Alcorão –
Sura 002
A vaca - Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
Alc.2.1- Alef,
Lam, Mim.
Alc.2.2- Eis o livro que é
indubitavelmente a orientação dos tementes a Deus;
Alc.2.3- Que crêem no incognoscível,
observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos;
Alc.2.4- Que crêem no que te foi
revelado (ó Mohammad), no que foi revelado antes de ti e estão persuadidos da
outra vida.
Alc.2.5- Estes possuem a orientação do
seu Senhor e estes serão os bem-aventurados.
Alc.2.6- Quanto aos incrédulos, tento se
lhes dá que os admoestes ou não os admoestes; não crerão.
Alc.2.7- Deus selou os seus corações e
os seus ouvidos; seus olhos estão velados e sofrerão um severo castigo.
Alc.2.8- Entre os humanos há os que
dizem: Cremos em Deus e no Dia do Juízo Final. Contudo, não são fiéis.
Alc.2.9- Pretendem enganar Deus e os
fiéis, quando só enganam a si mesmos, sem se aperceberem disso.
Alc.2.10- Em seus corações há morbidez,
e Deus os aumentou em morbidez, e sofrerão um castigo doloroso por suas
mentiras.
Alc.2.11- Se lhes é dito: Não causeis
corrupção na terra, afirmaram: Ao contrário, somos conciliadores.
Alc.2.12- Acaso, não são eles os
corruptores? Mas não o sentem.
Alc.2.13- Se lhes é dito: Crede, como
crêem os demais humanos, dizem: Temos de crer como crêem os néscios? Em
verdade, eles sãos os néscios, porém não o sabem.
Alc.2.14- Em quando se deparam com os
fiéis, asseveram: Cremos. Porém, quando a sós com os seus sedutores, dizem: Nós
estamos convosco; apenas zombamos deles.
Alc.2.15- Mas Deus escarnecerá deles e
os abandonará, vacilantes, em suas transgressões.
Alc.2.16- São os que trocaram a
orientação pelo extravio; mas tal troca não lhes trouxe proveito, nem foram
iluminados.
Alc.2.17- Parecem-se com aqueles que fez
arder um fogo; mas, quando este iluminou tudo que o rodeava, Deus
extinguiu-lhes a luz, deixando-os sem ver, nas trevas.
Alc.2.18- São surdos, mudos, cegos e não
se retraem (do erro).
Alc.2.19- Ou como (aquele que,
surpreendidos por) nuvens do céu, carregadas de chuva, causando trevas, trovões
e relâmpagos, tapam os seus ouvidos com os dedos, devido aos estrondos, por
temor à morte; mas Deus está inteirado dos incrédulos.
Alc.2.20- Pouco falta para que o
relâmpago lhes ofusque a vista. Todas as vezes que brilha, andam à mercê do seu
fulgor e, quando some, nas trevas se detêm e, se Deus quisesse, privá-los-ia da
audição e da visão, porque é Omnipotente.
Alc.2.21- Ó humanos, adorai
o vosso Senhor, Que vos criou, bem como aos vossos antepassados, quiçá assim tornar-vos-íeis
virtuosos.
Alc.2.22- Ele fez-vos da terra um leito,
e do céu um teto, e envia do céu a água, com a qual faz brotar os frutos para o
vosso sustento. Não atribuais rivais a Deus, conscientemente.
Alc.2.23- E se tendes dúvidas a respeito
do que revelamos ao Nosso servo (Mohammad), componde uma surata
semelhante à dele (o Alcorão), e apresentai as vossas testemunhas,
independentemente de Deus, se estiverdes certos.
Alc.2.24- Porém, se não o dizerdes - e
certamente não podereis fazê-lo - temei, então, o fogo infernal cujo
combustível serão os idólatras e os ídolos; fogo que está preparado para os
incrédulos.
Alc.2.25- Anuncia (ó Mohammad) os fiéis
que praticam o bem que obterão jardins, abaixo dos quais correm os rios. Toda
vez que forem agraciados com os seus frutos, dirão:
Eis aqui o que nos fora concedido antes! Porém, só o será na aparência. Ali
terão companheiros imaculados e ali morarão eternamente.
Alc.2.26- Deus não Se furta em
exemplificar com um insignificante mosquito ou com algo maior ou menor do que
ele. E os fiéis sabem que esta é a verdade emanada de seu Senhor. Quanto aos
incrédulos, asseveram: Que quererá significar Deus com tal exemplo? Com isso
desvia muitos e encaminha muitos outros. Mas, com isso, só desvia os
depravados.
Alc.2.27- Que violam o pacto com Deus,
depois de o terem concluído; separam o que Deus tem ordenado manter unido e
fazem corrupção na terra. Estes serão desventurados.
Alc.2.28- Como ousais negar a Deus, uma
vez que éreis inertes e Ele vos deu a vida, depois vos fará morrer, depois vos
ressuscitará e então retornais a Ele?
Alc.2.29- Ele foi Quem vos criou tudo
quando existe na terra; então, dirigiu Sua vontade até o firmamento do qual
fez, ordenadamente, sete céus, porque é Omnisciente.
Alc.2.30- (Recorda-te ó Profeta) de
quando teu Senhor disse aos anjos: Vou instituir um legatário na terra!
Perguntaram-Lhe: Estabelecerás nela quem ali fará corrupção, derramando sangue,
enquanto nós celebramos Teus louvores, glorificando-Te? Disse (o Senhor): Eu
sei o que vós ignorais.
Alc.2.31- Ele ensinou a Adão todos os
nomes e depois apresentou-os aos anjos e lhes falou: Nomeai-os para Mim e
estiverdes certos.
Alc.2.32- Disseram: Glorificado sejas!
Não possuímos mais conhecimentos além do que Tu nos proporcionaste,
porque somente Tu és Prudente, Sapientíssimo.
Alc.2.33- Ele ordenou: Ó Adão, revela-lhes os seus nomes. E quando ele lhes revelou os
seus nomes, asseverou (Deus): Não vos disse que conheço o mistério dos céus e
da terra, assim como o que manifestais e o que ocultais?
Alc.2.34- E quando dissemos aos anjos:
Prostrai-vos ante Adão! Todos se prostraram, excepto Lúcifer que,
ensoberbecido, se negou, e incluiu-se entre os incrédulos.
Alc.2.35- Determinamos: Ó Adão, habita o Paraíso com a tua esposa e desfrutai dele com a prodigalidade
que vos aprouver; porém, não vos aproximeis desta árvore, porque vos contareis
entre os iníquos.
Alc.2.36- Todavia, Satã os seduziu,
fazendo com que saíssem do estado (de felicidade) em que se encontravam. Então
dissemos: Descei! Sereis inimigos uns dos outros, e, na terra, tereis
residência e gozo transitórios.
Alc.2.37- Adão obteve do seu Senhor
algumas palavras de inspiração, e Ele o perdoou, porque é o Remissório, o
Misericordioso.
Alc.2.38- E ordenamos:
Descei todos aqui! Quando vos chegar de Mim a orientação, aqueles que seguirem
a Minha orientação não serão presas do temor, nem se atribularão.
Alc.2.39- Aqueles que descrerem e
desmentirem os Nossos versículos serão os condenados ao inferno, onde
permanecerão eternamente.
Alc.2.40- Ó israelitas, recordai-vos das Minhas mercês, com as quais vos agraciei.
Cumpri o vosso compromisso, que cumprirei o Meu compromisso, e temei somente a
Mim.
Alc.2.41- E crede
no que revelei, e que corrobora a revelação que vós tendes; não sejais os
primeiros a negá-lo, nem negocieis as Minhas leis a vil preço, e temei a Mim,
somente,
Alc.2.42- E não disfarceis a verdade com
a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
Alc.2.43- Praticai a oração pagai o zakat e genuflecti, juntamente com os que genuflectem.
Alc.2.44- Ordenais, acaso, às pessoas a
prática do bem e esqueceis, vós mesmos, de fazê-lo, apesar de lerdes o Livro?
Não raciocinais?
Alc.2.45- Amparai-vos
na perseverança e na oração. Sabei que ela (a oração) é carga pesada, salvo
para os humildes,
Alc.2.46- Que sabem que encontrarão o
seu Senhor e a Ele retornarão.
Alc.2.47- Ó Israelitas, recordai-vos das Minhas mercês, com as quais vos agraciei, e
de que vos preferi aos vossos contemporâneos.
Alc.2.48- E temei o dia em que nenhuma
alma poderá advogar por outra, nem lhe será admitida intercessão alguma, nem
lhe será aceita compensação, nem ninguém será socorrido!
Alc.2.49- Recordai-vos
de quando vos livramos do povo do Faraó, que vos infligia o mais cruel castigo,
degolando os vossos filhos e deixando com vida as vossas mulheres. Naquilo
tivestes uma grande prova do vosso Senhor.
Alc.2.50- E de quando dividimos o mar e
vos salvamos, e afogamos o povo do Faraó, enquanto olháveis.
Alc.2.51- E de quando instituímos o pacto
das quarenta noites de Moisés e que vós, em sua ausência, adorastes do bezerro,
condenando-vos.
Alc.2.52- Então, indultamos-vos,
depois disso, para que ficásseis agradecidos.
Alc.2.53- E de quando concedemos a
Moisés o Livro e o Discernimento, para que vos orientásseis!
Alc.2.54- E de quando Moisés disse ao
seu povo: Ó povo meu, por certo que vos condenastes, ao adorardes o bezerro.
Voltai, portanto, contritos, penitenciando-vos para o vosso Criador, e
imolai-vos mutuamente. Isso será preferível, aos olhos do vosso Criador. Ele
vos absolverá, porque é o Remissório, o Misericordioso.
Alc.2.55- E de
quando dissestes: Ó Moisés, não creremos em ti até que
vejamos Deus claramente! E a centelha vos fulminou, enquanto olháveis.
Alc.2.56- Então, vos ressuscitamos,
após a vossa morte, para que assim, talvez, Nos agradecêsseis.
Alc.2.57- E vos agraciamos,
com as sombras das nuvens e vos enviamos o maná e as codornizes, dizendo-vos:
Comei de todas as coisas boas com que vos agraciamos! (Porém, o desagradeceram)
e, com isso, não Nos prejudicaram, mas prejudicaram a
si mesmos.
Alc.2.58- E quando vos dissemos: Entrai
nessa cidade e comei com prodigalidade do que vos aprouver, mas entrai pela
porta, prostrando-vos, e dizei: Remissão! Então, perdoaremos as vossas faltas e
aumentaremos a recompensa dos benfeitores.
Alc.2.59- Os iníquos permutaram as
palavras por outras que não lhe haviam sido ditas, pelo que enviamos sobre eles
um castigo do céu, por sua depravação.
Alc.2.60- E de quando Moisés Nos
implorou água para o seu povo, e lhe dissemos: Golpeia a rocha com o teu
cajado! E de pronto brotaram dela doze mananciais, e cada grupo reconheceu o
seu. Assim, comei e bebei da graça de Deus, e não cismeis na terra, causando
corrupção.
Alc.2.61- E de
quando dissestes: Ó Moisés, jamais nos conformaremos
com um só tipo de alimento! Roga ao teu Senhor que nos proporcione tudo quanto
a terra produz: suas hortaliças, seus pepinos, seus alhos, suas lentilhas e
suas cebolas! Perguntou-lhes: Quereis trocar o melhor pelo pior? Pois bem:
Voltai para o Egipto, onde terei que implorais! E foram condenados à humilhação
e à indigência, e incorreram na abominação de Deus; isso, porque negaram os
versículos os versículos de Deus e assassinaram injustamente os profetas. E
também porque se rebelaram e foram agressores.
Alc.2.62-
Os fiéis, os judeus, os cristãos, e os sabeus, enfim todos os que crêem em
Deus, no Dia do Juízo Final, e praticam o bem, receberão a sua recompensa do
seu Senhor e não serão presas do temor, nem se atribuirão.
Alc.2.63- E de quando exigimos o vosso
compromisso e levantamos acima de vós o Monte,
dizendo-vos: Apegai-vos com firmeza ao que vos concedemos e observai-lhe o
conteúdo, quiçá (Me) temais.
Alc.2.64- Apesar disso, recusaste-lo depois e, se não fosse pela graça de Deus e
pela Sua misericórdia para convosco, contar-vos-íeis entre os desventurados.
Alc.2.65- Já sabeis o que ocorreu
àqueles, dentre vós, que profanaram o sábado; a esses
dissemos: "Sede símios desprezíveis!"
Alc.2.66- E disso fizemos
um exemplo para os seus contemporâneos e para os seus descendentes, e uma
exortação para os tementes a Deus.
Alc.2.67- E de quando Moisés disse ao
seu povo: Deus vos ordena sacrificar uma vaca. Disseram: Zombas, acaso, de nós?
Respondeu: Guarda-me Deus de contar-me entre os incipientes!
Alc.2.68- Disseram: Roga ao teu Senhor
para que nos indique como ela deve ser. Explicou-lhes: Ele afirma que há-de ser
uma vaca que não seja nem velha, nem nova, de meia-idade. Fazei, pois, o que
vos é ordenado.
Alc.2.69- Disseram: Roga ao teu Senhor,
para que nos indique a cor dela. Tornou a explicar: Ele diz que tem de ser uma
vaca de cor amarelo-puro que agrade os observadores.
Alc.2.70- Disseram: Roga ao teu Senhor
para que nos indique como deve ser, uma vez que todo bovino nos parece igual e,
se a Deus aprouver, seremos guiados.
Alc.2.71- Disse-lhes: Ele diz que tem de
ser uma vaca mansa, não treinada para labor da terra ou para rega dos campos;
sem defeitos, sem manchas. Disseram: Agora falaste a verdade. E a sacrificaram,
ainda que pouco faltasse para que não o fizessem.
Alc.2.72- E de quando assassinastes um
ser e disputastes a respeito disso; mas Deus revelou tudo quanto ocultáveis.
Alc.2.73- Então ordenamos:
Golpeai-o (o morto), com um pedaço dela (rês sacrificada). Assim Deus
ressuscita os mortos vos manifesta os seu sinais, para que raciocineis.
Alc.2.74- Apesar disso
os vossos corações se endurecem; são como as rochas, ou ainda mais duros. De
algumas rochas brotam rios e outras se fendem e delas mana a água, e há ainda
outras que desmoronam, por temor a Deus. Mas Deus não está desatento a tudo
quanto fazeis.
Alc.2.75- Aspirais, acaso, a que os
judeus creiam em vós, sendo que alguns deles escutavam as palavras de Deus e,
depois de as terem compreendido, alteravam-nas conscientemente?
Alc.2.76- Quando se encontram com os
fiéis, declaram: Cremos! Porém, quando se reúnem entre si, dizem:
Relatar-lhes-eis o que Deus vos revelou para que, com isso, vos refutem perante
o vosso Senhor? Não raciocinais?
Alc.2.77- Ignoram, acaso, que Deus sabe tanto
o que ocultam, como o que manifestam?
Alc.2.78- Entre eles
há iletrados que não compreendem o Livro, a não ser segundo os seus desejos, e
não fazem mais do que conjecturar.
Alc.2.79- Ai daqueles que copiam o
Livro, (alterando-o) com as suas mãos, e então dizem: Isto emana de Deus, para
negociá-lo a vil preço. Ai deles, pelo que as suas mãos escreveram! E ai deles,
pelo que lucraram!
Alc.2.80- E asseveram: O fogo não vos
atormentará, senão por dias contados. Pergunta-lhes: Recebestes, acaso, de Deus
um compromisso? Pois sabei que Deus jamais quebra o Seu compromisso. Ou dizeis
de Deus o que ignorais?
Alc.2.81- Qual! Aqueles que lucram por
meio de um mal e estão envolvidos por suas faltas serão os condenados ao
inferno, no qual permanecerão eternamente.
Alc.2.82- Os fiéis, que praticam o bem,
serão os dilectos do Paraíso, onde morarão eternamente.
Alc.2.83- E de quando exigimos o
compromisso dos israelitas, ordenando-lhes: Não adoreis senão a Deus; tratai
com benevolência vossos pais e parentes, os órfãos e os necessitados; falai ao
próximo com doçura; observai a oração e pagai o zakat.
Porém, vós renegastes desdenhosamente, salvo um pequeno número entre vós.
Alc.2.84- E de quando exigimos nosso
compromisso, ordenando-vos: Não derrameis o vosso sangue, nem vos expulseis
reciprocamente de vossas casas; logo o confirmastes e testemunhastes.
Alc.2.85- No entanto, vede o que fazeis:
estais vos matando; expulsais das vossas casas alguns de vós, contra quem
demonstrais injustiça e transgressão; e quando os fazeis prisioneiros, pedis
resgate por eles, apesar de saberdes que vos era proibido bani-los. Credes,
acaso, em uma parte do Livro e negais a outra? Aqueles que, dentre vós, tal cometem, não receberão, em troca, senão
aviltamento, na vida terrena e, no Dia da Ressurreição, serão submetidos ao
mais severo dos castigo. E Deus não está desatento em relação a tudo quanto
fazeis.
Alc.2.86- São aqueles que negociaram a
vida futura pela vida terrena; a esses não lhes será atenuado o castigo, nem
serão socorridos.
Alc.2.87- Concedemos o Livro a Moisés, e
depois dele enviamos muitos mensageiros, e concedemos a Jesus, filho de Maria,
as evidências, e o fortalecemos com o Espírito da Santidade. Cada vez que vos
era apresentado um mensageiro, contrário aos vossos interesses, vós vos
ensoberbecíeis! Desmentíeis uns e assassináveis outros.
Alc.2.88- Disseram: Nossos corações são
insensíveis! Qual! Deus os amaldiçoou por sua incredulidade. Quão pouco
acreditam!
Alc.2.89- Quando, da parte de Deus, lhes
chegou um Livro (Alcorão), corroborante do seu - apesar de antes terem
implorado a vitória sobre os incrédulos - quando lhes chegou o que sabiam,
negaram-no. Que a maldição de Deus caia sobre os ímpios!
Alc.2.90- A que vil preço se venderam,
ao renegarem o que Deus tinha revelado! Fizeram-no injustamente, inconformados
de que Deus revelasse a Sua graça a quem Lhe aprouvesse, dentre os Seus servos.
Assim, atraíram sobre si abominação após abominação. Os incrédulos sofrerão um
castigo afrontoso.
Alc.2.91- Quando lhes é dito: Crede no que
Deus revelou! Dizem: Cremos no que nos foi revelado. E rejeitam o que está além
disso (Alcorão), embora seja a verdade corroborante da que já tinham. Diz-lhes:
Por que, então, assassinastes os profetas de Deus, se éreis fiéis?
Alc.2.92- Já Moisés vos havia
apresentado as evidências e, em sua ausência, adorastes o bezerro,
condenando-vos.
Alc.2.93- E quando aceitamos o vosso
compromisso e elevamos o Monte acima de vós, dizendo-vos: Recebei com firmeza
tudo quanto vos concedermos e escutai! disseram: Já escutamos,
porém nos rebelamos! E, por sua incredulidade, imbuíram os seus corações com a
adoração do bezerro. Diz-lhes: Quão detestáveis é o
que vossa crença vos inspira, se é que sois fiéis!
Alc.2.94- Diz-lhes: "Se a última
morada, ao lado de Deus, é exclusivamente vossa em detrimento dos demais,
desejai então a morte, se estiverdes certos."
Alc.2.95- Porém, jamais a desejariam,
por causa do que cometeram as suas mãos; e Deu bem conhece os iníquos.
Alc.2.96- Tu os acharás mais ávidos de
viver do que ninguém, muito mais do que os idólatras, pois cada um deles
desejaria viver mil anos; porém, ainda que vivessem tanto, isso não os livraria do castigo, porque Deus bem vê tudo quanto
fazem.
Alc.2.97- Diz-lhes Quem for inimigo de
Gabriel, saiba que ele, com o beneplácito de Deus, impregnou-te (o Alcorão) no
coração, para corroborar o que foi revelado antes; é orientação e alvíssaras de
boas novas para os fiéis.
Alc.2.98- Quem for inimigo de Deus, de
Seus anjos, dos Seus mensageiros, de Gabriel e de Miguel, saiba que Deus é
adversário dos incrédulos.
Alc.2.99- Revelamos-te
lúcidos versículos e ninguém ousará negá-los, senão os depravados.
Alc.2.100- Será possível que, cada vez
que contraem um compromisso, haja entre eles um grupo que o quebre? Em verdade,
a maioria não crê.
Alc.2.101- E quando lhes foi apresentado
um Mensageiro (Mohammad) de Deus, que corroborou o que já possuíam, alguns dos
adeptos do Livro (os judeus) atiraram às costas o Livro de Deus, como se não o
conhecessem.
Alc.2.102- E seguiram o que os demónios
apregoavam, acerca do Reinado de Salomão. Porém, Salomão nunca foi incrédulo,
outrossim foram os demónios que incorreram na incredulidade. Ensinaram aos
homens a magia e o que foi revelado aos dois anjos, Harut
e Marut, na Babilónia. Ambos, a ninguém instruíram,
se quem dissessem: Somos tão somente uma prova; não
vos torneis incrédulos! Porém, os homens aprendiam de ambos como desunir o
marido da sua esposa. Mas, com isso não podiam prejudicar ninguém, a não ser
com a anuência de Deus. Os homens aprendiam o que lhes era prejudicial e não o
que lhes era benéfico, sabendo que aquele que assim agisse, jamais participaria
da ventura da outra vida. A que vil preço se venderam! Se soubessem...
Alc.2.103- Todavia, se tivessem
acreditado, e temido, teriam obtido a melhor recompensa de Deus. Se o
soubessem.
Alc.2.104- Ó fiéis, não digais (ao Profeta Mohammad): "Raina",
outrossim dizei: "Arzurna"
e escutai. Sabei que os incrédulos sofrerão um doloroso castigo.
Alc.2.105- Aos incrédulos, dentre os adeptos
do Livro, e aos idólatras, agradaria que não vos fosse enviada nenhuma mercê do
vosso Senhor; mas Deus outorga a Sua Clemência exclusivamente a quem Lhe apraz,
porque é Agraciante por excelência.
Alc.2.106- Não ab-rogamos nenhum
versículo, nem fazemos com que seja esquecido (por ti), sem substituí-lo por
outro melhor ou semelhante. Ignoras, por acaso, que Deus é Omnipotente?
Alc.2.107- Porventura, não sabes que a Deus pertence o reino dos céus e da terra e que,
além de Deus, (vós) não tereis outro protector, nem defensor?
Alc.2.108- Pretendeis interrogar o vosso
Mensageiro, como anteriormente foi interrogado Moisés? (Sabei que) aquele que
permuta a fé pela incredulidade desvia-se da verdadeira senda.
Alc.2.109- Muitos dos adeptos do Livro,
por inveja, desejariam fazer-vos voltar à incredulidade, depois de terdes
acreditado, apesar de lhes ter sido evidenciada a verdade. Tolerai e perdoai,
até que Deus faça cumprir os Seus desígnios, porque Deus é Omnipotente.
Alc.2.110- Observai a oração, pagai o zakat e sabei que todo o bem que apresentardes para vós
mesmo, encontrareis em Deus, porque Ele bem vê tudo quando fazeis.
Alc.2.111- Disseram: Ninguém entrará no
Paraíso, a não ser que seja judeu ou cristão. Tais são as suas ideias
fictícias. Diz-lhes: Mostrai vossa prova se estiverdes certos.
Alc.2.112- Qual! Aqueles que se
submeteram a Deus e são caritativos obterão recompensa, em seu Senhor, e não
serão presas do temor, nem se atribularão.
Alc.2.113- Os judeus dizem: Os cristãos
não têm em que se apoiar! E os cristãos dizem: Os judeus não têm em que se
apoiar, apesar de ambos lerem o Livro. Assim também os néscios dizem coisas
semelhantes. Porém, Deus julgará entre eles, quanto às suas divergências, no
Dia da Ressurreição.
Alc.2.114- Haverá alguém mais iníquo do
que aquele que impede que o nome de Deus seja celebrado em santuários e se
esforça por destruí-los? Estes não deveriam adentrá-los senão, temerosos; sobre
eles recairá, pois, o aviltamento deste mundo e, no outro, sofrerão um severo
castigo.
Alc.2.115- Tanto o levante como o poente pertencem a Deus e, aonde quer que vos dirijais,
notareis o Seus Rosto, porque Deus é Munificente, Sapientíssimo.
Alc.2.116- Dizem (os cristãos): Deus
adoptou um filho! Glorificado seja! Pois a Deus pertence tudo quanto existe nos
céus e na terra, e tudo está consagrado a Ele.
Alc.2.117- Ele é o Originador dos céus e
da terra e, quando decreta algo, basta-lhe dizer: "Seja!" e ele é.
Alc.2.118- Os néscios dizem: "Por
que Deus não fala connosco, ou nos apresenta um sinal?" Assim falaram, com
as mesmas palavras, os seus antepassados, porque os seus corações se assemelham
aos deles. Temos elucidado os versículos para a gente persuadida.
Alc.2.119- Por certo (ó Mensageiro) que
te enviamos com a verdade, como alvissareiro e admoestador, e que não serás
responsabilizado pelos réprobos.
Alc.2.120- Nem os judeus, nem os
cristãos, jamais estão satisfeitos contigo, a menos que abraces os seus credos.
Diz-lhes: "Por certo que a orientação de Deus é a Orientação!" Se te
renderes aos seus desejos, depois de te Ter chegado o conhecimento, fica
sabendo que não terás, em Deus, Protector, nem Defensor.
Alc.2.121- Aqueles a quem concedemos o
Livro recitam-no como ele deve ser recitado. São os que acreditam nele; porém,
aqueles que o negarem serão desventurados.
Alc.2.122- Ó israelitas, recordai-vos das Minhas mercês com as quais vos agraciei, e
de que vos preferi aos vossos contemporâneos.
Alc.2.123- E temei o dia em que nenhuma
alma poderá advogar por outra alma, nem lhe será aceita compensação, nem lhe
será admitida intercessão alguma, nem ninguém será socorrido.
Alc.2.124- E quando o seu Senhor pôs à
prova Abraão, com certos mandamentos, que ele observou, disse-lhe:
"Designar-te-ei Imam dos homens." (Abraão)
perguntou: E também o serão os meus descendentes? Respondeu-lhe: Minha promessa
não alcançará os iníquos.
Alc.2.125- Lembrai-vos
que estabelecemos a Casa, para o congresso e local de segurança para a
humanidade: Adoptai a Estância de Abraão por oratório. E estipulamos a Abraão e
a Ismael, dizendo-lhes: "Purificai Minha Casa, para os circundantes (da
Caaba), os retraídos, os que genuflectem e se prostram.
Alc.2.126- E quando Abraão implorou: Ó
senhor meu, faz com que esta cidade seja de paz, e agracia com frutos os seus
habitantes que crêem em Deus e no Dia do Juízo Final! Deus respondeu: Quanto
aos incrédulos dar-lhe-ei um desfrutar transitório e depois os condenarei ao
tormento infernal. Que funesto destino!
Alc.2.127- E quando Abraão e Ismael
levantaram os alicerces da Casa, exclamaram: Ó Senhor nosso, aceita-a de nós
pois Tu és Omniouvinte,
Sapientíssimo.
Alc.2.128- Ó Senhor nosso, permite que
nos submetamos a Ti e que surja, da nossa descendência, uma nação submissa à
Tua vontade. Ensina-nos os nossos ritos e absolve-nos, pois Tu é o Remissório,
o Misericordiosíssimo.
Alc.2.129- Ó Senhor nosso, faz surgir,
dentre eles, um Mensageiro, que lhes transmita as Tuas
leis e lhes ensine o Livro, e a sabedoria, e os purifique, pois Tu és o
Poderoso, o Prudentíssimo.
Alc.2.130- E quem rejeitaria o credo de
Abraão, a não ser o insensato? Já o escolhemos (Abraão), neste mundo e, no
outro, contar-se-á entre os virtuosos.
Alc.2.131- E quando o seu Senhor lhe
disse: Submete-te a Mim, respondeu: Eis que me submeto ao Senhor do Universo!
Alc.2.132- Abraão legou esta crença aos
seus filhos, e Jacó aos seus, dizendo-lhes: Ó filhos meus, Deus vos legou esta
religião; apegai-nos a ela, e não morrais sem serdes submissos (a Deus).
Alc.2.133- Estáveis, acaso, presentes, quando
a morte se apresentou a Jacó, que perguntou aos seus filhos: Que adorareis após
a minha morte? Responderam-lhe: Adoraremos a teu Deus e o de teus pais: Abraão,
Ismael e Isaac; o Deus Único, a Quem nos submetemos.
Alc.2.134- Aquela é uma nação que já
passou; colherá o que mereceu e vós colhereis o que merecerdes, e não sereis
responsabilizados pelo que fizeram.
Alc.2.135- Disseram: Sede judeus ou
cristãos, que estareis bem iluminados. Responde-lhes: Qual! Seguimos o credo de
Abraão, o monoteísta, que jamais se contou entre os idólatras.
Alc.2.136- Dizei: Cremos em Deus, no que
nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó
e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos
profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos
submetemos a Ele.
Alc.2.137- Se crerem no que vós credes,
iluminar-se-ão; se se recusarem, estarão em cisma. Deus ser-vos-á suficiente
contra eles, e Ele é o Omniouvinte, o Sapientíssimo.
Alc.2.138- Eis aqui a religião de Deus!
Quem melhor que Deus para designar uma religião? Somente a Ele adoramos!
Alc.2.139- Pergunta-lhes: Discutireis
connosco sobre Deus. Apesar de ser o nosso e o vosso Senhor? Somos responsáveis
por nossas acções assim como vós por vossas, e somos sinceros para com Ele.
Alc.2.140- Podeis acaso, afirmar que
Abraão, Ismael, Isaac, Jacó e as tribos eram judeus ou cristãos? Diz: Acaso,
sois mais sábios do que Deus o é? Haverá alguém mais iníquo do que aquele que
oculta um testemunho recebido de Deus? Sabei que Deus não está desatento a
quanto fazeis.
Alc.2.141- Aquela é uma nação que já
passou; colherá o que mereceu vós colhereis
o que merecerdes, e não sereis responsabilizados pelo que fizeram.
Alc.2.142- Os néscios dentre os humanos
perguntarão: Que foi que os desviou de sua tradicional quibla?
Diz-lhes: Só a Deus pertencem o levante e o poente. Ele encaminhará à senda
recta a quem Lhe apraz.
Alc.2.143- E, deste modo, (ó
muçulmanos), contribuímos-vos em uma nação de centro, para que sejais, testemunhas
da humanidade, assim como o Mensageiro e será para vós. Nós não estabelecemos a
quibla que tu (ó Mohammad) seguis,
senão para distinguir aqueles que seguem o Mensageiro, daqueles que desertam,
ainda que tal mudança seja penosa, salvo para os que Deus orienta. E Deus
jamais anularia vossa obra, porque é Compassivo e Misericordiosíssimo para a
humanidade.
Alc.2.144- Vimos-te
(ó Mensageiro) orientar o rosto para o céu; portanto, orientar-te-emos até a quibla que te satisfaça. Orienta teu rosto (ao cumprir a
oração) para a Sagrada Mesquita (de Makka)! E vós
(crentes), onde quer que vos encontreis, orientai vossos
rosto até ela. Aqueles que receberam o Livro, bem sabem que isto é a
verdade de seu Senhor; e Deus não está desatento a quanto fazem.
Alc.2.145- Ainda que apresentes qualquer
espécie de sinal ante aqueles que receberam o Livro, jamais adoptarão tua quibla nem tu adoptarás a deles; nem tampouco eles seguirão
a quibla de cada um mutuamente. Se te rendesses aos
seus desejos, apesar do conhecimento que tens recebido, contar-te-ias entre os
iníquos.
Alc.2.146- Aqueles a quem concedemos o
Livro, conhecem-no como conhecem a seus próprios filhos, se bem que alguns
deles ocultam a verdade, sabendo-a.
Alc.2.147- (Esta é a) Verdade emanada de
teu Senhor. Não sejas dos que dela duvidam!
Alc.2.148- Cada qual tem um objectivo
traçado por Ele. Empenhai-vos na prática das boas Acções, porquanto, onde quer
que vos acheis, Deus vos fará comparecer, a todos, perante Ele, porque Deus é
Omnipotente.
Alc.2.149- Aonde quer que te dirijas (ó
Mohammad), orienta teu rosto para a Sagrada Mesquita, porque isto é a verdade
do teu Senhor e Deus não está desatento a quanto fazeis.
Alc.2.150- Aonde quer que te dirijas,
orienta teu rosto para a Sagrada Mesquita. Onde quer que estejais (ó
muçulmanos), voltai vossos rostos na direcção dela, para que ninguém, salvo os
iníquos, tenha argumento com que refutar-vos. Não temais! Temei a Mim, a fim de
que Eu vos agracie com Minhas mercês, para que vos ilumineis.
Alc.2.151- Assim também escolhemos,
dentre vós, um Mensageiro de vossa raça para vos recitar Nossos versículos,
purificar-vos, ensinar-vos o Livro e a sabedoria, bem como tudo quanto
ignorais.
Alc.2.152- Recordai-vos de Mim, que Eu
Me recordarei de vós. Agradecei-Me e não Me sejais ingratos!
Alc.2.153- Ó fiéis, amparai-vos na
perseverança e na oração, porque Deus está com os perseverantes.
Alc.2.154- E não digais
que estão mortos aqueles que sucumbiram pela causa de Deus. Ao contrário, estão
vivos, porém vós não percebeis isso.
Alc.2.155- Certamente que vos poremos à
prova mediante o temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos. Mas
tu (ó Mensageiro), anuncia (a bem-aventurança) aos perseverantes -
Alc.2.156- Aqueles que, quando os aflige
uma desgraça, dizem: Somos de Deus e a Ele retornaremos -
Alc.2.157- Estes serão cobertos pelas
bênçãos e pela misericórdia de seu Senhor, e estes são os bem encaminhados.
Alc.2.158- As colinas de Assafa e Almarwa fazem parte dos
rituais de Deus e, quem peregrinar à Casa, ou cumprir a `umra,
não cometerá pecado algum em percorrer a distância entre elas. Quem fizer
espontaneamente além do que for obrigatório, saiba que Deus é Retribuidor,
Sapientíssimo.
Alc.2.159- Aqueles que ocultam as
evidências e a Orientação que revelamos, depois de as havermos elucidado aos
humanos, no Livro, serão malditos por Deus e pelos imprecadores,
Alc.2.160- Salvo os que se arrependeram,
emendaram-se e declararam (a verdade); a estes absolveremos porque somos o
Remissório, o Misericordiosíssimo.
Alc.2.161- Sobre os incrédulos, que
morrem na incredulidade, cairá a maldição de Deus, dos anjos e de toda
humanidade.
Alc.2.162- Que pesará sobre eles
eternamente. O castigo não lhes será atenuado, nem lhes será dado prazo algum.
Alc.2.163- Vosso Deus e Um só. Não há
mais divindade além d'Ele, o Clemente, o Misericordiosíssimo.
Alc.2.164- Na criação dos céus e da
terra; na alteração do dia e da noite; nos navios que singram o mar para o
benefício do homem; na água que Deus envia do céu, com a qual vivifica a terra,
depois de haver sido árida e onde disseminou toda a espécie animal; na mudança
dos ventos; nas nuvens submetidas entre o céus e a
terra, (nisso tudo) há sinais para os sensatos.
Alc.2.165- Entre os humanos há aqueles
que adoptam, em vez de Deus, rivais (a Ele) aos quais professam igual amor que
a Ele; mas os fiéis só amam fervorosamente a Deus. Ah, se os iníquos pudessem
ver (a situação em que estarão) quando virem o castigo (que os espera!),
concluirão que o poder pertence a Deus e Ele é Severíssimo no castigo.
Alc.2.166- Então, os chefes negarão os
seus prosélitos, virão o tormento e romper-se-ão os vínculos que os uniam.
Alc.2.167- E os prosélitos dirão: Ah, se
pudéssemos voltar (à terra), repudiá-los-íamos como eles nos repudiaram! Assim
Deus lhes demonstrará que suas acções são a causa de seus lamentos, e jamais se
salvarão do fogo infernal.
Alc.2.168- Ó humanos, desfrutai de todo
o lícito e do que a terra contém de salutar e não sigais os passos de Satanás,
porque é vosso inimigo declarado.
Alc.2.169- Ele só vos induz ao mal e à
obscenidade e a que digais de Deus o que ignorais.
Alc.2.170- Quando lhes é dito: Segui o
que Deus revelou! Dizem: Qual! Só seguimos as pegadas dos nossos pais!
Segui-las-iam ainda que seus pais fossem destituídos de compreensão e
orientação?
Alc.2.171- O exemplo de quem exorta os
incrédulos é semelhante ao daquele que chama as bestas, as quais não ouvem
senão gritos e vozerios. São surdos, mudos, cegos, porque são insensatos.
Alc.2.172- Ó fiéis, desfrutai
de todo o bem com que vos agraciamos e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.
Alc.2.173- Ele só vos vedou a carniça, o
sangue, a carne de suíno e tudo o que for sacrificado sob invocação de outro
nome que não seja de Deus. Porém, quem, sem intenção nem abuso, for impelido a
isso, não será recriminado, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.2.174- Aqueles que ocultam o que
Deus revelou no Livro, e o negociam a vil preço, não saciarão suas entranhas
senão com fogo infernal. Deus não lhes falará no Dia da Ressurreição nem dos
purificará, e sofrerão um doloroso castigo.
Alc.2.175- São aqueles que trocam a
Orientação pelo extravio, e o perdão pelo castigo. Que resistência
haverão de ter suportar o fogo infernal!
Alc.2.176- Isso, porque Deus revelou o
Livro com a verdade e aqueles que disputaram sobre ele incorreram em profundo
cisma.
Alc.2.177- A virtude não consiste só em
que orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é
a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos
profetas; de quem distribuiu seus bens em caridade por amor a Deus, entre
parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de cativos
(escravos). Aqueles que observam a oração, pagam o zakat,
cumprem os compromissos contraídos, são pacientes na miséria e na adversidade,
ou durante os combates, esses são os verazes, e esses são os tementes (a Deus).
Alc.2.178- Ó fiéis, está-vos preceituado
o talião para o homicídio: livre por livre, escravo por escravo, mulher por
mulher. Mas, se o irmão do morto perdoar o assassino, devereis indemnizá-lo
espontânea e voluntariamente. Isso é uma mitigação e misericórdia de vosso
Senhor. Mas quem vingar-se, depois disso, sofrerá um doloroso castigo.
Alc.2.179- Tendes, no talião, a
segurança da vida, ó sensatos, para que vos refreeis.
Alc.2.180- Está-vos prescrito que quando
a morte se apresentar a algum de vós, se deixar bens, que faça testamento
equitativo em favor de seus pais e parentes; este é um dever dos que temem a
Deus.
Alc.2.181- E aqueles que o alterarem,
depois de o haverem ouvido, estarão cometendo (grave) delito. Sabeis que Deus é
Omnipotente, Sapientíssimo.
Alc.2.182- Mas quem, suspeitando
parcialmente ou injustiça da parte do testador, emendar o testamento para
reconciliar as partes, não será recriminado porque Deus é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
Alc.2.183- Ó fiéis, está-vos prescrito o
jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus.
Alc.2.184- Jejuareis determinados dias;
porém, quem de vós não cumprir jejum, por achar-se enfermo ou em viagem,
jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito
sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um
necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será
melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo.
Alc.2.185- O mês de Ramadão foi o mês em
que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de
orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio
deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará,
depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a
dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Deus por ter-vos
orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais.
Alc.2.186- Quando Meus servos te
perguntarem de Mim, diz-lhes que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante
quando a Mim se dirigir. Que atendam o Meu apelo e que creiam em Mim, a fim de
que se encaminhem.
Alc.2.187- Está-vos permitido, nas
noites de jejum, acercar-vos de vossas mulheres, porque elas são vossas
vestimentas e vós o sois delas. Deus sabe o que vós fazíeis secretamente;
porém, absorveu-vos e vos indultou. Acercai-vos agora delas e desfrutai do que
Deus vos prescreveu. Comei e bebei até à alvorada, quando podereis distinguir o
fio branco do fio negro. Retornai, então ao, jejum, até ao anoitecer, e não vos
acerqueis delas enquanto estiverdes retraídos nas mesquitas. Tais são as normas
de Deus; não as transgridais de modo algum. Assim Deus elucida os Seus
versículos aos humanos, a fim de que O temam.
Alc.2.188- Não consumais as vossas
propriedades em vaidades, nem as useis para subornar os juízes, a fim de vos
apropriardes ilegalmente, com conhecimento, de algo dos bens alheios.
Alc.2.189- Interrogar-te-ão sobre os
novilúnios. Diz-lhes: Servem para auxiliar o homem no cômputo do tempo e no
conhecimento da época da peregrinação. A virtude não consiste em que entreis
nas casas pela porta traseira; a verdadeira virtude é a de quem teme a Deus,
para que prospereis.
Alc.2.190- Combatei, pela causa de Deus,
aqueles que vos combatem; porém, não pratiqueis agressão, porque Deus não
estima os agressores.
Alc.2.191- Matai-os onde quer se os
encontreis e expulsai-os de onde vos expulsaram, porque a perseguição é mais
grave do que o homicídio. Não os combatais nas cercanias da Mesquita Sagrada, a
menos que vos ataquem. Mas, se ali vos combaterem, matai-os. Tal será o castigo
dos incrédulos.
Alc.2.192- Porém, se desistirem, sabei
que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.2.193- E combatei-os até terminar a
perseguição e prevalecer a religião de Deus. Porém, se desistirem, não haverá
mais hostilidades, senão contra os iníquos.
Alc.2.194- Se vos atacarem um mês
sagrado, combatei-os no mesmo mês, e todas as profanações serão castigadas com
a pena de talião. A quem vos agredir, rechaçai-o, da mesma forma; porém, temei
a Deus e sabei que Ele está com os que O temem.
Alc.2.195- Fazei dispêndios pela causa
de Deus, sem permitir que as vossas mãos contribuam para vossa destruição, e
praticai o bem, porque Deus aprecia os benfeitores.
Alc.2.196- E cumpri
a peregrinação e a Umra, a serviço de Deus. Porém, se
fordes impedidos disso, dedicai uma oferenda do que vos seja possível e não
corteis os vossos cabelos até que a oferenda tenha alcançado o lugar destinado
ao seu sacrifício. Quem de vós se encontrar enfermo, ou sofrer de alguma
infecção na cabeça, e a raspar, redimir-se-á mediante o jejum, a caridade ou a
oferenda. Entretanto, em condição de paz, aquele que realizar a Umra antes da peregrinação, deverá, terminada esta, fazer uma oferenda daquilo que possa. E quem não estiver
em condições de fazê-lo, deverá jejuar três dias, durante a peregrinação, e
sete, depois do seu regresso, totalizando dez dias. Esta penitência é para
aquele que não reside próximo ao recinto da Mesquita Sagrada. Temei a Deus e
sabei que é Severíssimo no castigo.
Alc.2.197- A peregrinação realiza em
meses determinados. Quem a empreender, deverá abster-se das relações sexuais,
da perversidade e da polémica. Tudo o que fizerdes de bom Deus o saberá.
Equipai-vos de provisões, mas sabei que a melhor provisão é a devoção.
Temei-Me, pois, ó sensatos.
Alc.2.198- Não serei
censurados se procurardes a graça do vosso Senhor (durante a
peregrinação). Quando descerdes do monte Arafat, recordai-vos de Deus perante
os Monumento Sagrado e recordai-vos de como vos iluminou, ainda quando éreis,
antes disso, dos extraviados.
Alc.2.199- Descei, também, de onde
descem os demais, e implorai perdão de Deus, porque é Indulgente,
Misericordiosíssimo.
Alc.2.200- Quando celebrardes
os vossos ritos, recordai-vos de Deus como vos recordar dos vossos pais, ou com
mais fervor. Entre os humanos há aqueles que dizem: "Ó Senhor nosso, concede-nos o nosso bem-estar terreno!" Porém, não
participarão da ventura da outra vida.
Alc.2.201- Outros dizem: "Ó Senhor
nosso, concede-nos a graça deste mundo e do futuro, e
preserva-nos do tormento infernal!"
Alc.2.202- Estes, sim, lograrão a porção
que tiverem merecido, porque Deus é Destro em ajustar contas.
Alc.2.203- Recordai-vos
de Deus em dias contados. Mas, quem se apressar em (deixar o local) após dois
dias, não será recriminado; tampouco pecará aquele que se atrasar, se for
temente a Deus. Temei a Deus, pois, e sabei que sereis reunidos perante Ele.
Alc.2.204- Entre os homens há aquele
que, falando da vida terrena, te encanta, invocando Deus por Testemunha de tudo
quanto encerra o seu coração embora seja o mais encarniçado dos inimigos
(d'Ele).
Alc.2.205- E quando se retira, eis que a
sua intenção é percorrer a terra para causar a corrupção, devastar as
semeaduras e o gado, mesmo sabendo que a Deus desgosta a corrupção.
Alc.2.206- Quando lhe é dito que tema a
Deus, apossa-se dele a soberba, induzindo-o ao pecado. Mas o inferno ser-lhe-á
suficiente castigo. Que funesta morada!
Alc.2.207- Entre os homens há também
aquele que se sacrifica para obter a complacência de Deus, porque Deus é
Compassivo para com os servos.
Alc.2.208- Ó fiéis, abraçai
o Islão na sua totalidade e não sigais os passos de Satanás, porque é vosso
inimigo declarado.
Alc.2.209- Porém se tropeçardes, depois
de vos terem chegado as evidências, sabei que Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
Alc.2.210- Aguardam eles que lhes venha
o Próprio Deus, na sombra dos cirros, juntamente com os anjos e, assim, tudo
esteja terminado? Sabei que todo retornará a Deus.
Alc.2.211- Pergunta aos israelitas
quantos sinais evidentes lhes temos mostrado. Mas quem
deturpa conscientemente as mercês de Deus, depois de lhas terem chegado, saiba
que Deus é Severíssimo no castigo.
Alc.2.212- Foi abrilhantada a vida
terrena aos incrédulos e, por isso, zombam dos fiéis; porém, os tementes
prevalecerão sobre eles no Dia da Ressurreição, porque Deus agracia
imensuravelmente quem Lhe apraz.
Alc.2.213- No princípio os povos
constituíam uma só nação. Então, Deus enviou os profetas como alvissareiros e
admoestadores e enviou, por eles, o Livro, com a verdade, para dirimir as
divergências a seu respeito, depois de lhes terem chegado as evidências, por
egoística contumácia. Porém, Deus, com a Sua graça, orientou os fiéis para a
verdade quanto àquilo que é causa das suas divergências; Deus encaminha quem
Lhe apraz à senda recta.
Alc.2.214- Pretendeis, acaso, entrar no
Paraíso, sem antes terdes de passar pelo que passaram os vossos antecessores?
Açoitaram-nos a miséria e a adversidade, que os abalaram profundamente, até
que, mesmo o Mensageiro e os fiéis, que com ele estavam, disseram: Quando chegará
o socorro de Deus? Acaso o socorro de Deus não está próximo?
Alc.2.215- Perguntam-te que parte devem gastar (em caridade).
Diz-lhes: Toda a caridade que fizerdes, deve ser para
os pais, parentes, órfãos, necessitados e viajantes (desamparados). E sabei que
todo o bem que fizerdes, Deus dele tomará consciência.
Alc.2.216- Está-vos prescrita a luta
(pela causa de Deus), embora o repudieis. É possível que repudieis algo que
seja um bem para vós e, quiçá, gosteis de algo que vos seja prejudicial;
todavia, Deus sabe todo o bem que fizerdes, Deus dele tomará consciência.
Alc.2.217- Quando te perguntarem se é
lícito combater no mês sagrado, diz-lhes: A luta durante este mês é um grave
pecado; porém, desviar os fiéis da senda de Deus, negá-Lo, privar os demais da
Mesquita Sagrada e expulsar dela (Makka) os seus
habitantes é mais grave ainda, aos olhos de Deus, porque a perseguição é pior
do que o homicídio. Os incrédulos, enquanto puderem, não cessarão de vos
combater, até vos fazerem renunciar à vossa religião; porém, aqueles dentre vós que renegarem a sua fé e morrerem incrédulos tornarão as
suas obras sem efeito, neste mundo e no outro, e serão condenados ao inferno,
onde permanecerão eternamente.
Alc.2.218- Aqueles que creram, migraram
e combateram pela causa de Deus poderão esperar de Deus a misericórdia, porque
Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.2.219- Interrogam-te a respeito da
bebida inebriante e do jogo de azar; diz-lhes: Em ambos há benefícios e
malefícios para o homem; porém, os seus malefícios são maiores do que os seus
benefícios. Perguntam-te o que devem gastar (em caridade). Diz-lhes: Gastai o
que sobrar das vossas necessidades. Assim Deus vos elucida os Seus versículos,
a fim de que mediteis,
Alc.2.220- Nesta vida e na outra.
Consultar-te-ão a respeito dos órfãos; diz-lhes: Fazer-lhes o bem é o melhor. E
se misturardes vossos assuntos com os deles, serão vossos irmãos; sabei que
Deus distingue o corrupto do benfeitor. Porém, se Deus quisesse, Ter-vos-ia
afligido, porque é Poderoso, Prudentíssimo.
Alc.2.221- Não desposareis as idólatras
até que elas se convertam, porque uma escrava fiel é preferível a uma idólatra,
ainda que esta vos apraza. Tampouco consintais no matrimónio das vossas filhas
com os idólatras, até que estes se tenham convertido, porque um escravo fiel é
preferível a um livre idólatra, ainda que este vos apraza. Eles arrastam-vos
para o fogo infernal; em troca, Deus, com Sua benevolência, convoca-vos ao Paraíso
e ao perdão e elucida os Seus versículos aos humanos, para que Dele recordem.
Alc.2.222- Consultar-te-ão acerca da
menstruação; diz-lhes: É uma impureza. Abstende-vos, pois, das mulheres durante
a menstruação e não vos acerqueis delas até que se purifiquem; quando estiverem
purificadas, aproximai-vos então delas, como Deus vos tem disposto, porque Ele
estima os que arrependem e cuidam da purificação.
Alc.2.223- Vossas mulheres são vossas
semeaduras. Desfrutai, pois, da vossa semeadura, como vos apraz; porém,
praticai boas obras antecipadamente, temei a Deus e sabei que compareceis
perante Ele. E tu (ó Mensageiro), anuncia aos fiéis (a
bem-aventurança).
Alc.2.224- Não tomeis (o nome de) Deus
como desculpa, em vosso juramento, para não serdes benevolentes, devotos e
reconciliardes os homens, porque Deus é Omniouvinte,
Sapientíssimo.
Alc.2.225- Deus não vos recriminará por
vossos juramentos involuntários; porém, responsabilizar-vos-á pelas intenções
dos vossos corações. Sabei que Deus é Tolerante, Indulgentíssimo.
Alc.2.226- Aqueles que juram abster-se
das suas mulheres deverão aguardar um prazo de quatro meses. Porém, se então
voltarem a elas, saibam que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.
Alc.2.227- Mas se revolverem
divorciar-se, saibam que Deus é Omniouvinte,
Sapientíssimo.
Alc.2.228- As divorciadas aguardarão
três menstruações e, se crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, não deverão
ocultar o que Deus criou em suas entranhas. E seus esposos têm mais direito de
as readmitir, se desejarem a reconciliação, porque elas tem direitos
equivalentes aos seus deveres, embora os homens tenham um grau sobre elas,
porquanto Deus é Poderoso, Prudentíssimo.
Alc.2.229- O divórcio revogável só
poderá ser efectuado duas vezes. Depois, tereis de conservá-las convosco dignamente
ou separar-vos com benevolência. Está-vos vedado tirar-lhes algo de tudo quanto
lhes haveis dotado, a menos que ambos temam contrariar as leis de Deus. Se
temerdes (vós juízes) que ambos as contrariem, não serão recriminados, se ela
der algo pela vossa liberdade. Tais são os limites de Deus, não os
ultrapasseis, pois; aqueles que os ultrapassarem serão iníquos.
Alc.2.230- Porém, se ele se divorciar
irrevogavelmente dela, não lhe será permitido tomá-la de novo por esposa legal
até que se tenha casado com outro e também se tenha divorciado deste; não serão
censurados se se reconciliarem, desde que sintam que poderão observar as leis
de Deus. Tais são os limites de Deus, que Ele elucida para os sensatos.
Alc.2.231- Quando vos divorciardes das
mulheres, ao terem elas cumprido o seu período prefixado, tomai-as de volta
equitativamente, ou liberta-as equitativamente. Não as tomeis de volta com o
intuito de injuriá-las injustamente, porque quem tal fizer condenar-se-á. Não
zombeis dos versículos de Deus e recordai-vos das Suas mercês para convosco e
de quanto vos revelou no Livro, com sabedoria, mediante o qual vos exorta.
Temei a Deus e sabei que Deus é Omnisciente.
Alc.2.232- Se vos divorciardes das
mulheres, ao terem elas cumprido o seu período prefixado, não as impeçais de
renovar a união com os seus antigos maridos, se ambos se reconciliarem
voluntariamente. Com isso se exorta a quem dentre vós
crê em Deus e no Dia do Juízo Final. Isso é mais puro e mais virtuoso para vós,
porque Deus sabe e vós ignorais.
Alc.2.233- As mães (divorciadas)
amamentarão os seus filhos durante dois anos inteiros, aos quais desejarem
completar a lactação, devendo o pai mantê-las e vesti-las equitativamente.
Ninguém é obrigado a fazer mais do que está ao seu alcance. Nenhuma mãe será
prejudicada por causa do seu filho, nem tampouco o pai, pelo seu. O herdeiro do
pai tem as mesmas obrigações; porém, se ambos, de comum acordo e consulta
mútua, desejarem a desmama antes do prazo estabelecido, são serão recriminados.
Se preferirdes tomar uma ama para os vossos filhos, não sereis recriminados,
sempre que pagueis, estritamente, o que tiverdes prometido. Temei a Deus e sabe
que Ele vê tudo quanto fazeis.
Alc.2.234- Quanto àqueles, dentre vós, que falecerem e deixarem viúvas, estas deverão aguardar
quatro meses e dez dias. Ao cumprirem o período prefixado, não sereis
responsáveis por tudo quanto fizerem honestamente das suas pessoas, porque Deus
está bem inteirado de tudo quanto fazeis.
Alc.2.235- Tampouco sereis censurados se
fizerdes alusão a uma proposta de casamento e estas mulheres, ou pensardes em
fazê-lo. Deus bem sabe que vos importais com elas; porém, não vos declareis a
elas indecorosamente; fazei-o em termos honestos e não decidais sobre o
contrato matrimonial até que haja transcorrido o período prescrito; sabei que
Deus conhece tudo quanto ensejais. Temei-O, pois, e sabeis que Ele é Tolerante,
Indulgentíssimo.
Alc.2.236- Não sereis
recriminados se vos divorciardes das vossas mulheres antes de as haverdes
tocado ou fixado o dote; porém, concedei-lhes um presente; rico, segundo as
suas posses, e o pobre, segundo as suas, porque conceder esse presente é
obrigação dos benfeitores.
Alc.2.237- E se vos divorciardes delas
antes de as haverdes tocado, tendo fixado o dote, corresponder-lhes-á a metade
do que lhes tiverdes fixado, a menos que, ou elas abram mão (disso), ou faça
quem tiver o contrato matrimonial em seu poder. Sabei que o perdão está mais
próximo da virtude e não esqueçais da liberalidade entre vós, porque Deus bem
vê tudo quanto fazeis.
Alc.2.238- Observai as orações,
especialmente as intermediárias, e consagrai-vos fervorosamente a Deus.
Alc.2.239- Se estiverdes em perigo, orai
andando ou cavalgando; porém, quando estiverdes seguros, invocai Deus, tal como
Ele vos ensinou o que não sabíeis.
Alc.2.240- Quanto àqueles, dentre vós, que faleceram e deixarem viúvas, a elas deixarão um
legado para o seu sustento durante um ano, sem que sejam forçadas a abandonar
suas casas. Porém, se elas voluntariamente as abandonarem, não sereis responsáveis
pelo que fizerem, moderadamente, de si mesmas, porque Deus é Poderoso,
Prudentíssimo.
Alc.2.241- Proporcionar o necessário às
divorciadas (para sua manutenção) é um dever dos tementes.
Alc.2.242- Assim Deus vos elucida os
Seus versículos para que raciocineis.
Alc.2.243- Não reparastes
naqueles que, aos milhares, fugiram das suas casas por temor à morte? Deus lhes
disse: Morrei! Depois os ressuscitou, porque é Agraciante
para com os humanos; contudo a maioria não Lhe agradece.
Alc.2.244- Combatei pela causa de Deus e
sabei que Ele é Omniouvinte, Sapientíssimo.
Alc.2.245- Quem estaria disposto a
emprestar a Deus, espontaneamente, para que Ele se multiplique infinitamente?
Deus restringe ou prodigaliza a Sua graça, e a Ele retornareis.
Alc.2.246- Não reparastes
(ó Mohammad) nos líderes dos israelitas que, depois da morte de Moisés,
disseram ao seu profeta: Designa-nos um rei, para combatermos pela causa de
Deus. E ele perguntou: Seria possível que não combatêsseis quando vos fosse
imposta a luta? Disseram: E que escusa teríamos para não combater pela causa de
Deus, já que fomos expulsos dos nossos lares e afastados dos nossos filhos?
Porém, quando lhes foi ordenado o combate, quase todos o recusaram, menos uns
poucos deles. Deus bem conhece os iníquos.
Alc.2.247- Então, seu profeta lhes
disse: Deus vos designou Talut por rei. Disseram:
Como poderá ele impor a sua autoridade sobre nós, uma vez que temos mais
directo do que ele à autoridade, e já que ele nem sequer foi agraciado com
bastantes riquezas? Disse-lhes: É certo que Deus o elegeu sobre vós,
concedendo-lhe superioridade física e moral. Deus concede a Sua autoridade a
que Lhe apraz, e é Magnificente, Sapientíssimo.
Alc.2.248- E o seu profeta voltou a
dizer: O sinal da sua autoridade consistirá em que vos chegará a Arca da
Aliança, conduzida por anjos, contendo a paz do vosso Senhor e algumas
relíquias, legadas pela família de Moisés e de Aarão. Nisso terei um sinal, se
sois fiéis.
Alc.2.249- Quando Saul partiu com o seu
exército, disse: É certo que Deus vos provará, por meio de um rio. Sabei que
quem nele se saciar não será dos meus; sê-lo-á quem não tomar de suas águas
mais do que couber na concavidade da sua mão. Quase todos se saciaram, menos
uns tantos. Quando ele e os fiéis atravessaram o rio, (alguns) disseram: Hoje
não podemos com Golias e com seu exército. Porém, aqueles que creram que
deveriam encontrar Deus disseram: Quantas vezes um pequeno grupo venceu outro
mais numeroso, pela vontade de Deus, porquanto Deus está com os perseverantes!
Alc.2.250- E quanto se defrontaram com
Golias e com o seu exército, disseram: Ó Senhor nosso,
infunde-nos constância, firma os nossos passos e concede-nos a vitória sobre o
povo incrédulo!
Alc.2.251- E com a vontade de Deus os
derrotaram; David matou Golias e Deus lhe outorgou o poder e a sabedoria e lhe
ensinou tudo quanto Lhe aprouve. Se Deus não contivesse aos seres humanos, uns,
em relação aos outros, a terra se corromperia; porém, Ele é Agraciante
para com a (Está incompleto no Alcorão)
Alc.2.252- Tais são os versículos de
Deus que realmente te ditamos, porque és um dos mensageiros.
Alc.2.253- De tais mensageiros preferimos uns aos outros. Entre eles, se encontram aqueles
a quem Deus falou, e aqueles que elevou em dignidade.
E concedemos a Jesus, filho de Maria, as evidências, e o fortalecemos com o
Espírito da Santidade. Se Deus quisesse, aqueles que os sucederam não teriam
combatido entre si, depois de lhes terem chegado as evidências. Mas discordaram
entre si; uns acreditaram e outros negaram. Se Deus quisesse, não teriam
digladiado; porém, Deus dispõe como quer.
Alc.2.254- Ó fiéis, fazei
caridade com aquilo com que vos agraciamos, antes que chegue o dia em que não
haverá barganha, amizade, nem intercessão. Sabei que os incrédulos são iníquos.
Alc.2.255- Deus! Não há mais divindade
além d'Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inactividade ou o
sono; d'Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder
junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e
eles (humanos) nada conhecem a Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu
Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o
Ingente, o Altíssimo.
Alc.2.256- Não há imposição quanto à
religião, porque já se destacou a verdade do erro. Quem renegar o sedutor e
crer em Deus, Ter-se-á apegado a um firme e inquebrantável sustentáculo, porque
Deus é Omniouvinte, Sapientíssimo.
Alc.2.257- Deus é o Protector dos fiéis;
é Quem os retira das trevas e os transportam para a luz; ao contrário, os
incrédulos, cujos protectores são os sedutores, para que os arrastam da luz,
levando-os para as trevas, serão condenados ao inferno onde permanecerão
eternamente.
Alc.2.258- Não reparaste
naquele que disputava com Abraão acerca de seu Senhor, por lhe haver Deus
concedido o poder? Quando Abraão lhe disse: Meu Senhor é Quem dá a vida e a
morte! Retrucou: Eu também dou a vida e a morte. Abraão disse: Deus faz sair o
sol do Oriente, faze-o tu
sair do Ocidente. Então o incrédulo ficou confundido, porque Deus não ilumina
os iníquos.
Alc.2.259- Tampouco reparastes naquele
que passou por uma cidade em ruínas e conjecturou: Como poderá Deus
ressuscitá-la depois de sua morte? Deus o manteve morto durante cem anos;
depois o ressuscitou e lhe perguntou: Quanto tempo permaneceste
assim? Respondeu: Permaneci um dia ou parte dele. Disse-lhe: Qual! Permaneceste
cem anos. Observa a tua comida e a tua bebida; constata que ainda não se
deterioraram. Agora observa teu asno (não resta dele mais do que a ossada);
isto é para fazer de ti um exemplo para os humanos. Observa como dispomos os
seus ossos e em seguida os revestimos de carne. Diante da evidência, exclamou:
Reconheço que Deus é Omnipotente!
Alc.2.260- E de quando Abraão implorou:
Ó Senhor meu, mostra-me como ressuscitas os mortos;
disse-lhe Deus: Acaso, ainda não crês? Afirmou: Sim, porém, faze-o,
para a tranquilidade do meu coração. Disse-lhe: Toma quatro pássaros, treina-os
para que voltem a ti, e coloca uma parte deles sobre cada montanha; chama-os,
em seguida, que virão, velozmente, até ti; e sabe que Deus é Poderoso,
Prudentíssimo.
Alc.2.261- O exemplo daqueles que gastam
os seus bens pela causa de Deus é como o de um grão que produz sete espigas,
contendo cada espiga cem grãos. Deus multiplica mais ainda a quem Lhe apraz,
porque é Munificente, Sapientíssimo.
Alc.2.262- Aqueles que gastam os bens
pela causa de Deus, sem acompanhar a sua caridade com exprobação
ou agravos, terão a sua recompensa ao lado do Senhor e não serão presas do
temor, nem se atribularão.
Alc.2.263- Uma palavra cordial e uma
indulgência são preferíveis à caridade seguida de agravos, porque Deus é, por
Si, Tolerante, Opulentíssimo.
Alc.2.264- Ó fiéis, não desmereçais as
vossas caridades com exprobação ou agravos como
aquele que gasta os seus bens, por ostentação, diante das pessoas que não crê
em Deus, nem no Dia do Juízo Final. O seu exemplo é semelhante ao de uma rocha
coberta por terra que, ao ser atingida por um aguaceiro, fica a descoberto. Em
nada se beneficiará, de tudo quanto fizer, porque Deus não ilumina os
incrédulos.
Alc.2.265- Por outra, o exemplo de quem
gasta os seus bens espontaneamente, aspirando à complacência de Deus para
fortalecer a sua alma, é como um pomar em uma colina que, ao cair a chuva, tem
os seus frutos duplicados; quando a chuva não o atinge, basta-lhe o orvalho. E
Deus bem vê tudo quanto fazeis.
Alc.2.266- Desejaria algum de vós,
possuindo um pomar cheio de tamareiras e videiras, abaixo das quais corressem
os rios, em que houvesse toda espécie de frutos, e surpreendesse a velhice com
filhos de tenra idade, que o açoitasse e consumisse um furacão ignífero? Assim
Deus elucida os versículos, a fim de que mediteis.
Alc.2.267- Ó fiéis, contribuí com o que
de melhor tiverdes adquirido, assim como com o que vos temos feito brotar da
terra, e não escolhais o pior para fazerdes caridade, sendo que vós não
aceitaríeis para vós mesmos, a não ser com os olhos fechados. Sabei que Deus é,
por Si, Opulento, Laudabilíssimo.
Alc.2.268- Satanás vos atemoriza com a
miséria e vos induz à obscenidade; por outro lado, Deus vos promete a Sua
indulgência e a Sua graça, porque é Munificente, Sapientíssimo.
Alc.2.269- Ele concede sabedoria a quem
Lhe apraz, e todo aquele que for agraciado com ela, sem dúvida terá logrado um
imenso bem; porém, salvo os sensatos, ninguém o compreende.
Alc.2.270- De cada caridade que
dispensais e de cada promessa que fazeis, Deus o sabe; sabei que os iníquos
jamais terão protectores.
Alc.2.271- Se fizerdes
caridade abertamente, quão louvável será! Porém, se a fizerdes, dando aos
pobres dissimuladamente, será preferível para vós, e isso vos absolverá de
alguns dos vossos pecados, porque Deus está inteirado de tudo quanto fazeis.
Alc.2.272- A ti
(ó Mensageiro) não cabe guiá-los; porém, Deus guia a quem Lhe apraz. Toda a
caridade que fizerdes será em vosso próprio benefício, e não pratiqueis boas
acções senão com a aspiração de agradardes a Deus. Sabei que toda caridade que
fizerdes vos será recompensada com vantagem, e não sereis injustiçados.
Alc.2.273- (Concedei-a) aos que
empobrecerem empenhados na causa de Deus, que não podem se dar a negócios na
terra, e que o ignorante não os crê necessitados, porque são reservados. Tu os
reconhecerás por seus aspectos, porque não mendigam impertinentemente. De toda
a caridade que fizerdes Deus saberá.
Alc.2.274- Aqueles que gastam dos seus
bens, tanto de dia como à noite, quer secreta, quer abertamente, obterão a sua
recompensa no Senhor e não serão presas do temor, nem se atribularão.
Alc.2.275- Os que praticam a usura só
serão ressuscitados como aquele que foi perturbado por Satanás; isso, porque
disseram que a usura é o mesmo que o comércio; no entanto, Deus consente o
comércio e veda a usura. Mas, quem tiver recebido uma exortação do seu Senhor e
se abstiver, será absolvido pelo passado, e seu julgamento só caberá a Deus.
Por outro lado, aqueles que reincidirem, serão
condenados ao inferno, onde permanecerão eternamente.
Alc.2.276- Deus abomina a usura e
multiplica a recompensa aos caritativos; Ele não aprecia nenhum incrédulo,
pecador.
Alc.2.277- Os fiéis que praticarem o
bem, observarem a oração e pagarem o zakat, terão a
sua recompensa no Senhor e não serão presas do temor, nem se atribularão.
Alc.2.278- Ó fiéis, temei
a Deus e abandonai o que ainda vos resta da usura, se sois crentes!
Alc.2.279- Mas, se tal acatardes, esperai a hostilidade de Deus e do Seu Mensageiro; porém, se
vos arrependerdes, reavereis apenas o vosso capital. Não defraudeis e não
sereis defraudados.
Alc.2.280- Se vosso devedor se achar em
situação precária, concedei-lhe uma moratória; mas, se o perdoardes, será
preferível para vós, se quereis saber.
Alc.2.281- E temei
o dia em que retornareis a Deus, e em que cada alma receberá o seu merecido,
sem ser defraudada.
Alc.2.282- Ó fiéis, quando contrairdes
uma dívida por tempo fixo, documentai-a; e que um escriba, na vossa presença, ponha-a fielmente por
escrito; que nenhum escriba se negue a escrever, como Deus lhe ensinou. Que o
devedor dite, e que tema a Deus, seu Senhor, e nada omita dele (o contrato).
Porém, se o devedor for insensato, ou inapto, ou estiver incapacitado a ditar,
que seu procurador dite fielmente, por ele. Chamai duas testemunhas masculinas
de vossa preferência, a fim de que, se uma delas se esquecer, a outra recordará.
Que as testemunhas não se neguem, quando forem requisitadas. Não desdenheis
documentar a dívida, seja pequena ou grande, até ao seu vencimento. Este
proceder é o mais equitativo aos olhos de Deus, o mais válido para o testemunho
e o mais adequado para evitar dúvidas. Tratando-se de comércio determinado,
feito de mão em mão, não incorrereis em falta se não o documentardes. Apelai
para testemunhas quando mercadejardes, e que o escriba e as testemunhas não
seja coagidos; se os coagirdes, cometereis delito. Temei a Deus e Ele vos
instruirá, porque é Omnisciente.
Alc.2.283- Se estiverdes
em viagem e não encontrardes um escriba, deixareis um penhor resgatável; quando
vos confiardes reciprocamente, saiba, quem tiver recebido o depósito, que
deverá restituí-lo, temendo a Deus, seu Senhor. Não vos negueis a prestar
testemunho; saiba, pois, quem o negar, que seu coração é nocivo. Deus sabe o
que fazeis.
Alc.2.284- A Deus pertence tudo quanto
há nos céus e na terra. Tanto o que manifestais, como o que ocultais, Deus vo-lo
julgará. Ele perdoará a quem desejar e castigará a quem Lhe aprouver, porque é
Omnipotente.
Alc.2.285- O Mensageiro crê no que foi
revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Deus, em Seus anjos, em Seus
Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus
mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó
Senhor nosso! A Ti será o retorno!
Alc.2.286- Deus não impõe a nenhuma alma
uma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito
e sofrerá mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso, não nos condenes, se nos
esquecermos ou nos equivocarmos! Ó Senhor nosso, não nos imponhas carga, como a
que impuseste a nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues com
o que não podemos suportar! Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu
és nosso Protector! Concede-nos a vitória sobre os incrédulos!
Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas