Festas religiosas na Índia

 

FESTIVAIS HINDUS

 

Festival GANESH: É um popular festival hindu celebrado, geralmente, entre os dias 20 de Agosto a 15 de Setembro. Dura 10 dias e é típico do Sudoeste da Índia.

Durante 10 dias o deus Ganesh é venerado no seio das famílias hindus, que com entusiasmo e dedicação montam um “altar especial” onde bem no centro, em destaque, está a estátua do deus com cabeça de elefante. Esse altar torna-se o local da adoração durante o festival. Durante as muitas visitas que os hindus fazem de casa em casa durante esses dias, para visitar esses altares eles oferecem muitos doces. O doce favorito durante o festival Ganesh é o “modac”, que é um doce feito de farinha de arroz, trigo, açúcar, frutas secas e algumas especiarias.

No fim do festival essas estátuas são carregadas em procissão acompanhadas em ambiente festivo com bandas de músicas e danças. A procissão prossegue em direcção a algum rio ou ao mar, onde os devotos irão imergi-la ou simplesmente lança-la ao mar. O acto de imergir essa estátua de Ganesh no mar simboliza o final da jornada dele levando consigo as aspirações, expectativas e pedidos dos devotos, dando-lhes a esperança do seu retorno com bênçãos no próximo ano durante essa mesma época. O final da procissão é marcado com o lançamento de muitas oferendas de cocos e flores.

 

DIWALI: Conhecido como o festival das luzes. O Diwali simboliza a vitória do bem sobre o mal. As luzes (velas e jogos de luzes eléctricas) são acesas simbolizando a esperança dessa vitória.

O Diwali começa no dia 26 de Outubro e é celebrado durante 5 dias. Esse é o festival que os hindus celebram com muito barulho de fogos de artifícios. Enfeitam as casas, em especial as varandas, com luzes coloridas intermitentes, etc. É, também, durante essa época que temos os maiores problemas no abastecimento de energia eléctrica devido ao grande aumento do consumo durante esses 5 dias do Diwali.

Durante os 5 dias do festival os hindus oferecem “prassad”, que é um doce consagrado aos deuses hindus durante o período de adoração e oração em família quando invocam os seus deuses e suplicam por protecção sobre suas vidas.

Eles oferecem muitos outros docinhos durante esses dias, tais como: o famoso “ladú” que é o favorito das crianças. O ladú é feito com trigo, amêndoas, margarina ou manteiga. Apresenta-se com a forma duma bolinha amarela dourada. Outro doce comum distribuído durante o Diwali é o gelobi, doce feito também em forma de umas bolinhas de trigo com iogurte imerso em xarope de açúcar.

 

Há muitos outros festivais.... mas esses dois são os mais populares entre os hindus e mais amplamente celebrados em toda a Índia, com distribuição e/ou troca de docinhas.

 

 

 

FESTIVAIS ISLÂMICOS

 

Se fossemos comparar com os festivais hindus, os festivais islâmicos, poderíamos dizer que esses são bem mais “fechados” entre as suas próprias comunidades e famílias. Alguns desses festivais são meramente eventos culturais sem nenhum significado religioso. Por exemplo, o AL-HIJRA ou MUHARRAM, que é celebrado apenas marcando o primeiro mês do Calendário Islâmico.

 

O Festival islâmico mais conhecido e festejado por todos os muçulmanos não apenas aqui na Índia, mas no mundo todo é o RAMADÃO, que geralmente começa no dia 1 de Agosto e termina apenas no dia 30. O Ramadão marca o início do 9º mês do calendário islâmico. Eles são bem particulares em relação ao detalhe do início e final do jejum diário de acordo com o nascer e o pôr-do-sol. Todos os muçulmanos observam esse jejum de um mes durante o Ramadão. Até as crianças a partir dos 10 anos são encorajadas por seus pais a jejuar, e para isso eles lhes dão algum tipo de incentivo ($)... como por exemplo: uma amiguinha do nosso filho em sua classe de 6ª série na escola, tem realizado esse jejum, e como recompensa diariamente ela recebe a gratificação dada por seus pais no valor de 200 rupias indianas (cerca de três euros e meio ao câmbio actual) mas 200 rupias dadas diariamente para uma criança de apenas 11 anos é uma boa quantia. É claro que ela não consegue jejuar todos os dias, mas no dia que decide jejuar ganha essa recompensa.

Durante o Ramadão os muçulmanos comem pouco de cada vez, pois eles realizam muitas visitas aos parentes e amigos e em todas as casas que visitam come-se alguma coisa. Pois o Ramadão é o festival em que eles dedicam muito tempo à adoração e contemplação a Ala, além de ser o festival do fortalecimento dos laços familiares.

O Ramadão termina com o início do Eid Al Fitr . Esse festival Eid Fitr significa literalmente o fim do jejum realizado durante o mes do Ramadão, bem como o fim, também dos maus hábitos.

 

 

FESTIVAIS BUDISTAS:

 

VESAK: É o festival mais importante do calendário Budista. Durante o Vesak os budistas celebram o nascimento e a iluminação de Buda. Não temos conhecimento de que forma eles celebram esse festival...talvez seja apenas com meditação e contemplação...

 

Outro festival celebrado por eles em seu calendário é o ASALHA PUJA: Quando os budistas celebram ou comemoram o dia em que Buda elaborou seu 1º Sermão em Benares ou Varanassi no Parque Deer. Durante esse festival eles celebram dando especiais ofertas em dinheiro para os Templos Budistas; e escutando sermões.

 

 

Os meus agradecimentos por estas informações, à esposa desse meu amigo que mora nesse condomínio na Índia ocidental e que prefere manter o anonimato.

Camilo