Decálogo de Moisés

 

 

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, da casa da servidão.

Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem de es­cultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas de­baixo da terra.

Não te encurvarás a elas, nem as servirás: porque eu, o Senhor, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,

E faço misericórdia, em mi­lhares, aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão: porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra,

Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

Porque em seis dias fez o Se­nhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia des­cansou: portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.

Não matarás.

Não adulterarás.

Não furtarás.

Não dirás falso testemunho con­tra o teu próximo.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

 

 

 

 

O Velho Testamento constitui a base da teologia do Judaísmo e é bem conhecido em todo o nosso mundo lusófono, por ser a primeira parte da Bíblia.

O presente documento, conhecido tradicionalmente como o “Decálogo”, é o mais importante texto do judaísmo, e segundo o Livro de Êxodo, capítulo 20, foi o Deus de Moisés que lhe deu estes mandamentos no monte Sinai.

Moisés viveu cerca do ano 1200 AC.

 

Camilo – Marinha Grande, Novembro de 2005.

 

Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas