Alcorão – Sura 004
AS MULHERES - Em nome de Deus, o Clemente, o
Misericordioso.
Alc.4.1- Ó humanos, temei a vosso
Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de
ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres. Temei a Deus, em nome do
Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco,
porque Deus é vosso Observador.
Alc.4.2- Concedei aos órfãos os seus
patrimónios; não lhes substituais o bom pelo mau, nem absorvais os seus bens
com os vossos, porque isso é um grave delito.
Alc.4.3-
Se temerdes ser injustos no trato com os órfãos, podereis desposar duas, três
ou quatro das que vos aprouver, entre as mulheres. Mas, se temerdes não poder
ser equitativos para com elas, casai, então, com uma só, ou conformai-vos com o
que tendes à mão. Isso é o mais adequado, para evitar que cometais injustiças.
Alc.4.4- Concedei os dotes que pertencem
às mulheres e, se for da vontade delas conceder-vos algo, desfrutai-o com bom
proveito.
Alc.4.5- Não entregueis aos néscios o
vosso património, cujo manejo Deus vos confiou, mas mantende-os, vesti-os e
tratai-os humanamente, dirigindo-vos a eles com benevolência.
Alc.4.6- Custodiai os órfãos, até que
cheguem a idades núbeis. Se porventura observardes amadurecimento neles,
entregai-lhes, então, os patrimónios; porém, abstende-vos de consumi-los
desperdiçada e apressadamente, (temendo) que alcancem a maioridade. Quem for
rico, que se abstenha de usá-los; mas, quem for pobre, que disponha deles com
moderação.
Alc.4.7- Aos filhos varões corresponde
uma parte do que tenham deixado os seus pais e parentes. Às mulheres também
corresponde uma parte do que tenham deixado os pais e parentes, quer seja
exígua ou vasta - uma quantia obrigatória.
Alc.4.8- Quando os parentes (que não herdeiros
directos), os órfãos e os necessitados estiverem presente, na partilha da
herança, concedei-lhes algo dela e tratai-os humanamente, dirigindo-vos a eles
com bondade.
Alc.4.9- Que (os que estão fazendo a
partilha) tenham o mesmo temor em suas mentes, como se fossem deixar uma
família desamparada atrás de si. Que temam a Deus e digam palavras apropriadas.
Alc.4.10- Porque aqueles que malversarem o património dos órfãos, introduzirão fogo em
suas entranhas e entrarão no Tártaro.
Alc.4.11- Deus vos prescreve acerca da
herança de vossos filhos: Daí ao varão a parte de duas filhas; se apenas houver
filhas, e estas forem mais de duas, corresponder-lhes-á dois terços do legado
e, se houver apenas uma, esta receberá a metade. Quanto aos pais do falecido, a
cada um caberá a sexta parte do legado, se ele deixar um filho; porém, se não
deixar, prole e a seus pais corresponder a herança, à mãe caberá um terço; mas
se o falecido tiver irmãos, corresponderá à mãe um sexto, depois de pagas as
doações e dívidas. É certo que vós ignorais quais sejam os que estão mais
próximos de vós, quanto ao benefício, quer sejam
vossos pais ou vossos filhos. Isto é uma prescrição de Deus, porque Ele é
Sapiente, Prudentíssimo.
Alc.4.12- De tudo quanto deixarem as
vossas esposas, corresponder-vos-á a metade, desde que elas não tenham tido
prole; porém, se a tiverem, só vos corresponderá a quarta parte de tudo quanto
deixardes, se não tiverdes prole; porém, se a tiverdes, só lhes corresponderá a
oitava parte de tudo quanto deixardes, depois de pagas as doações e dívidas. Se
um falecido, homem ou mulher, em estado de Kalala,
deixar herança e tiver um irmão ou uma irmã, receberá cada um deles, a sexta
parte; porém, se forem mais, co-herdarão a terça parte, depois de pagas as
doações e dívidas, sem prejudicar ninguém. Isto é uma prescrição de Deus,
porque Ele é Tolerante, Sapientíssimo.
Alc.4.13- Tais são os preceitos de Deus.
Àqueles que obedecerem a Deus e ao Seu Mensageiro, Ele os introduzirá em
jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Tal será o magnífico benefício.
Alc.4.14- Ao contrário, quem desobedecer
a Deus e ao Seu Mensageiro, profanando os Seus preceitos, Ele o introduzirá no
fogo infernal, onde permanecerá eternamente, e sofrerá um castigo ignominioso.
Alc.4.15- Quanto àquelas, dentre vossas
mulheres, que tenham incorrido em adultério, apelai para quatro testemunhas,
dentre os vossos e, se estas o confirmarem, confinai-as em suas casas, até que
lhes chegue a morte ou que Deus lhes trace um novo destino.
Alc.4.16- E àqueles, dentre vós, que o cometerem (homens e mulheres), puni-os; porém,
caso se arrependam e se corrijam, deixai-os tranquilos, porque Deus é
Remissório, Misericordiosíssimo.
Alc.4.17- A absolvição de Deus recai
tão-somente sobre aqueles que cometem um mal, por ignorância, e logo se
arrependem. A esses, Deus absolve, porque é Sapiente, Prudentíssimo.
Alc.4.18- A absolvição não alcançará
aqueles que cometerem obscenidades até à hora da morte, mesmo que nessa hora
alguém, dentre eles, diga: Agora me arrependo. E
tampouco alcançará os que morrerem na incredulidade, pois para eles destinamos
um doloroso castigo.
Alc.4.19- Ó fiéis, não vos é permitido
herdar as mulheres, contra a vontade delas, nem as atormentar, com o fim de vos
apoderardes de uma parte daquilo que as tenhais dotado, a menos que elas tenham
cometido comprovada obscenidade. E harmonizai-vos entre elas, pois se as
menosprezardes, podereis estar depreciando seres que Deus dotou de muitas
virtudes.
Alc.4.20- Se desejardes trocar da esposa,
tendo-a dotado com um quintal, não lho diminuais em nada. Tomá-lo-íeis de
volta, com uma falsa imputação e um delito flagrante?
Alc.4.21- E como podeis
tomá-lo de volta depois de haverdes convivido com elas íntima e mutuamente, se
elas tiveram, de vós, um compromisso solene?
Alc.4.22- Não vos caseis com as mulheres
que desposaram os vossos pais - salvo fato consumado (anteriormente) - porque é
uma obscenidade, uma abominação e um péssimo exemplo.
Alc.4.23- Está-vos vedado casar com: vossas mães, vossas filhas, vossas irmãs, vossas tias
paternas e maternas, vossas sobrinhas, vossas nutrizes,
vossas irmãs de leite, vossas sogras, vossas enteadas, as que estão sob vossa
tutela - filhas das mulheres com quem tenhais coabitado; porém, se não
houverdes tido relações com elas, não sereis recriminados por desposá-las.
Também vos está vedado casar com as vossas noras, esposas dos vossos filhos
carnais, bem como unir-vos, em matrimónio, com duas irmãs - salvo fato
consumado (anteriormente) -; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.4.24- Também vos está vedado
desposar as mulheres casadas, salvo as que tendes à mão. Tal é a lei que Deus
vos impõe. Porém, fora do mencionado, está-vos permitido procurar, munidos de
vossos bens, esposas castas e não licenciosas. Dotai convenientemente aquelas
com quem casardes, porque é um dever; contudo, não sereis recriminados, se
fizerdes ou receberdes concessões, fora do que prescreve a lei, porque Deus é
Sapiente, Prudentíssimo.
Alc.4.25- E quem, dentre vós, não possuir recursos suficientes para casar-se com as
fiéis livres, poderá fazê-lo com uma crédula, dentre vossas cativas fiéis,
porque Deus é Quem melhor conhece a vossa fé - procedeis uns dos outros; casai
com elas, com a permissão dos seus amos, e dotai-as convenientemente, desde que
sejam castas, não licenciosas e não tenham amantes. Contudo, uma vez casadas, e
incorrerem em adultério, sofrerão só a metade do castigo que corresponder às
livres; isso, para quem de vós temer cair em pecado. Mas se esperardes, será
melhor; sabei que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.4.26- Deus tenciona elucidar-vos os
Seus preceitos, iluminar-vos, segundo as tradições dos vossos antepassados, e
absolver-vos, porque é Sapiente, Prudentíssimo.
Alc.4.27- Deus deseja absolver-vos;
porém, os que seguem os desejos vãos anseiam vos desviar profundamente.
Alc.4.28- E Deus deseja aliviar-vos o
fardo, porque o homem foi criado débil.
Alc.4.29- Ó fiéis, não consumais
reciprocamente os vossos bens, por vaidades, realizai comércio de mútuo
consentimento e não cometais suicídio, porque Deus é Misericordioso para
convosco.
Alc.4.30- Àquele que tal fizer, perversa
e iniquamente, introduzi-lo-emos no fogo infernal, porque isso é fácil a Deus.
Alc.4.31- Se evitardes os grandes
pecados, que vos estão proibidos, absorver-vos-emos das vossas faltas e vos
proporcionaremos digna entrada (no Paraíso).
Alc.4.32- Não ambicioneis aquilo com que
Deus agraciou uns, mais do que aquilo com que (agraciou) outros,
porque aos homens lhes corresponderá aquilo que ganharem; assim, também
as mulheres terão aquilo que ganharem. Rogai a Deus que vos conceda a Sua
graça, porque Deus é Omnisciente.
Alc.4.33- A cada qual
instituímos a herança de uma parte do que tenham deixado seus pais e parentes.
Concedei, a quem vossas mãos se comprometeram, o seu quinhão, porque Deus é
testemunha de tudo.
Alc.4.34- Os homens são os protectores
das mulheres, porque Deus dotou uns com mais (força) do que as outras, e pelo
seu sustento do seu pecúlio. As boas esposas são as devotas, que guardam, na
ausência (do marido), o segredo que Deus ordenou que fosse guardado. Quanto
àquelas, de quem suspeitais deslealdade, admoestai-as (na primeira vez),
abandonai os seus leitos (na segunda vez) e castigai-as (na terceira vez);
porém, se vos obedecerem, não procureis meios contra elas. Sabei que Deus é
Excelso, Magnânimo.
Alc.4.35- E se temerdes desacordo entre
ambos (esposo e esposa), apelai para um árbitro da família dele e outro da
dela. Se ambos desejarem reconciliar-se, Deus reconciliará, porque é Sapiente, Inteiradíssimo.
Alc.4.36- Adorai a Deus e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência vossos pais e
parentes, os órfãos, os necessitados, o vizinho próximo, o vizinho estranho, o
companheiro, o viajante e os vossos servos, porque Deus não estima arrogante e
jactancioso algum.
Alc.4.37- Quanto àqueles que são
avarentos e recomendam aos demais a avareza, e ocultam
o que Deus lhes concedeu da Sua graça, saibam que destinamos um castigo
ignominioso para os incrédulos.
Alc.4.38- (Tampouco Deus aprecia) os que
distribuem ostensivamente os seus bens e não crêem em Deus, nem no Dia do Juízo
Final, além de terem Satanás por companheiro. Que péssimo companheiro!
Alc.4.39- Que teriam eles a temer, se
cressem em Deus e no Dia do Juízo Final, e fizessem caridade, com aquilo com
que Deus os agraciou, uma vez que Deus bem os conhece?
Alc.4.40- Deus não frustrará ninguém,
nem mesmo no equivalente ao peso de um átomo; por outra, multiplicará toda a
boa acção e concederá, de Sua parte, uma magnífica recompensa.
Alc.4.41- Que será deles, quando
apresentarmos uma testemunha de cada nação e te designarmos (ó Mohammad) testemunha contra eles?
Alc.4.42- Nesse dia, os incrédulos, que
desobedeceram ao Mensageiro, ansiarão para que sejam nivelados com a terra, mas
saibam que nada podem ocultar de Deus.
Alc.4.43- Ó fiéis, não vos deis à oração, quando vos achardes ébrios, até que saibais o
que dizeis, nem quando estiverdes polutos pelo dever conjugal - salvo se vos
achardes em viagem -, até que vos tenhais higienizado. Se estiverdes enfermos
ou em viagem, ou se algum de vós acabar de fazer a sua necessidade, ou se
tiverdes contacto com mulheres, sem terdes encontrado água, recorrei à terra
limpa e passai (as mão com a terra) em vossos rostos e mãos; sabei que Deus é
Remissório, Indulgentíssimo.
Alc.4.44- Não tens reparado naqueles que
foram agraciados com uma parte do Livro e trocam a rectidão pelo erro,
procurando desviar-vos da senda recta?
Alc.4.45- Entretanto, Deus conhece,
melhor do que ninguém, os vossos inimigos. Basta Deus por Protector, e basta
Deus por Socorredor.
Alc.4.46- Entre os judeus, há aqueles
que deturpam as palavras, quanto ao seu significado. Dizem: Ouvimos e nos
rebelamos. Dizem ainda: "Issmah ghaira mussmaen, wa ráina, distorcendo-lhes,
assim, os sentidos, difamando a religião. Porém, se tivessem dito: Ouvimos e
obedecemos. Escuta-nos e digna-nos com a Tua atenção ("anzurna"
em vez de "Ráina"), teria sido melhor e
mais propício para eles. Porém, Deus os amaldiçoa por sua perfídia, porque não
crêem, senão pouquíssimos deles.
Alc.4.47- Ó adeptos do Livro, crede no
que vos revelamos, coisa que bem corrobora o que tendes, antes que desfiguremos
os rostos de alguns, ou que os amaldiçoemos, tal como amaldiçoamos os
profanadores do sábado, para que a sentença de Deus seja executada!
Alc.4.48- Deus jamais perdoará a quem
Lhe atribuir parceiros; porém, fora disso, perdoa a quem Lhe apraz. Quem
atribuir parceiros a Deus cometerá um pecado ignominioso.
Alc.4.49- Não reparaste
naqueles que se jactam de puros? Qual! Deus purifica quem Lhe apraz e não os
frustra, no mínimo que seja.
Alc.4.50- Olha como forjam mentiras
acerca de Deus! Isso, só por si só, é um verdadeiro delito.
Alc.4.51- Não reparaste
naqueles que foram agraciados com uma parte do Livro? Crêem em feitiçaria e no
sedutor, e dizem dos incrédulos: Estes estão mais bem encaminhados do que os
fiéis.
Alc.4.52- São aqueles a quem Deus
amaldiçoou e, a quem Deus amaldiçoar, jamais encontrará socorredor.
Alc.4.53- Possuem, acaso, uma parte do
domínio? Se a possuíssem, dela não dariam a seus semelhantes, nem a mais ínfima
partícula.
Alc.4.54- Ou invejam seus semelhantes
por causa do que Deus lhes concedeu de Sua graça? Já tínhamos concedido à
família de Abraão o Livro, a sabedoria, além de lhe proporcionarmos um poderoso
reino.
Alc.4.55- Entre eles,
há os que nele acreditaram, bem como os que repudiaram. E o inferno é
suficiente como Tártaro.
Alc.4.56- Quanto àqueles que negam os
Nossos versículos, introduzi-los-emos no fogo infernal. Cada vez que a sua pele
se tiver queimado, trocá-la-emos por outra, para que experimentem mais e mais o
suplício. Sabei que Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
Alc.4.57- Quanto aos fiéis, que praticam
o bem, introduzi-lo-emos em jardins, abaixo dos quais correm rios, onde morarão
eternamente, onde terão esposas imaculadas, e os faremos desfrutar de uma densa
sombra.
Alc.4.58- Deus manda restituir a seu
dono o que vos está confiado; quando julgardes vossos semelhantes, fazei-o equidade.
Quão excelente é isso a que Deus vos exorta! Ele é Omniouvinte,
Omnividente.
Alc.4.59- Ó fiéis, obedecei a Deus, ao
Mensageiro e às autoridades, dentre vós! Se
disputardes sobre qualquer questão, recorrei a Deus e ao Mensageiro, se crerdes
em Deus e no Dia do Juízo Final, porque isso vos será preferível e de melhor
alvitre.
Alc.4.60- Não reparaste naqueles que
declaram que crêem no que te foi revelado e no que foi revelado antes de ti,
recorrendo, em seus julgamentos, ao sedutor, sendo que lhes foi ordenado
rejeitá-lo? Porém, Satanás quer desviá-los profundamente.
Alc.4.61- E quando lhes for dito:
Aproximai-vos do que Deus revelou, e do Mensageiro! Verás os hipócritas
afastarem-se de ti desdenhosamente.
Alc.4.62- Que será deles, quando os
açoitar um infortúnio, por causa do que cometeram as suas mãos? Então,
recorrerão a ti, julgando por Deus e clamando: Só temos ansiado o bem e a
concórdia.
Alc.4.63- São aqueles, cujos segredos
dos corações Deus bem conhece. Evita-os, porém exorta-os e fala-lhes com palavras
que invadam os seus ânimos.
Alc.4.64- Jamais enviaríamos
um mensageiro que não devesse ser obedecido, com a anuência de Deus. Se, quando
se condenaram, tivessem recorrido a ti e houvessem implorado o perdão de Deus,
e o Mensageiro tivesse pedido perdão por eles, encontrariam Deus, Remissório,
Misericordiosíssimo.
Alc.4.65- Qual! Por teu Senhor, não
crerão até que te tomem por juiz de suas dissensões e não objectem ao que tu
tenhas sentenciado. Então, submeter-se-ão a ti espontaneamente.
Alc.4.66- Porém, se lhes tivéssemos prescrito: Sacrificai-vos e abandonai os vossos
lares, não o teriam feito, senão poucos deles. Porém, se tivessem feito o que
lhes foi prescrito, quão melhor teria sido para eles e para o fortalecimento
(da sua fé).
Alc.4.67- E, então, ter-lhes-íamos
concedido a Nossa magnífica recompensa.
Alc.4.68- E tê-los-íamos encaminhado
pela senda recta.
Alc.4.69- Aqueles que obedecem a Deus e
ao Mensageiro, contar-se-ão entre os agraciados por Deus: profetas, verazes,
mártires e virtuosos. Que excelentes companheiros serão!
Alc.4.70- Tal é a benignidade de Deus. E
basta Deus, Que é Sapientíssimo.
Alc.4.71- Ó fiéis, ficai
prevenidos contra o adversário, e avançai por destacamentos, ou avançai em
massa.
Alc.4.72- Entre vós,
há alguns retardatários que, ao tomarem conhecimento de que sofrestes um revés,
dizem: Deus nos agraciou, por não estarmos presentes, com eles.
Alc.4.73- Porém, se vos chegasse uma
graça de Deus, diriam, como se não existisse vínculo algum entre vós e eles:
Oxalá tivéssemos estado com eles, assim teríamos logrado um magnífico
benefício!
Alc.4.74- Que combatam pela causa de
Deus aqueles dispostos a sacrificar a vida terrena pela futura, porque a quem
combater pela causa de Deus, quer sucumba, quer vença, concederemos magnífica recompensa.
Alc.4.75- E o que vos impede de combater
pela causa de Deus e dos indefesos, homens, mulheres e crianças? Que dizem: Ó
Senhor nosso, tira-nos desta cidade (Makka), cujos habitantes são opressores. Designa-nos, de
Tua parte, um protector e um socorredor!
Alc.4.76- Os fiéis combatem pela causa
de Deus; os incrédulos, ao contrário, combatem pela do sedutor. Combatei, pois,
os aliados de Satanás, porque a angústia de Satanás é débil.
Alc.4.77- Não reparaste
naqueles, aos quais foi dito: Contende as vossas mãos, observai a oração e
pagai o zakat? Mas quando lhes foi prescrita a luta,
eis que grande parte deles temeu as pessoas, tanto ou mais que a Deus, dizendo:
Ó Senhor nosso, por que nos prescreves a luta? Por que não nos concedes um
pouco mais de trégua? Diz-lhes: O gozo terreno é transitório; em verdade, o da
outra vida é preferível para o temente; sabei que não sereis frustrados, no
mínimo que seja.
Alc.4.78- Onde quer que vos
encontrardes, a morte vos alcançará, ainda que vos guardeis em fortalezas
inexpugnáveis. (Quanto aos hipócritas), se os alcança uma ventura, dizem: Isto
provém de ti. Diz-lhes: Tudo emana de Deus! Que sucede a esta gente, que não
compreende o que lhe é dito?
Alc.4.79- Toda a ventura que te ocorra
(ó homem) emana de Deus; mas toda a desventura que te açoita provém de ti.
Enviamos-te (ó Mohammad) como Mensageiro da
humanidade, e Deus é suficiente testemunha disto.
Alc.4.80- Quem obedecer ao Mensageiro
obedecerá a Deus; mas quem se rebelar, saiba que não te enviamos para lhes seres
guardião.
Alc.4.81- Eles juram-te obediência!
Porém, quando se retiram da tua presença, uma parte deles planeja, durante a
noite, fazer o contrário do que disseste. Mas (a verdade é que) Deus regista
tudo quanto, durante a noite, confabulam. Opõe-te, pois, a ele e encomenda-te a
Deus, porque Ele é para ti suficiente Guardião.
Alc.4.82- Não meditam, acaso, no
Alcorão? Se fosse de outra origem, que não de Deus, haveria nele muitas
discrepâncias.
Alc.4.83- Ao tomarem (os hipócritas)
conhecimento de qualquer rumor, quer seja de tranquilidade ou de temor,
divulgam-no espalhafatosamente. Porém, se o transmitissem ao Mensageiro ou às
suas autoridades, os discerni dores, entre eles, saberiam analisá-lo. Não fosse
pela graça de Deus e pela Sua misericórdia para convosco, salvo poucos, teríeis
todos seguido Satanás.
Alc.4.84- Luta, pois, pela causa de
Deus, porque tu és somente responsável por ti mesmo; e
esforça-te em estimular os fiéis; quisesse Deus, conteria a fúria dos
incrédulos, porque Deus é mais poderoso, ainda, e mais punidor.
Alc.4.85- Quem interceder em favor de
uma causa nobre participará dela; por outra, quem interceder em favor de um
ignóbil princípio, igualmente participará dele; e Deus tem poder sobre tudo.
Alc.4.86- Quando fordes
saudados cortesmente, respondei com cortesia maior ou, pelo menos, igual,
porque Deus leva em conta todas as circunstâncias.
Alc.4.87- Deus! Não há mais divindade
além d'Ele! Ele vos congregará para o indubitável Dia
da Ressurreição. Quem é mais leal do que Deus, quanto ao que diz?
Alc.4.88- Por que vos dividistes em dois
grupos a respeito dos hipócritas, uma vez que Deus os reprovou pelo que
perpetraram? Pretendeis orientar quem Deus Desvia? Jamais encontrarás senda
alguma para aquele a quem Deus desvia.
Alc.4.89- Anseiam (os hipócritas) que
renegueis, como renegaram eles, para que sejais todos iguais. Não tomeis a
nenhum deles por confidente, até que tenham migrado pela causa de Deus. Porém,
se se rebelarem, capturai-os então, matai-os, onde
quer que os acheis, e não tomeis a nenhum deles por confidente nem por socorredor.
Alc.4.90- Excepto àqueles que se
refugiarem em um povo, entre o qual e vós exista uma aliança, ou os que,
apresentando-se a vós, estejam em dúvida quanto ao combater-vos ou combater a
sua própria gente. Se Deus tivesse querido, tê-los-ia feito prevalecer sobre
vós e, seguramente, ter-vos-iam combatido; porém, se eles se retirarem, não vos
combaterem e vos propuserem a paz, sabei que Deus não vos faculta combatê-los.
Alc.4.91- Encontrareis outros que
intentarão ganhar a vossa confiança, bem como a de seu povo. Toda
a vez que forem chamados à intriga, nela sucumbirão.
Se não ficarem neutros, em relação a vós, nem vos propuserem a paz, nem
tampouco contiverem as suas mãos, capturai-os e matai-os, onde quer que os
acheis, porque sobre isto vos concedemos autoridade absoluta.
Alc.4.92- Não é dado, a um fiel, matar
outro fiel, salvo involuntariamente; e quem, por engano, matar um fiel, deverá
libertar um escravo fiel e pagar compensação à família do morto, a não ser que
esta se disponha a perdoá-lo. Se (a vítima) for fiel, de um povo adversário do
vosso, impõe-se a libertação de um escravo fiel; porém, se pertence a um povo
aliado, impõe-se o pagamento de uma indemnização à família e a libertação dum
escravo fiel. Contudo, quem não estiver em condições de fazê-lo, deverá jejuar
dois meses consecutivos, como penitência imposta por Deus, porque Ele é
Sapiente, Prudentíssimo.
Alc.4.93- Quem matar, intencionalmente,
um fiel, seu castigo será o inferno, onde permanecerá eternamente. Deus o
abominará, amaldiçoá-lo-á e lhe preparará um severo castigo.
Alc.4.94- Ó fiéis, quando viajardes pela
causa de Deus, sede ponderados; não digais, a quem vos propõe a paz: Tu não é fiel - com o intento de auferirdes (matando-o e
despojando-o) a transitória fortuna da vida terrena. Sabei que Deus vos tem
reservado numerosas fortunas. Vós éreis como eles, em outros tempos; porém Deus
vos agraciou (com o Islão). Meditai, pois, porque Deus está bem inteirado de
tudo quanto fazeis.
Alc.4.95- Os fiéis, que, sem razão
fundada, permanecem em suas casas, jamais se equiparam àqueles que sacrificam
os seus bens e suas vidas pela causa de Deus; Ele concede maior dignidade
àqueles que sacrificam os seus bens e suas vidas do que aos que permanecem (em
suas casas). Embora Deus prometa a todos (os fiéis) o bem, sempre confere aos
combatentes uma recompensa superior à dos que permanecem (em suas casas).
Alc.4.96- Graduação, indulgência e
misericórdia são concedidas por Ele, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.4.97- Aqueles a quem os anjos
arrancarem a vida, em estado de iniquidade, dizendo: Em que condições estáveis?
Dirão: Estávamos subjugados, na terra (de Makka).
Dir-lhes-ão os anjos: Acaso, a terra de Deus não era bastante ampla para que
migrásseis? Tais pessoas terão o inferno por morada. Que péssimo destino!
Alc.4.98- Exceptuam-se os inválidos, quer sejam homens, mulheres ou
crianças. Que carecem de recursos ou não podem encaminhar-se por senda alguma.
Alc.4.99- A estes, quiçá Deus os indulte,
porque é Remissório, Indulgentíssimo.
Alc.4.100- Mas quem migrar pela causa de
Deus, achará, na terra, amplos e espaçosos refúgios. E quem abandonar seu lar,
migrando pela causa de Deus e de Seu Mensageiro, e for surpreendido pela morte,
sua recompensa caberá à Deus, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.4.101- Quanto viajantes pela terra
não sereis recriminados por abreviardes as orações,
temendo que vos ataquem os incrédulos; em verdade, eles são vossos inimigos
declarados.
Alc.4.102- Quando estiveres
entre eles e os convocares a observarem a oração (ó Mensageiro), que uma parte
deles tome de suas armas e a pratique contigo; e, quando se prostrarem, que a
outra se poste na retaguarda; ao concluírem, que se retire e se ponha de guarda
e suceda-lhe a parte que não tiver orado, ainda, e que reze contigo. Que não precavenham e levem suas armas, porque os incrédulos
ansiarão para que negligencieis as vossas armas e provisões, a fim de vos
atacarem de surpresa. Tampouco sereis recriminados se depuserdes as armas
quando a chuva a isso vos obriga, ou estiverdes enfermos; mas tomai vossas
precauções. Sem dúvida, Deus destina aos incrédulos um castigo ignominioso.
Alc.4.103- E quando tiverdes concluído a
oração, mencionai Deus, quer estejais
de pé, sentados, ou deitados. Porém, quando estiverdes fora de perigo, observai
a devida oração, porque ela é uma obrigação, prescrita aos fiéis para ser
cumprida em seu devido tempo.
Alc.4.104- E não desfaleçais
na perseguição ao inimigo; porque, se sofrerdes, eles sofrerão tanto quanto vós; porém, vós podeis
esperar de Deus o que eles não esperam; sabei que Deus é Sapiente,
Prudentíssimo.
Alc.4.105- Realmente, revelamos-te
o Livro, a fim de que julgues entre os humanos, segundo o que Deus te ensinou.
Não sejas defensor dos pérfidos.
Alc.4.106- Implora o perdão de Deus,
porque Ele é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.4.107- Não advogues por aqueles que
enganaram a si mesmos, porque Deus não aprecia o pérfido,
pecador.
Alc.4.108- Eles se ocultam das pessoas,
não podendo, contudo, ocultar-se de Deus, porque Deus está pressente, com eles,
quando, à noite, discorrem sobre o que Ele desagrada. Deus está inteirado de
tudo quanto fazem.
Alc.4.109- Eis que vós, na vida terrena,
advogastes por eles. Quem advogará por eles, ante
Deus, no Dia da Ressurreição ou quem será seu defensor?
Alc.4.110- E quem cometer uma má acção
ou se condenar e, em seguida (arrependido), implorar o perdão de Deus, sem
dúvida achá-Lo-á Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.4.111- Quem cometer um pecado,
fá-lo-á em prejuízo próprio, porque Deus é Sapiente, Prudentíssimo.
Alc.4.112- Quem cometer uma fala ou um
pecado, e os imputar a um inocente, sobrecarregar-se-á com uma falsa imputação
e um delito flagrante.
Alc.4.113- Não fosse pela graça de Deus
e por Sua misericórdia para contigo, uma parte deles teria conseguido
desviar-te, quando com isso não fariam mais do que desviarem-se a si mesmos, sendo que em nada poderiam prejudicar-te. Deus
revelou-te o Livro e a prudência e ensinou-te o que ignoravas, porque a Sua
graça para contigo é infinita.
Alc.4.114- Não há utilidade alguma na
maioria dos seus colóquios, salvo nos que recomendam a caridade, a benevolência
e a concórdia entre os homens. A quem assim proceder, com a intenção de
comprazer a Deus, agraciá-lo-emos com uma magnífica recompensa.
Alc.4.115- A quem combater o Mensageiro,
depois de haver sido evidenciada a Orientação, seguindo outro caminho que não o
dos fiéis, abandoná-lo-emos em seu erro e introduziremos no inferno. Que
péssimo destino!
Alc.4.116- Deus jamais perdoará quem Lhe
atribuir parceiros, conquanto perdoe os outros pecados, a quem Lhe apraz. Quem
atribuir parceiros a Deus desviar-se-á profundamente.
Alc.4.117- Não invocam, em vez d'Ele, a não ser deidades femininas, e, com isso invocam o
rebelde Satanás,
Alc.4.118- Que Deus amaldiçoou. Ele
(Satanás) disse: Juro que me apoderarei de uma parte determinada dos Teus
servos,
Alc.4.119- A qual desviarei,
fazendo-lhes falsas promessas. Ordenar-lhes-ei cercear as orelhas do gado e os
incitarei a desfigurar a criação de Deus! Porém, quem tomar Satanás por
protector, em vez de Deus, Ter-se-á perdido manifestamente,
Alc.4.120- Porquanto (ele) lhes promete
e os ilude; entretanto, as promessas de Satanás só causam decepções.
Alc.4.121- A morada deles será o
inferno, do qual não acharão escapatória.
Alc.4.122- Quanto aos fiéis, que
praticam o bem, introduzi-los-emos em jardins, abaixo dos quais correm rios,
onde morarão eternamente. A promessa de Deus é inexorável. E quem é mais leal
do que Deus no que assevera?
Alc.4.123- (Isso) não é segundo os
vossos desejos, nem segundo os desejos dos adeptos do Livro. Quem cometer algum
mal receberá o que tiver merecido e, afora Deus, não achará protector, nem
defensor.
Alc.4.124- Aqueles que praticarem o bem,
sejam homens ou mulheres, e forem fiéis, entrarão no Paraíso e não serão
defraudados, no mínimo que seja.
Alc.4.125- E quem melhor professa a
religião do que quem se submete a Deus, é praticante do bem e segue a crença de
Abraão, o monoteísta? (O Próprio) Deus elegeu Abraão por fiel amigo.
Alc.4.126- A Deus pertence tudo quanto
há nos céus e na terra; e Deus abrange todas as coisas.
Alc.4.127- Consultar-te-ão acerca das
mulheres; diz-lhes: Deus vos instruiu a respeito delas, assim como acerca do
que vos é ditado no Livro, referente às mulheres órfãos, às quais não entregais
o que lhes é destinado, embora tencioneis desposá-las; o mesmo (diga-se), com
relação às crianças que são oprimidas. Sede justos
para com os órfãos. Sabei que de tudo o bem que fizerdes,
Deus estará inteirado.
Alc.4.128- Se uma mulher notar
indiferença ou menosprezo por parte de seu marido, não há mal em se
reconciliarem amigavelmente, porque a concórdia é o melhor, apesar de o ser
humano, por natureza, ser propenso à avareza. Se praticardes o bem e temerdes a
Deus, sabei que Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis.
Alc.4.129- Não podereis, jamais, ser
equitativos com vossas esposas, ainda que nisso vos empenheis. Por essa razão,
não declineis demasiadamente uma delas, deixando-a como se estivesse
abandonada; porém, se vos reconciliardes e temerdes, sabei que Deus é
Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.4.130- Todavia, se eles se
separarem, Deus enriquecerá cada qual da Sua abundância, porque é Munificente,
Prudentíssimo.
Alc.4.131- A Deus pertence tudo quanto
há nos céus e na terra. Tínhamos recomendado àqueles a quem foi concedido o
Livro, antes de vós, assim como também a vós, que temêsseis a Deus; porém, se o
renegardes, sabei que a Deus pertence tudo quanto há nos céus e na terra. Deus
é sempre Absoluto, Laudabilíssimo.
Alc.4.132- A Deus pertence tudo quanto
há nos céus e na terra; e Ele é suficiente Guardião.
Alc.4.133- Ó humanos, se Ele quisesse,
far-vos-ia desaparecer e vos substituiria por outros seres, porque Deus tem
bastante poder para isso.
Alc.4.134- Quem ansiar pela recompensa
deste mundo saiba que Deus possui tanto a recompensa deste mundo, como do
outro, pois é Omniouvinte, Omnividente.
Alc.4.135- Ó fiéis, sede firmes em
observardes a justiça, actuando de testemunhas, por amor a Deus, ainda que o
testemunho seja contra vós mesmos, contra os vossos pais ou contra os vossos
parentes, seja contra vós mesmos, contra os vossos pais ou contra os vossos
parentes, seja o acusado rico ou pobre, porque a Deus incumbe protegê-los.
Portanto, não sigais os vossos caprichos, para não serdes injustos; e se
falseardes o vosso testemunho ou vos recusardes a prestá-lo, sabei que Deus
está bem inteirado de tudo quanto fazeis.
Alc.4.136- Ó fiéis, crede
em Deus, em Seu Mensageiro, no Livro que Ele lhe revelou e no Livro que havia
sido revelado anteriormente. Em verdade, quem renegar Deus, Seus anjos, Seus
Livros, Seus mensageiros e o Dia do Juízo Final, desviar-se-á profundamente.
Alc.4.137- Quanto àqueles que crêem e,
em seguida, negam, voltam a crer e depois renegam, aumentando assim a sua
descrença, é inadmissível que Deus os perdoe ou os guie por senda alguma.
Alc.4.138- Adverte os hipócritas de que
sofrerão um doloroso castigo.
Alc.4.139- Aqueles que tomam por
confidentes os incrédulos em vez dos fiéis, pretendem, porventura, obter deles
a glória? Sabei que a glória pertence integralmente a Deus.
Alc.4.140- Por certo que Ele vos instruiu,
no Livro, e de quando notardes que blasfemam, que escarnecem os versículos de
Deus, não vos senteis com eles, até que mudem de conversa; porque, se assim não
fizerdes, sereis seus cúmplices. Deus reunirá, no inferno, todos os hipócritas
e incrédulos,
Alc.4.141- Que vos espreitam e dizem,
quando Deus vos concede uma vitória: Acaso não estávamos convosco? Por outra,
se a vitória tivesse cabido aos incrédulos, dir-lhes-iam: Acaso não estávamos
em vantagem sobre vós, protegendo-vos dos fiéis? Deus os julgará, no Dia da
Ressurreição, e jamais concederá supremacia aos incrédulos em relação aos
fiéis.
Alc.4.142- Os hipócritas pretendem
enganar Deus, porém, Ele os enganará, por isso. Quando se dispões a orar,
fazem-no com indolência, sem serem vistos pelas pessoas, e pouco mencionam
Deus.
Alc.4.143- (Eles estão) vacilantes,
entre os dois grupos; nem estão com este, nem com aquele. Porém, jamais
encontrarás senda alguma, para aquele que Deus desviar (por tal merecerem).
Alc.4.144- Ó fiéis, não tomeis aos incrédulos por confidentes, em vez dos que crêem.
Desejais proporcionar a Deus provas evidentes contra vós?
Alc.4.145- Os hipócritas ocuparão o
ínfimo piso do inferno e jamais lhes encontrarás socorredor
algum.
Alc.4.146- Salvo aqueles que se
arrependerem, se emendarem, se apegarem a Deus e consagrarem a sua religião a
Ele; estes contar-se-ão, assim, entre os fiéis, e Deus lhes concederá uma
magnífica recompensa.
Alc.4.147- Que interesse
terá Deus em castigar-vos, se sois agradecidos e
fiéis? Ele é Retribuidor, Sapientíssimo.
Alc.4.148- Deus não aprecia que sejam
proferidas palavras maldosas publicamente, salvo por alguém que tenha sido
injustiçado; sabei que Deus é Omniouvinte,
Omnisciente.
Alc.4.149- Quer pratiqueis o bem, oculta
ou manifestamente, quer perdoeis
o mal, sabei que Deus é Omnipotente, Indulgentíssimo.
Alc.4.150- Aqueles que não crêem em deus
e em Seus mensageiros, pretendendo cortar os vínculos entre Deus e Seus
mensageiros, e dizem: Cremos em alguns e negamos outros, intentando com isso
achar uma saída,
Alc.4.151- São os verdadeiros
incrédulos; porém, preparamos para eles um castigo ignominioso.
Alc.4.152- Quanto àqueles que crêem em
Deus e em Seus mensageiros, e não fazem distinção entre nenhum deles, Deus lhes
concederás as suas devidas recompensas, porque Deus é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
Alc.4.153- Os adeptos do Livro pedem-te
que lhes faças descer um Livro do céu. Já haviam pedido a Moisés algo superior
a isso, quando lhe disseram: Mostra-nos claramente Deus. Por isso, a centelha
os fulminou, por sua iniquidade. E (mesmo) depois de receberem as evidências,
adoraram o bezerro; e Nós os perdoamos, e concedemos a
Moisés uma autoridade evidente.
Alc.4.154- E elevamos o Monte por cima
deles, pelo ato de seu pacto, e lhes dissemos: Entrai pelo pórtico da cidade,
prostrando-vos; e também lhes dissemos: Não profaneis o Sábado! E obtivemos
deles um compromisso solene.
Alc.4.155- (Porém, fizemo-los sofrer as
consequências) por terem quebrado o pacto, por negaremos versículos de Deus,
por matarem iniquamente os profetas, e por dizerem: Nossos corações estão
insensíveis! Todavia, Deus lhes obliterou os corações, por causa perfídias. Em
quão pouco acreditam!
Alc.4.156- E por blasfemarem e dizerem graves calúnias acerca de Maria.
Alc.4.157- E por dizerem: Matamos o
Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na
realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi
simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não
possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o
fato é que não o mataram.
Alc.4.158- Outrossim, Deus fê-lo
ascender até Ele, porque é Poderoso, Prudentíssimo.
Alc.4.159- Nenhum dos adeptos do Livro
deixará de acreditar nele (Jesus), antes da sua morte, que, no Dia da
Ressurreição, testemunhará contra eles.
Alc.4.160- E pela iniquidade dos judeus,
ao tentarem desviar os demais da senda de Deus, vedamos-lhes algumas coisas,
boas, que lhes eram lícitas.
Alc.4.161- E por praticarem a usura,
sendo que isso lhes estava proibido, e por usurparem os bens alheios com falsas
pretensões. E preparamos para os incrédulos, dentre eles,
um doloroso castigo.
Alc.4.162- Quanto aos sábios, dentre eles, bem como aos fiéis, que crêem tanto no que te foi
revelado como no que foi revelado antes de ti, que são observantes da oração,
pagadores do zakat, crentes em Deus e no Dia do Juízo
Final, premiá-los-emos com magnífica recompensa.
Alc.4.163- Inspiramos-te,
assim como inspiramos Noé e os profetas que o sucederam; assim, também,
inspiramos Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos,
Jesus, Job, Jonas, Aarão, Salomão, e concedemos os Salmos a David.
Alc.4.164- E enviamos alguns
mensageiros, que te mencionamos, e outros, que não te mencionamos; e Deus falou
a Moisés directamente.
Alc.4.165- Foram mensageiros alvissareiros e admoestadores, para que os humanos não
tivessem argumento algum ante Deus, depois do envio
deles, pois Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
Alc.4.166- Deus atesta que o que te
revelou, revelou-to de Sua sapiência, assim como os
anjos também o atestam. E basta Deus por testemunha (disso).
Alc.4.167- Aqueles que rejeitaram a fé e
desviaram os demais da senda de Deus, desviaram-se profundamente.
Alc.4.168- (Quanto) àqueles que
rejeitaram a fé e cometeram injustiças, Deus nunca os perdoará, nem os
orientará qualquer caminho,
Alc.4.169- A não ser o do inferno, onde
morarão eternamente, porque isso é fácil para Deus.
Alc.4.170- Ó humanos, por certo que vos
chegou o Mensageiro com a Verdade de vosso Senhor. Crede, pois, nele, que será
melhor para vós. Porém, se descrerdes, sabei que a Deus pertence tudo quanto
existe nos céus e na terra e que Ele é Sapiente, Prudentíssimo.
Alc.4.171- Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a
verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de
Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito.
Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros e digais: Trindade! Abstende-vos
disso, que será melhor para vós; sabei que Deus é Uno. Glorificado seja! Longe
está a hipótese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e
na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião.
Alc.4.172- O Messias não desdenha ser um
servo de Deus, assim como tampouco o fizeram os anjos próximos (de Deus). Mas
(quanto) àqueles que desdenharam a Sua adoração e se ensoberbeceram, Ele os
congregará a todos ante Si.
Alc.4.173- Quanto aos fiéis que
praticarem o bem, Deus lhes retribuirá com recompensas e os acrescentará de Sua
graça; quanto àqueles que desdenharem a Sua adoração e se ensoberbecerem, Ele
os castigará dolorosamente e não acharão, além de Deus, protector, nem defensor algum.
Alc.4.174- Ó humanos, já vos chegou uma
prova convincente, do vosso Senhor, e vos enviamos uma translúcida Luz.
Alc.4.175- Àqueles que crêem em Deus, e
a Ele se apegam, introduzi-los-á em Sua misericórdia e Sua graça, e os
encaminhará até Ele, por meio da senda recta.
Alc.4.176- Consultar-te-ão a respeito da
herança de um falecido, em estado de "kalala";
dir-lhes-ás: Deus já vos instruiu a este respeito: se uma pessoa morrer, sem
Ter deixado prole e tiver uma irmã, corresponderá a metade de tudo quanto
deixe; e se ela morrer, ele herdará dela, uma vez que esta não deixe filhos.
Porém, se ele tiver duas irmãs, estas herdarão dois terços do que ele deixar; e
se houver irmãos e irmãs, corresponderá ao varão a parte de duas mulheres. Deus
vo-lo esclarece, para que não vos desvieis, porque é Omnisciente.
Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas