Nosso Professor Cardoso partiu para a Casa do Pai

 

 

A todos os colaboradores e visitantes da “Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas”, cumpro o doloroso dever de informar que no dia 19 de Dezembro de 2017 o Pai chamou à Sua Casa o nosso irmão Manuel Pedro da Silva Cardoso Pastor da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal que foi Reitor do Seminário Evangélico de Lisboa e colaborador desta nossa página na internet.

 

Gostaria hoje de realçar uma das recordações do nosso Professor que mais me marcaram.

Quando tirei algumas cadeiras desse curso de teologia por extensão, houve uma vez, na disciplina de História da Igreja Antiga, em que discordei do nosso Professor.

O que escrevi, nos trabalhos que enviávamos para o Seminário, não estava de acordo com os ensinos… mas eu enviei assim mesmo e esperava uma má nota.

Dias depois, quando recebo os trabalhos já corrigidos vejo, o comentário do Pastor Cardoso: É um trabalho globalmente bom, mesmo que em alguns aspectos não temos ideias convergentes. Mas é salutar e diferença de opiniões.    

É desta mentalidade aberta, deste espírito de investigação que as igrejas necessitam desesperadamente para repensar toda a nossa atitude, quando os velhos métodos de pregação já não funcionam.

 

Quero por este meio convidar todos os que foram alunos do Professor Cardoso a escrever sobre algum acontecimento de que se lembrem, passado com o nosso Professor.

 

Quero também lembrar a Esposa do Pastor Cardoso, a nossa irmã Zulmira que foi sempre um exemplo duma verdadeira Esposa de Pastor que muito admiramos. Embora tenha preparação teológica, penso que nunca quis ser Pastora, pois soube encontrar o seu lugar certo como Esposa de Pastor que comparo com uma rainha num tabuleiro de xadrez. Nunca dá nas vistas, mas as coisas aparecem resolvidas sem ninguém saber como… mas o Senhor sabe.

 

Um funeral, é sempre um momento triste… mas será que faz sentido?

Há quem diga que nós morremos um pouco, todos os dias.

No dia 18 de Outubro de 1937, nasceu um bebé muito bonito a que deram o nome de Manuel Pedro da Silva Cardoso. Mas um ano depois o bebé já tinha desaparecido, era como se morresse, desaparecera para sempre e ninguém se lembrou mais dele, porque em seu lugar estava um menino traquina e cheio de alegria.

Dez anos mais tarde, a cena repete-se. Também o menino desapareceu para sempre, para em seu lugar estar um jovem e assim sucessivamente. O bebé cresceu, tornou-se menino, depois foi jovem, foi adulto e acabou por envelhecer.

Agora o que queremos?... Que o velho fique para sempre com todas as suas limitações, suas dores e suas doenças?!

Deixemos que a vida aconteça de acordo com os planos do Senhor. João 14:01/03

O Senhor sabe, o Senhor compreende, o Senhor tudo programou e tudo preparou.

O melhor que podemos pedir é que seja feita a vontade do Senhor, nos Céus, na Terra e nas nossas vidas.

 

Pensei em escrever que foi uma voz respeitada por todos, que se calou para sempre…..

Mas ao consultar a nossa página na internet, nomeadamente os artigos do Pastor Manuel Pedro da Silva Cardoso vi que:

1) É o colaborador que tem maior número de artigos na nossa página na internet (40 ao todo), alguns dos quais deram origem a livrinhos que foram publicados e estão à venda na sede da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal, em Lisboa.  

2) Segundo as estatísticas da minha página, só durante o passado mês de Dezembro de 2017, houve 5179 visitas aos seus artigos, sendo 2238 depois do seu falecimento.

Isto leva-me a questionar: Afinal, quem é que se calou?! Foi o Pastor Cardoso ou fomos nós que nos calamos?!

Através dos seus artigos o Pastor Cardoso continua e continuará a “falar” a quem o procura.  

 

Camilo – Marinha Grande

Janeiro de 2018