EUCARISTIA BÍBLICA (OC)
(Deverá
“clicar” nas referências bíblicas, para ter acesso aos textos)
Eucaristia é uma palavra que entrou na nossa língua por
transliteração do termo grego «eucharistía» (substantivo
usado 15 vezes no Novo Testamento). Há ainda a forma verbal «eucharistéou» ( 38 vezes no N.T.)
e o adjectivo «eucháristos» ( l vez no N.T.).
A palavra eucaristia tornou-se conhecida por designar um rito
religioso, mais precisamente um «sacramento que, segundo a doutrina católica,
contém real e substancialmente o corpo, o sangue, a alma e a divindade de Jesus
Cristo, sob as espécies de pão e de vinho». (Dicionário Enciclopédico Koogan-Larousse, 1979)
Com tal, trata-se de um rito que, segundo a mesma Igreja, confere
graça sobrenatural aos comungantes.
Todavia o significado etimológico do termo eucaristia é gratidão,
agradecimento, acção de graças, como em Actos 24:3, quando
Paulo se dirige ao governador Félix e lhe diz: «... com
toda a eucaristia o queremos reconhecer », e quando o mesmo Paulo exorta os
cristãos de Colossos: «...perseverai em oração, velando nela com eucaristia». Colossenses 4:2
A eucaristia está relacionada com a Ceia do Senhor. Quando lemos
«... e tendo dado graças o partiu» 1ª Coríntios
11:23/24, a expressão «tendo dado graças» corresponde, no original grego, a
uma só palavra: «eucharistêssas» (
do verbo «eucharistéou» ). Assim, praticar
eucaristia é, simplesmente, «dar graças» ou «agradecer». Ao celebrarmos a Ceia
do Senhor, tomando o pão e o vinho em Sua memória, manifestamos a nossa
gratidão (eucaristia) Àquele que se deu por nós em sacrifício, na cruz do
Calvário, para nossa redenção.
Eucaristia não é um sacramento, é um sentimento. O sentimento que
esteve presente no coração daquele leproso que, de entre os dez que foram
curados, foi ao encontro de Jesus para lhe manifestar o seu reconhecimento, a
sua gratidão. Lucas
17:16
Não iremos fazer alusão a todas as 54 referências à eucaristia no
Novo Testamento. Mencionamos algumas das que achamos mais representativas.
O sentimento de eucaristia deve estar presente em todos os actos
da nossa vida, pois que os motivos de gratidão (eucaristia) são imensos. O
Apóstolo Paulo recomendava: «Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de
Deus, em Cristo Jesus, para convosco». 1ª Tessalonicenses 5:18
Ele nos criou, nos sustenta, nos conforta, nos alimenta, cuida de nós. Por tudo
isso, e muito mais, Lhe devemos profunda eucaristia! Mas, acima de tudo,
«Eucaristia... a Deus pelo seu dom inefável». 2ª Coríntios 9:15
Se, a partir do substantivo eucaristia, conjugarmos o verbo eucaristiar
(agradecer, dar graças) podemos, em uníssono com
Paulo, exclamar: «Miserável homem que eu sou!... Eucaristio
a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor». Romanos 7:24/25
O mesmo Paulo, quando chegou a Roma e se encontrou com os seus irmãos ali, «...
vendo-os, eucaristiou a Deus
e tomou ânimo». Actos
28:15
O ensino bíblico é praticar a eucaristia sempre Efésios 5:20, em
tudo 1ª
Tessalonicenses 5:18, nomeadamente nas orações. Nestas, não devemos apenas
pedir mas também agradecer. Filipenses 4:6; Colossenses 4:2; 1ª Timóteo 2:1
Eucaristia pelo zelo, fidelidade, e cooperação dos servos do
Senhor, 1ª
Tessalonicenses 1:2/3. Convém que a eucaristia esteja presente no nosso
vocabulário, em vez de futilidades e inconveniências. Efésios 5:3/4
No Além, perante o trono de Deus, os anjos adoram prostrados, e da
sua adoração faz parte a eucaristia. Apocalipse 7:11/12
Então, podemos concluir que a eucaristia, que significa gratidão,
é algo para sentir, para exercitar, para pôr em prática.
Terminamos esta síntese dum estudo bíblico, com o único texto em
que aparece a forma adjectiva: «E a paz de Deus, para a qual também fostes
chamados em um corpo, domine nos vossos corações; e sede eucarísticos». Colossenses 3:15
Leiria – Portugal
Estudos
bíblicos sem fronteiras teológicas