nos era dado adoptar outros protectores em vez de Ti! Porém,
agraciaste-os (com bens terrenos), bem como seus pais, até que se esqueceram da
Mensagem e foram desventurados.
Alc.25.19- (Deus dirá aos idólatras):
Eis que as vossas divindades vos desmentem, no que afirmastes, não podereis
esquivar-vos do castigo, nem socorrer-vos. A quem, dentre vós, tiver sido
iníquo, infligiremos um severo castigo.
Alc.25.20- Antes de ti jamais enviamos
mensageiros que não comessem os mesmos alimentos e caminhassem pelas ruas, e
fizemos alguns, dentre vós, tentarem os outros. Acaso (ó fiéis), sereis
perseverantes? Eis que o teu Senhor é Omnividente.
Alc.25.21- Aqueles que não esperam o
comparecimento ante Nós, dizem: Por que não nos são enviados os anjos, ou não
vemos nosso Senhor? Na verdade, eles se ensoberbeceram e excederam em muito!
Alc.25.22- No dia me que virem os anjos,
nada haverá de alvissareiro para os pecadores, e (aqueles) lhe dirão: É uma
barreira intransponível.
Alc.25.23- Então, Nos disporemos a
aquilatar as suas acções, e as reduziremos a moléculas de pó dispersas.
Alc.25.24- Nesse dia, os dilectos do
Paraíso estarão abrigados, no mais digno e prazeroso lugar de repouso.
Alc.25.25- Será o dia em que o céu se
fenderá com os cirros, e os anjos serão enviados, em longa e esplendorosa fila.
Alc.25.26- Nesse dia, a verdadeira
soberania será do Clemente, e será um dia aziago para os incrédulos.
Alc.25.27- Será o dia em que o iníquo
morderá as mãos e dirá: Oxalá tivesse seguido a senda do Mensageiro!
Alc.25.28- Ai e mim! Oxalá não tivesse
tomado fulano por amigo,
Alc.25.29- Porque me desviou da
Mensagem, depois de ela me ter chegado. Ah! Satanás mostra-se aviltante para
com os homens!
Alc.25.30- E o Mensageiro dirá: Ó Senhor
meu, em verdade o meu povo tem negligenciado este Alcorão!
Alc.25.31- Assim destinamos a casa
profeta um adversário entre os pecadores; porém, baste teu Senhor por Guia e
Socorredor.
Alc.25.32- Os incrédulos dizem: Por que
não lhe foi revelado o Alcorão de uma só vez? (Saibam que) assim procedemos
para firmar com ele o teu coração, e to ditamos em versículos, paulatinamente.
Alc.25.33- Sempre que te fizerem alguma
refutação, comunicar-te-emos a verdade irrefutável e, dela, a melhor
explanação.
Alc.25.34- Aqueles que forem
congregados, de bruços, ante o inferno, encontrar-se-ão em pior posição, e
ainda mais desencaminhados.
Alc.25.35- Havíamos concedido o Livro a
Moisés e, como ele, designamos como vizir seu irmão, Aarão.
Alc.25.36- E lhe dissemos: Ide ao povo
que desmentiu os Nossos Sinais. E os destruímos completamente.
Alc.25.37- E afogamos o povo de Noé
quando desmentiu os mensageiros, e fizemos dele um sinal para os humanos; e
destinamos um doloroso castigo aos iníquos.
Alc.25.38- E (exterminamos) os povos de
Ad, de Tamud, e os habitantes de Arras e, entre eles, muitas gerações.
Alc.25.39- A cada qual narramos
parábolas e exemplificamos, e a casa um aniquilamos por completo, devido (aos
seus pecados).
Alc.25.40- (Os incrédulos) têm passado,
frequentemente, pela cidade, sobre a qual foi desencadeada a chuva nefasta. Não
tem visto, acaso? Sim; porém, não temem a ressurreição.
Alc.25.41- E quando te vêem,
escarnecem-te, dizendo: É este Deus que enviou por Mensageiro?
Alc.25.42- Ele esteve a ponto de
desviar-nos dos nossos deuses, e assim aconteceria, se não tivéssemos sido
constantes com eles! Porém, logo saberão, quando virem o castigo, mormente quem
estiver mais desencaminhado!
Alc.25.43- Não tens reparado em quem
toma por divindade os seus desejos? Ousarias advogar por ele?
Alc.25.44- Ou pensas que a maioria deles
ouve ou compreende? Qual! São como o gado; qual, são mais irracionais ainda!
Alc.25.45- Não tens reparado em como o
teu Senhor projecta a sombra? Se Ele quisesse, fá-la-ia estável! Entretanto,
fizemos do sol o seu regente.
Alc.25.46- Logo a recolhemos até Nós,
paulatinamente.
Alc.25.47- Ele foi Quem vos fez a noite
por manto, o dormir por repouso, e fez o dia como ressurreição.
Alc.25.48- Ele é Quem envia os ventos
alvissareiros, mercê da Sua misericórdia; e enviamos do céu água pura,
Alc.25.49- Para com ela reviver uma
terra árida, e com ela saciar tudo quanto temos criado: animais e humanos.
Alc.25.50- Em verdade, distribuímo-la (a
água) entre eles, para que (de Nós) recordem-se; porém, a maioria dos humanos o
nega (iniquamente).
Alc.25.51- E se quiséssemos, teríamos
enviado um admoestador a cada cidade.
Alc.25.52- Não dês ouvido aos
incrédulos; mas combate-os com denoda, com este (o Alcorão).
Alc.25.53- Ele foi Quem estabeleceu as
duas massas de água; uma é doce e saborosa, e a outra é salgada e amarga, e
estabeleceu entre amas uma linha divisória e uma barreira intransponível.
Alc.25.54- Ele foi Quem criou os humanos
da água, aproximando-os, através da linhagem e do casamento; em verdade, o teu
Senhor é Omnipotente.
Alc.25.55- Não obstante, adoram, em vez
de Deus, o que não pode beneficiá-los, nem prejudicá-los, sendo que o incrédulo
é partidário (de Satanás) contra o seu Senhor.
Alc.25.56- E não te enviamos, senão como
alvissareiro e admoestador.
Alc.25.57- Diz-lhes: Não vos exijo, por
isso, recompensa alguma, além de pedir, a quem quiser encaminhar-se até a senda
do seu Senhor, que o faça.
Alc.25.58- E encomenda-te ao Vidente, Imortal,
e celebra os Seus louvores; e basta Ele como Sabedor dos pecados dos Seus
servos.
Alc.25.59- Foi ele Quem criou, em seis
dias, os céus e a terra, e tudo quanto existe entre ambos; então assumiu o
Trono. O Clemente! Interroga, pois, acerca disso, algum entendido (no assunto).
Alc.25.60- E quando lhes é dito:
Prostrai-vos ante o Clemente! Dizem: E quem é o Clemente? Temos de nos prostrar
ante quem nos mandas? E isso lhes agrava a aversão.
Alc.25.61- Bendito seja Quem colocou
constelações no firmamento e pôs, nele, uma lâmpada em uma lua reflectidora.
Alc.25.62- E foi Ele Quem fez a noite
suceder ao dia, para quem recordar ou demonstrar gratidão.
Alc.25.63- E os servos do Clemente são
aqueles que andam pacificamente pela terra e, e quando os incipientes lhes
falam, dizem: Paz!
Alc.25.64- São aqueles que passam a
noite adorando o seu Senhor, quer estejam prostrados ou em pé.
Alc.25.65- São aqueles que dizem: Ó
Senhor nosso, afasta de nós o suplício do inferno, porque o seu tormento é
angustiante.
Alc.25.66- Que péssima estancia e o
lugar de repouso!
Alc.25.67- São aqueles que, quando
gastam, não se excedem nem mesquinham, colocando-se no meio-termo
Alc.25.68- (Igualmente o são) aqueles
que não invocam, com Deus, outra divindade, nem matam nenhum ser que Deus
proibiu matar, senão legitimamente, nem fornicam; (pois sabem que) quem assim
proceder, receberão a sua punição:
Alc.25.69- No Dia da Ressurreição
ser-lhes-á duplicado o castigo; então, aviltados, se eternizarão (nesse
estado).
Alc.25.70- Salvo aqueles que se
arrependerem, crerem e praticarem o bem; a estes, Deus computará as más acções
como boas, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.25.71- Quanto àquele que se
arrepender e praticar o bem, converter-se-á a Deus sinceramente.
Alc.25.72- Aqueles que não perjurarem e,
quando se depararem com vaidades, delas se afastarem com honra,
Alc.25.73- Aqueles que, quando lhes
forem recordados os versículos do seu Senhor, não os ignorarem, como se fossem
surdos ou cegos,
Alc.25.74- E aqueles que disserem: Ó
Senhor nosso, faz com que as nossas esposas e a nossa prole sejam o nosso
consolo, e designa-nos imames dos devotos,
Alc.25.75- Tais serão recompensados, por
sua perseverança, com o empíreo, onde serão recebidos com saudação e paz,
Alc.25.76- E onde permanecerão
eternamente. Que magnífica estancia e o lugar de repouso!
Alc.25.77- Diz (àqueles que rejeitam):
Meu Senhor não Se importará convosco, se não O invocardes. Mas desmentistes (a
verdade), e por isso haverá um (castigo) inevitável.
Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas