Dízimos e ofertas (FL)
Os dízimos do Velho Testamento
(Deverá “clicar”
nas referências bíblicas, para ter acesso aos textos)
O
único que tinha o direito de exigir o dízimo (primícias) foi o próprio Deus. Primícias
estas que eram oferecidas de um coração grato a Ele. Exemplo disto é Abel.
Todavia
nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao Senhor de tudo o que tem, de
homem, de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará. Toda
coisa consagrada, será uma coisa santíssima ao Senhor. Também todas as dízimas
do campo, da semente do campo, do fruto das árvores são do Senhor, santas são
ao Senhor. Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa acrescentará
o seu quinto sobre ela. Tocante a todas as dízimas de vacas e ovelhas de tudo o
que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor. Levítico 27:28/30
Moisés
recebera esta ordem do Senhor a todo o povo de Israel dizendo que os dízimos de
tudo pertenciam ao Senhor e não à instituição religiosa da época.
O
povo de Israel foi massacrado cerca de 430 anos no cativeiro egípcio sob ordens
e obrigações de faraós. Após o livramento deste cativeiro e perseguição dos egípcios,
o povo, com um coração endurecido, murmurava do Senhor. Após a morte de Moisés,
seu sucessor, Josué, ficou incumbido de levar aquele povo à terra prometida,
depois de muitas lutas, derrotas e vitórias, chegaram a terra prometida. Ali
Josué, em obediência a Moisés e ao Senhor, repartiu as terras para cada tribo,
exceto a tribo de Levi, pois esta cuidaria do serviço religioso, tendo como
recompensa a transferência por parte do Senhor o direito de receberem os
dízimos e ofertas.
Todas
as ofertas alçadas das santidades que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor
tenho dado a ti, e a teus filhos e a tuas filhas contigo por estatuto perpétuo,
concerto perpétuo de sal perante o Senhor é, para ti e para a tua semente
contigo. Disse também o Senhor a Aarão: Na sua terra possessão nenhuma terás, e
no meio deles nenhuma parte terás, eu sou a tua parte e a tua herança no meio
dos filhos de Israel e eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos
de Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, o ministério da tenda
da congregação. Números 18:19/21
Em
Levítico vimos que os dízimos pertenciam ao Senhor. Aqui em Números o Senhor
transfere este direito aos levitas. Pois não receberam herança nenhuma e não
poderiam ter propriedade alguma.
Os
levitas tinham o direito de todos os dízimos Números 18:11/21.
Quando diz de todos os dízimos, se refere às primícias da terra, dos animais,
inclusive dos homens.
Toda
coisa consagrada em Israel será tua. Tudo que abrir a madre de toda carne que
trouxerem ao Senhor, tanto de homens como de animais será teu, porém os
primogênitos dos homens resgatarás, também os primogênitos dos animais imundos
resgatarás, os que, pois, deles se houverem de resgatar, resgatarás da idade de
um mês segundo a tua avaliação, por cinco ciclos de dinheiro segundo o ciclo do
santuário, que era de vinte geras. Números 18:14/16
Quando
nascia filhos, tanto de homens como de animais, o pai de família os levava até
a tenda da congregação e, depois de trinta dias, voltava lá e resgatava com um
certo valor em dinheiro, somente ficava lá os animais limpos que serviam de
sacrifícios.
Outra
coisa muito importante é que os levitas não poderiam adquirir nada com aqueles
dízimos e primícias da terra, pois servia somente para seu sustento, ou seja, não
havia fins lucrativos.
Porque os dízimos dos filhos de Israel que
oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas,
porquanto eu lhes disse: no meio dos filhos de Israel, herança nenhuma herdarão. Números 18:24
Disse
também o Senhor a Aarão: Na sua terra possessão nenhuma terás e no meio deles
nenhuma parte terás, eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de
Israel. Números
18:21
Parece
que Paulo falou algo a respeito:
Ninguém
que milita se embaraça com negócio desta vida, afim de agradar aquele que o
alistou para guerra. 2ª
Timóteo 2:5
Gostaríamos
de saber: Os líderes atuais que pedem o dízimo são levitas? Os líderes atuais
estão despidos de heranças, possessões de terras, carros, casas, empresas, etc?
Os líderes atuais pedem os dízimos de tudo (dos animais, dos homens, dos frutos
da terra)? Ou será que pedem somente do salário para não se comprometerem com
os bebês chorando e dos berros de filhotes de animais na tenda da congregação
(templo)? Eles sujam seus púlpitos e altares com o sangue dos animais limpos?
Os
levitas devolviam os dízimos dos dízimos ao Senhor.
E
falou o Senhor a Moisés dizendo, falarás aos levitas e lhes dirás: Quando
receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado em
vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor: os dízimos dos
dízimos. Números
18:25/26
Além
dos levitas ofertarem os dízimos dos dízimos ao Senhor, eles tinham que levar
em um monte determinado pelo Senhor (ver: Deuteronómio 12:11; Amós 4:4/5)
Hoje
os falsos dízimos dos dízimos das igrejas são devolvidos à igreja sede, ou
escritório central de cada denominação, ou ainda na central dos dízimos.
Será
que o que fazem é recebido pelo Senhor? Não seria isto um roubo? Pois tanto o
dízimo como o dízimo dos dízimos e ofertas alçadas não estão sendo usados para
sustento dos “levitas atuais” e sim para
construções de templos os quais insistem em dizer que é a Igreja.
Além
dos levitas, usufruíam dos dízimos a viúva, o órfão e o estrangeiro, ou seja,
usufruíam dos dízimos os necessitados.
Ao
fim de cada três anos porás de lado todos os dízimos da colheita do terceiro
ano, e os recolherás na tua cidade, para que, vindo o levita, que não tem parte
nem herança contigo, e o estrangeiro, o órfão e a viúva, que estiverem em tua
cidade, comerão e se fartarão, e assim o Senhor teu Deus te abençoe em todas as
obras que as tuas mãos fizerem. Deuteronómio
14:28/29
Após
o povo de Israel ter desprezado ao Senhor, pedindo-lhe um rei o qual foi
concedido, Saúl. Instituíram um outro dízimo, que era secular, ou seja:
E
tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras, e padeiras. E tomará o
melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e os dará
aos seus criados e as vossas sementes e
as vossas vinhas dizimará para dar aos seus eunucos e aos seus criados. Também
os vossos criados e as vossas criadas e os melhores mancebos, e os vossos
jumentos tomará e os entregará no seu trabalho. Dizimará o vosso rebanho e vós
lhe servireis de criados. Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei,
que vós houverdes escolhido, mas o Senhor não os ouvirá naquele dia. 1º Samuel 8:13/18
Este
dízimo era recolhido do povo para sustento dos que trabalhavam no palácio do
rei, ou seja, os funcionários públicos. Vale salientar que este dízimo não foi
instituído pelo Senhor e, sim, pelos homens.
Com
o tempo, devido as mudanças que ocorreram, os dízimos, que era um direito dos
levitas e necessitados, foi caindo em desuso e cada um vivia por si e pelo rei.
Antes
do cativeiro babilônico, o rei Ezequias restabeleceu os dízimos conforme era no
princípio, como direito exclusivo dos levitas e necessitados 2º Crónicas 31
Após
a libertação do cativeiro babilônico (70 anos), Neemias também tornou a
restabelecer a prática dos dízimos, também como direito único dos levitas
devido o serviço que exerciam. E todo o povo de Judá ficou alegre pelo serviço
dos levitas e pelas bênçãos do Senhor Neemias 12:44/47
Com
certeza o povo tinha um lema em seu coração para continuar a prática dos
dízimos.
Honra
ao Senhor com toda a sua fazenda, e com as primícias de toda tua renda, e se
encherão os teus celeiros abundantemente, e se transbordarão de mosto os teus
lagares. Provérbios
3:9/10
Porém,
com o passar do tempo, os levitas (sacerdotes), por causa da avareza,
corromperam-se de tal forma que se desviaram dos princípios que receberam do
Senhor. Então, 430 anos antes de Cristo o profeta Malaquias, em suas profecias,
conclamava ao povo a retornarem ao princípio, e aos levitas usarem de forma
correta os dízimos, como nos primeiros anos. Pelo fato do povo e dos levitas
estarem corrompidos o profeta Malaquias diz: Vós e toda a nação me roubais nos
dízimos e ofertas. Os levitas, por
se desviarem dos princípios; o povo, por ser conivente com os levitas.
No
capítulo 2, do verso 4 ao 6, o profeta descreve que os levitas do passado foram
sinceros e seguiram as ordens.
Então
sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu concerto seja com
Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Meu concerto com ele foi de vida e de paz, e
lhes dei para que me temessem, e me temeu, e assombrou-se por causa do meu
nome. A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniqüidade não se achou nos seus
lábios, andou comigo em paz e retidão, e apartou a muitos da iniqüidade. Malaquias 2:4/6
Porém,
os que viviam na época do profeta Malaquias corromperam o concerto com Levi.
Mas
vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei, corrompestes
o concerto com Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 2:8
Ainda
fazeis isto, cobris o altar do Senhor com lágrimas, de choros e de gemidos, de
sorte que Ele não olha mais para a oferta, nem aceitará com prazer da vossa mão. Malaquias 2:13
Veremos
a seguir, passo a passo, o texto mais usado pelos líderes atuais.
Compreenderemos agora como um texto pode ter seu sentido ensinado de forma
totalmente errônea:
Malaquias 3 (todo o capítulo)
Vers. 1-2: O profeta
profetiza sobre a vinda do Messias (Jesus Cristo), precedida pelo anjo que
preparara o caminho (João Batista).
Vers. 3: Purificará os
filhos de Levi - E assentar-se-á afinando e purificando a prata. E purificará os filhos
de Levi, e os afinará como ouro e como prata. Então trarão ofertas em justiça.
Sabemos
que quando Jesus veio, foi rejeitado pelos judeus, sacerdotes, ou seja, os filhos
de Levi, mas ele purificou o coração daqueles que o seguiram e tornou-os
sacerdotes de um novo concerto 1ª Pedro 2:9; Apocalipse 1:5/6
Vers. 4: E a oferta de Judá, e de Jerusalém será
suave ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos. - Aqui vemos que
eles haviam se corrompido e se desviado da verdade. Quando Cristo veio os que
lhe ofertaram foram seus seguidores, pois deram tudo de si por Ele. Pois os
sacerdotes da época nada disso fizeram.
Vers. 5: O profeta fala
que o Senhor será contra os que defraudam o direito do jornaleiro, que perverte
o direito da viúva, e do órfão, e do estrangeiro. Aquilo que era direito dos
levitas e necessitados estava na mão de alguns injustos.
Vers. 6: O Senhor não
muda. Ele é o mesmo hoje, ontem e eternamente Hebreus 13:8.
Vers. 7: O Senhor revela
que eles se desviaram dos estatutos e os convida a retornarem. Enquanto que
eles fizeram de conta que não entenderam, pois disseram: Em que havemos de
tornar?
Vers. 8: Deus claramente
diz que são ladrões nos dízimos e nas ofertas, pois defraudaram o direito dos
necessitados e, por isso, desviados estavam dos primeiros anos. O roubo nos
dízimos consistia no fato de estarem o órfão, a viúva, e o necessitado. Eles
desprezavam os legítimos destinatários dos dízimos. Isto é roubo para Deus. O
dízimo era dado (foi assim até o tempo de Jesus), mas seu verdadeiro objetivo
era desviado pelos sacerdotes levitas.
Vers. 9: Todos eram
amaldiçoados, pois toda a nação era cúmplice do pecado dos levitas. Por isso
disse: Vós me roubais, toda a nação.
Vers. 10: Para melhor
entender este verso, classificamos em três partes.
1°. Trazei
todos os dízimos... - Como no princípio: das primícias da terra; os
animais limpos e imundos, os imundos resgatarão; dos filhos dos homens, também
resgatarão.
2°. ... a
casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa... - Segundo o
dicionário inglês Strong pág. 214, casa do tesouro significa depósito, celeiro,
armazém. No hebraico a palavra usada é O.TFAW com o mesmo significado do
dicionário. Podemos dizer assim: Trazei todos os dízimos no celeiro ou no
armazém, das primícias da terra, dos animais e dos homens...
3°. ...
fazei prova de mim, se eu não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos
advenha a maior abastança. - Abrir as
janelas do céu entendemos como o sol e a chuva, para que não morra o fruto da
terra, dos animais e dos homens.
Para
que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus, porque faz com que o seu sol
se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Mateus 5:45
Somente
podemos fazer prova do Senhor se ele não nos conceder isto: Fazei prova de
mim se eu...
Vers. 11: E por causa de vós repreenderei o devorador
(gafanhoto) para que não vos consuma o fruto da terra, e a vide no campo vos
não seja estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
Não
sabemos de onde esse enganadores arrumaram três demônios para saquear a quem
não dá o dízimo. Dizem serem o devorador, o migrador e o destruidor. O Senhor
disse, porém, o gafanhoto. Prova disso é que Ele diz: para que não vos
consuma o fruto da terra e a vide do campo não seja estéril.
Exemplo
disso encontramos em Êxodo 10:12/19,
quando o Senhor trouxe a praga dos gafanhotos sobre o território do Egito, eles
cobriram a face de toda a terra, comeram toda erva da terra, e todo fruto
das árvores. Não ficou verdura alguma nas árvores, nem na erva do campo, em
toda a terra do Egito. Até que o faraó foi até Moisés e Aarão implorando o
perdão de seu pecado e a oração dos dois ao Senhor. Então o Senhor trouxe um
vento ocidental fortíssimo, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no mar
Vermelho. Nem ainda um só gafanhoto ficou em todo o território do Egito.
Vers. 12: E todas as nações vos chamarão bem-aventurados,
porque vos sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.
Muitos usam Malaquias para dizer que quando você não dá o dízimo,
está roubando a Deus. Vemos nas linhas
anteriores, que o contexto não leva a esse entendimento.
Os dízimos no novo
testamento
Vivemos
no período da graça, e não da lei. Vamos ver o que diz no Novo Testamento:
Sabemos
que os escribas e fariseus eram os que procuravam ainda guardar esta tradição, só
que faziam conforme a sua vontade e não conforme a lei. Eles fizeram de tudo
para corromperem a lei encobertamente, mas Cristo não aceitou, pelo contrário
derrubou-os publicamente.
1.
Jesus, ao referir a parábola do fariseu e do publicano disse que o fariseu
hipócrita, dizimava e jejuava, porém, não fora justificado. Ao invés disso, o
publicano não dizimava e não jejuava mas fora justificado pois cria de coração
no Senhor, e confessava seus pecados Lucas 18:9/14.
Com isso vemos que o dízimo e esforço humano não justificam ninguém, e sim, o
que será justifica é um coração quebrantado e humilde diante do Senhor.
Sendo
pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1
2. A
segunda e última vez que Jesus se referiu a dízimo foi novamente aos escribas e
fariseus, dizendo:
Ai
de vós escribas e fariseus, pois que dizimais a hortelã, o endro, o cominho, e
desprezais o mais importante da lei, a justiça, a misericórdia e a fé. Deveis
porém, fazer estas coisas e não omitir aquelas. Mateus 23:23
Justiça
- Dar a cada um o que lhe é devido. É devido dar os dízimos aos levitas,
órfãos, viúvas e estrangeiros.
Misericórdia
- Sentimento de amor por quem não merece. Dar a quem lhe ofende, não somente a
quem ama
Fé -
Mas
se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da tua família
(pai, mãe, irmãos, avós, viúvas) negou a fé e é pior do que o infiel. 1ª Timóteo 5:8; Gálatas 6:10
Não
omitir aquelas - Não omitir os dízimos de tudo (animais, homens e fruto da
terra)
Vemos então, que Jesus
repreendeu a hipocrisia os fariseus, pois se diziam guardadores fiéis da lei,
mas não a guardavam como deviam. Logo, Jesus falou de dízimo censurando a hipocrisia dos religiosos,
e não para que nós, os que vivem no período da graça, venhamos a dar dízimos.
Isso contradiz os verdadeiros roubadores de Deus.
Quanto
a oferta, Jesus censurou os que davam somente do que restava.
E,
olhando ele, viu os ricos lançarem suas ofertas na Arca do Tesouro. E viu
também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas. E disse: Em verdade vos
digo que lançou mais que todos esta pobre viúva. Porque todos estes deram como
oferta daquilo que lhes sobrava, mas esta, da sua pobreza, deu todo o sustento
que tinha. Lucas
21:1/4
Será
que os que ofertam hoje não fazem o mesmo dando aquilo que lhes sobram?
Jesus
também censurou os escribas e fariseus quanto a oferta:
E
dizia-lhes: Bem invalideis o mandamento de Deus para guardarem a vossa
tradição, porque Moisés disse: Honra o teu pai e a tua mãe, e quem maldisser a
seu pai ou a sua mãe, seja punido de morte. Vós, porém, dizeis: Se alguém
disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que podereis aproveitar de mim é Corbã,
isto é, oferta ao Senhor, nada mais lhe deixais fazer por seu pai e por sua
mãe. Invalidais, assim, a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós
mesmo transmitistes. E fazeis muitas coisas semelhantes a estas. Marcos 7:9/13
Os
filhos tem obrigação de acompanhar a seu pai e sua mãe financeiramente, mas os
escribas e fariseus diziam que quando você dá para o Senhor (oferta corbã)
estava desobrigado em ajudar. Segundo a lei de Moisés é digno de morte o que
assim fizer.
Malaquias
mostrou a verdade ao povo de Israel, porém, eles não quiseram cumprir.
Conseqüência disso: foram abandonados por Deus cerca de 400 anos (período
interbíblico).
Jesus
veio mostrar a verdade do Pai, e derramou sobre nós a graça. João 1:18. Graça
essa que excede a lei.
Porque
vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo
algum entrareis no reino dos céus. Mateus 5:20
Todos
os que querem ser justificados pela lei anulam a morte de Cristo:
Não
aniquilo a graça de Deus, porque, se a justiça provém da lei, seque-se que Cristo
morreu em vão. Gálatas 2:21
O
dízimo sempre foi da lei. Porém, quem quer justificar-se pelas obras da lei
(dando dízimos) permanecem debaixo de maldição.
Todos
aqueles que são das obras da lei estão debaixo de maldição, porque escrito
está: Maldito aquele que não permanecer em todas as coisas escritas no livro da
lei para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de
Deus, porque o justo viverá da fé. Gálatas 3:10/11
A
lei findou-se em Cristo, ou seja, cumpriu-se em Cristo. Logo, os dízimos
também.
Porque
o fim da lei é Cristo, para a justiça de todo aquele que crê. Romanos 10:4
Todos
aqueles que querem ser justificados pelas obras da lei separa-se de Cristo e
cai da graça.
Separados
estais de Cristo, vós os que vos justificais pelas obras da lei. Da graça
tendes caído. Gálatas 5:4
Jesus
Cristo nos ensinou a lei do amor. Todo o que ama não pratica aquilo que a lei
da consciência reprova.
O
amor não faz mal ao próximo, de sorte que o cumprimento da lei é o amor. Romanos 13:10 Ninguém consegue, pela lei, ser justificado
perante Deus
Porque
qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado
de todos. Tiago 2:10
Conselhos
práticos:
Jesus
ensina a amar a todos, sem acepção, os amigos e inimigos:
Ouviste
o que foi dito: olho por olho, dente por dente. Eu porém vos digo que não
resistais ao mal, mas qualquer te bater na face direita, oferece-lhe
também esquerda. E ao que quiser
pleitear contigo, e tirar-te o vestido, larga-lhe também a capa. E se alguém te
obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dai a quem te pedir e não te
desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouviste o que foi dito: Amará ao
teu próximo e aborrecerá o teu inimigo. Eu porém vos digo: Amai vossos
inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei o bem aos que vos odeiam e orai
pelos que vos maltratam, e vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai
que está nos céus, porque faz com que o sol se levante sobre maus e bons, e a
chuva desça sobre justos e injustos. Pois se amardes os que vos amam que
galardão havereis? Não fazem também os publicanos o mesmo? E se saudardes
unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos assim
também? Sede vós perfeitos como é perfeito vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:38/48
Talvez
você se pergunte agora: Se as doutrinas atuais são falsas, o templo é lugar de
comércio, e o dízimo é lei, o que vou fazer então sem estas coisas?
E
eis que se levantou um certo doutor da lei tentando-o, e dizendo: Mestre, que
farei para herdar vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como
lês? E respondendo ele disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo coração, e de
toda a tua alma, e de todo entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E
Jesus disse-lhe: Respondeste bem, faze isto e viverás. Ele porém, querendo
justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E respondendo
Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém (templo) para
Jericó (mundo) e caiu nas mão de salteadores
(demônios) os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram deixando-o meio
morto. E ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote (líder
religioso) e vendo-o passou de largo. E de igual modo também um levita
(pedidor de dízimo) chegando aquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano
(Jesus) que ia de viagem, chegou ao pé dele e vendo-o, moveu-se de íntima
compaixão e aproximando-se atou-lhe as feridas. Deitando-lhes azeite e vinho.
Então pondo-o sobre a sua cavalgadura (cruz), levou-o para um hospedaria e cuidou dele.
Partindo no outro dia, tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe.
Cuida dele, e tudo o que de mais gastares com ele eu te pagarei quando voltar.
Qual desses três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos
assaltantes? Ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse Jesus:
Vai, e faze da mesma maneira. Lucas 10:25/37
Nesta
parábola, Jesus deixou bem claro que, para herdar a vida eterna, não precisava
ser sacerdote ou levita, ou seja, religioso (igrejeiros). Basta somente agir de
misericórdia.
Porque
o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia. E a
misericórdia triunfa do juízo. Tiago 2:13
O
deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não
resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2ª Coríntios 4:4
Vemos
hoje que o diabo enganou os líderes para o evangelho de Cristo não
resplandecer, pois cada um conta o que quer e tudo bem!! Uns vivem contando
piadas nos púlpitos em todo o tempo, enquanto outros trazem doutrinas de
perdição. Porém, já vimos que não é necessário nada disso, aliás isso só mostra
a condição miserável em que se encontra as igrejas de hoje.
Jesus
disse que o juízo será pelas nossas obras, a justificação dos nossos pecados é
pela fé, a salvação é pela fé, porém, não existe fé sem obras.
Meus
irmãos, que proveito terá se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Porventura
pode a fé salvá-lo? E, se um irmão ou irmã estiverem nus, e tiverem falta
de mantimento cotidiano, e algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquietai-vos, e
fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito
virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas
dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho as obras, mostra-me a tua fé sem as tuas
obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas obras.
Vedes
então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual
modo, Raab, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando acolheu
os espias, e os fez partir por outro caminho? Assim como o corpo sem o espírito
está morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:14/18 e
Tiago 2:24/26
Tiago,
com certeza, quando anunciou isto sabia que, como Jesus nosso Senhor viveu,
também temos que viver. Jesus viveu uma vida simples, porém cheia de fé e
obras. Ele mesmo nos diz em Mateus 25:31/46
a maneira que devemos viver para não sermos surpreendidos no dia do juízo. Os
apóstolos de Jesus também viveram uma vida de renúncia, desapego total das
riquezas deste mundo e deixaram seus exemplos para que possamos segui-los.
Sabemos que eles seguiam o exemplo de Jesus. O apóstolo do amor nos diz:
Quem
pois tiver bens no mundo e, vendo seu irmão necessitado, lhe encerrar as suas
entranhas, como estará nele a caridade de Deus? Meus filhinhos, não amemos de
palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. 1ª João 3:17/18
Vemos
em Atos, capítulo 2, a maneira que a Igreja se comportava na ausência de
Cristo.
E
perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e
nas orações. E em toda alma havia temor e muitas maravilhas e sinais se faziam
pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum, e
vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um
havia de mister. E perseveravam unânimes todo o dia no templo, e partindo o pão
em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Louvando a Deus, e
caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor a Igreja
aqueles que haviam de se salvar. Atos 2:42/47
Os
apóstolos, com a Igreja, tinham tudo em comum, e não havia necessitado algum. A
comunhão deles era sincera, estavam todos os dias juntos, partiam o pão (não
era ceia, e sim, refeições normais, como os de hoje), e o fruto dessa comunhão
foi o acréscimo de almas, por parte do Senhor, almas estas que renunciavam suas
propriedades para que houvesse igualdade.
No Novo Testamento não encontramos, mais ninguém falando acerca dos
dízimos, exceto o autor de Hebreus, lembrando de
Abraão
Hebreus 7:1/10.
No verso 8, recebem dízimos homens que morrem, estes são os levitas (versos 5 e
9), e não os pastores, no período da graça, como alguns afirmam
Paulo
nos mostra como deve ser a renúncia de cada um, ou seja, uns renunciam mais,
outros menos, até que haja igualdade.
Porque
se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não
segundo o que não tem, mas não digo isto para que outros tenham alívio e vós
opressão. Mas para igualdade, neste tempo presente, a vossa abundância supra a
falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade. Como
está escrito: O que muito colheu não teve demais, o que pouco não teve de menos. 2ª Coríntios
9:12/15
Engano e amor ao
dinheiro
Porque
o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.... 1ª Timóteo 6:10. Os
enganadores, amantes do dinheiro, ensinam que quando Jesus disse - ...dai
a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus. Mateus 22:21 - estava
se referindo ao dízimo. Um certo pregador escreveu uma vez que, mesmo se dermos
ofertas alçadas (não faz parte do dízimo) e toda a ajuda aos irmãos, aos
pobres, etc, e estivermos em débito com o dízimo, não é quitada nossa dívida
para com Deus. Que absurdo!! Falam como se Deus precisasse de dinheiro para se
sustentar!!
Jesus
não manipulava dinheiro (Judas foi quem instituiu a sacolinha por conta própria
e a bíblia diz que ele era ladrão em João 12:3/6.
Tanto é verdade que Jesus nunca utilizou aquele dinheiro. E, em circunstâncias
de extrema necessidade, preferiu realizar milagres. Quando os cobradores das
didracmas perguntaram a Pedro se Jesus não pagava aquele tributo, Jesus mandou
Pedro pescar um peixe e retirar um estáter de seu interior, levando-o aos
cobradores Mateus
17:24/27. Não mandou que lhe trouxesse o estáter, e nem pediu troco.
As
únicas referências favoráveis a ofertas em dinheiro no Novo Testamento
referem-se a irmãos ajudando irmãos em Cristo.
A
oferta da viúva pobre é, na verdade, uma reprovação, numa referência negativa a
um contexto em que Jesus começa acusando os fariseus de devorar a casa das
viúvas sob pretexto de prolongadas orações, passa pela comparação da oferta da
viúva que deu tudo o que tinha com aquilo que os ricos davam os que lhes
sobrava, e termina com uma condenação... sim uma condenação dos líderes
religiosos da época. Marcos 12:38/44;
Marcos 13:1/2.
É
muito importante salientar que o dízimo dos evangélicos é inferior aos
dízimos da lei de Moisés, pois os dízimos da lei mosaica se destinava ao
levita, ao órfão, á viúva e ao estrangeiro, e o dízimo dos evangélicos se
destina às organizações. Os levitas só recebiam, não davam dízimos, pois não
tinham herança entre os filhos de Israel, não tinham propriedades rurais para
produzir alimentos.
Quando
o jovem rico foi a Jesus procurando justificar-se, recebeu o veredicto final: Vai
vende tudo o que tens e dá aos pobres.
Qualquer um dos líderes da presente safra ter-lhe-ia dito: “Vai vende tudo o
que tens, volta e dá para a obra (minha organização, meu nome)”. Ou pior: “Não
venda nada do que você tem, continue gerando riquezas, e passe a colaborar com
a obra através de ofertas e dízimos, e o que mais Deus tocar no seu coração...
Você receberá a benção do dízimo, e será cada vez mais próspero”.
Finalizando
esta questão sobre os dízimos, diríamos que Jesus nos ensinou como renunciar
nossos bens materiais pelos outros, e os apóstolos confirmam pelo que viveram.
Resta orarmos mais e mais para que o Senhor abra os olhos do entendimento dos
que jazem em densas trevas, sendo guiados pelos avaros líderes.
Então,
aqueles que temem ao Senhor falam cada um com seu companheiro, e o Senhor
atenta e ouve, e há um memorial escrito diante dele, para que os que temem ao
Senhor, e para os que se lembram do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor
dos Exércitos. Naquele dia que farei serão para mim particular tesouro,
poupá-lo-eis, como um homem poupa seu filho que o serve. Então vereis outra vez
a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não serve. Malaquias 3:16/18
Pr.
Fernando A. Lima Jr. - Brasil
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